Então, os dois exemplos de manto que temos são mantos Jinchuriki e o RCM.
No caso do Jinchuriki, não tenho certeza se já foi explicado em Databook ou no mangá, mas eu entendo que o aumento das capacidades físicas (em especial força e velocidade) se dá devido ao usuário estar se valendo de uma fonte externa (e gigante) de chakra para se buffar. No caso do Shunshin, por exemplo, ao invés de energizar o corpo com o próprio chakra, o usuário faz isso com um chakra em maior quantidade e com mais qualidade, resultando num shunshin mais veloz.
Já no caso do RCM, o Databook traz a descrição:
A velocidade é aumentada de forma fisiológica, por meio de um estímulo das sinapses dos neurotransmissores.
Agora, aplicando isso aos usuários de Susano'o. O chakra que eles usam no Susano'o é seu chakra normal, seguindo a mesma quantidade e qualidade. Nesse caso, não faz diferença, na minha visão, aplicar esse chakra de forma interna pra fazer um Shunshin, ou de forma externa. A parte da força até pode aumentar, mas de forma indireta. Ao invés de bater com a mão, da pra bater com um chakra "pesado", o que aumentaria o impacto. Mas isso não seria uma melhoria de capacidade corporal, seria algo análogo a usar um martelo pra dar uma pancada.
Enfim, não acho que seja impossível o usuário do Susano'o estabilizar uma fina armadura em volta de si, como o RCM, mas só vejo isso aumentando efetivamente a defesa, por se tratar de uma camada de chakra densa entre o golpe inimigo e o corpo do usuário. Ou seja, estaria mais pro lado do que os Hyuugas (fase inicial do Kaiten) e a Tsunade já fizeram (armando uma defesa simples de chakra em torno do corpo):