Eumenes escreveu:Lipert escreveu:Os dogmas não são universais. Existem posições diferentes no socialismo quanto à soberania e expansão (inclusive, esse é um dos principais pontos de divergência). Porém, a maioria da esquerda "nova" defende isso. Apesar disso, até mesmo esses países socialistas nacionalistas apoiam o globalismo, uma vez que é conveniente aos mesmos.
Não.
Quanto ao Comunismo legítimo, posto em prática no século passado, não haviam 'posições divergentes' quanto a isso, não. O Comunismo era totalmente internacionalista, globalista, expansionista e anti-nacionalista. O maior hino do comunismo (A Internacional ♪) mostra bem isso.
Houve alguns políticos e líderes comunistas que traíram a ideologia e se tornaram déspotas autocratas, soberanistas e até mesmo nacionalistas em seus países (o próprio Stalin é exemplo), mas obviamente, esses foram heréticos que se desviaram dos princípios da própria ideologia. A matriz da ideologia comunista sempre foi isso mesmo que já disse antes; internacionalista, globalista, expansionista e anti-nacionalista.
Se até no século passado, em plena construção da utopia comunista, houve hereges, imagina hoje em pleno século 21.
Você deve saber que a Coréia do Norte, hoje, é um país EXTREMAMENTE nacionalista, etnocentrista e soberanista, né? Deve saber que a ideologia oficial de Estado que eles seguem é o tal 'Juche', algo elaborado pelos próprios políticos norte-coreanos, uma vertente nacional deles do comunismo.
Ultimamente eles até tem banido livros e estátuas de Marx, Engels e outros...
Primeiro, você diz que não havia divergência quanto a isso. Depois, se desmente exemplificando casos em que ditadores comunistas tiveram opiniões diferentes em relação ao tema.