Bem, vou considerar o Kakashi atual como sendo o de Boruto: Naruto Next Generation. Então, basicamente, não vi grande evolução da parte dele em relação à versão dele da guerra depois de ter o sharingan roubado pelo Madara, mas também não vi queda em suas habilidades, então também vou considerar que não houve mudança. Por isso, vejo o Kakashi atual como superior, vou explicar o porquê.
A começar pelas reservas de chakra disponíveis, Kakashi atual possui muito mais. A diferença é bem considerável e notável, inclusive. Vejamos, enquanto o Kakashi da fase 1 de Naruto (Naruto clássico, como é chamada a versão em anime) afirmava esgotar todo o seu chakra após utilizar o Raikiri 4 vezes em um único dia, o Kakashi, ainda na luta contra Kakuzu e Hidan (que é algum tempo antes do início da Quarta Grande Guerra Ninja), utilizou o Raikiri 4 vezes em um curto período de tempo + 1 Suiton: Suijhenki/Estilo Água: Jutsu da Parede da Água + sharingan; tudo isso sem esgotar completamente suas reservas. E Kakashi, também afirmou que seria capaz de usar o Kamui para salvar ele, Ino e Chouji do combo Fuuton: Atsugai + Katon: Zukkoku, que forma uma explosão bem grande, ainda implicando que sairia vivo daquela luta mesmo assim. Kakashi também repetiu o feito de usar vários Raikiri em um curto período de tempo em sua luta contra Pain Deva e Asura, sendo que dessa vez usou 5 Raikiri (contando com o Raikiri que o Clone das Sombras de Raio fez) + 1 Doton: Doryuuheki/Estilo Terra: Jutsu da Parede de Terra + 1 Raiton: Kage Bushin + 1 Estilo Raio: Ataque das Besta Relâmpago/Raiton: Raijiuu Tsuiga. Um ponto interessante é que após usar o Raiton: Kage Bushin e ser questionado por Chouza sobre sua quantidade de chakra, Kakashi afirma que já gastou metade graças ao clone, mas eu só não entendi se só o clone gastou tudo isso ou foi o clone + os outros jutsus que usou. E no final de tudo, Kakashi fica derrotado e completamente imobilizado de tão debilitado de um Shinra Tensei de Pain Deva, mas mesmo assim ele ainda consegue usar dois disparos de Kamui não tão grandes. Porém, infelizmente, Kakashi acaba morrendo no processo.
Capítulo 128, página 10, de Naruto :
Usos do Raikiri do Kakashi nas luta contra Kakuzu e Hidan e na contra Pain :
Na sua primeira luta contra Zabuza, também, Kakashi consegue usar um Mizu Bushin/Clone de Água, um Suiton: Suiryuudan no Jutsu/Estilo Água/ Técnica do Dragão de Água, um Suiton: Daibakufu no Jutsu/Estilo Água: Técnica do Vórtex de Água e sharingan por algum tempo. Isso tudo em um local cheio d'água, sendo que assim Kakashi não precisaria moldar a água com seu próprio chakra pra fazer o jutsu, economizando suas reservas. E mesmo assim, Kakashi não conseguia nem se manter de pé após algum tempo do final da luta, tendo que ficar de repouso e até usar muletas por um certo tempo.
Ainda na primeira fase de Naruto/Naruto clássico, o Kakashi não me pareceu evoluir muito, apesar de haver uma melhora em suas estatísticas entre os dois databooks que abrangem essa fase.
Com o tempo, o sharingan, já não parecia mais um empecilho tão grande para Kakashi manter sua estamina em uma luta. Acho que isso mostra sua evolução. Mas mesmo assim, o Kakashi nessa luta ainda teria essa vantagem de não ter que aguentar uma kekkei genkai que seu corpo não foi feito pra suportar originalmente como sua versão rival precisa. O Kakashi de sharingan de 3 tomões da primeira parte de Naruto/de Naruto clássico não vai conseguir manter o ritmo de ataques que sua versão posterior é capaz de realizar, sendo subjugado na luta já nisso. Além do mais, Kakashi pós-guerra conhece essa grande fraqueza, da baixa estamina e desgasta rápido e alto com o sharingan, ele pode se aproveitar disso na luta, para ganhar a vantagem.
Uma outra coisa que me chama a atenção, e me faz pensar que Kakashi pós-guerra, mesmo sem sharingan, venceria esse duelo, é sua maior variabilidade de jutsus. Kakashi apresentou muitas novas técnicas na segunda fase de Naruto/em Naruto Shippuuden, como o Raiton: Kage Bushin, Raiden/Transmissão Relâmpago - se baseia em Kakashi criar em clone e junto a ele formarem dois Raikiri criando uma corrente elétrica, tendo essa demonstrando poder de corte muito maior que o Raikiri ferindo os Jinchuuriki ressucitados pelo Edo Tensei com o manto de chakra de suas Bijuu -, técnicas essas que do meu ponto de vista poderiam ser muito úteis durante o duelo, visto que a versão de sharingan de 3 tomões proposta não conhece nenhuma delas e estaria à mercê durante a luta, enquanto Kakashi pós-guerra tem conhecimento de tudo dele, pois já foi essa versão.
O Raiton: Kage Bushin é bem imprevisível, e acredito que não possa ser distinguido de um Clone das Sombras/Kage Bushin normal. O rinnegan do Nagato, por exemplo, é capaz de ver o fluxo de chakra de alguém, assim como o Madara mostrou fazer em sua luta contra Guy, e mesmo assim ele foi pego de surpresa pelo Raiton: Kage Bushin. Além disso, se não me engano, de acordo com o databook 4, o Raiton: Kage Bushin pode ser convertido em raio quando Kakashi bem quiser. Assim, o Kakashi pós-guerra ganharia uma abertura eletrocutando sua versão rival.
Se você tiver interesse, o usuário
@Heimdall com a ajuda do
@Yagi recentemente traduziu a Seção Principal de Jutsus do databook 4. A ficha do Raiton: Kage Bushin está na página 304. Link do tópico em questão:
https://www.forumnsanimes.com/t80750-databook-4-secao-principal-de-jutsus-traduzido-pt-br?highlight=DatabookKakashi pós-guerra também completou um número maior de missões de acordo com o databook 2 e 3 (tendo algumas sido Rank-S e outras Rank-A, que são os níveis de dificuldade maiores), participou de mais lutas "grandes" (de maior nível, como as contra Pain, Obito, Kaguya, por exemplo).
Na novela Kakashi Hiden: Relâmpago do Céu Gelado e no anime Boruto: Naruto Next Generation, Kakashi mostrou uma técnica substituta do seu Raikiri, que aparentemente ficou incompleto novamente sem o sharingan, a Liberação de relâmpago: Eletricidade Roxa/Shiden, que cortou a cauda gigante de uma criatura gigante como o Nue.
Liberação de Relâmpago: Eletricidade Roxa/Shiden; Boruto :
[/url]
Agora, sobre as vantagens do Kakashi de sharingan de tomões, bem, ele possui um genjutsu a mais que o Kakashi pós-guerra não possui, o Genjutsu: Sharingan. Esse genjutsu, quando utilizado pelo Kakashi, foi usado pra perturbar mentalmente Zabuza, e mais tarde, já na fase 2 de Naruto/Naruto Shippuden, para desmaiar dois ninjas da ANBU ao mesmo tempo. Só que o Kakashi pós-guerra também tem conhecimento disso, ele poderia tomar precauções cabíveis pra evitar, como por exemplo usar clones na luta, como fez em sua batalha contra o clone do Itachi (com 30% de chakra do original, se não me engano).
O Kakashi de sharingan de 3 tomões da proposto pelo tópico também tem previsão de movimentos como habilidade, mas, sabe, eu também imagino que Kakashi não tenha ficado treinando somente o sharingan durante os quase 3 anos que o Naruto passou treinando com o Jiraiya (tempo que distância a versão de sharingan de 3 tomões proposta pelo tópico à do início da segunda fase de Naruto/de Naruto Shippuuden), ele parece ter melhorado seu taijutsu também, o que poderia compensar a falta do doujutsu. Considerando também que o Kakashi da primeira fase de Naruto certa vez afirmou estar "enferrujado" como ninja, acredito que por falta de treino.
Se você prestar atenção, acho que vai notar uma melhoras nas estatísticas do Kakashi, inclusive em relação a taijutsu. E o Kakashi, aumentando suas reservas de chakra (considerando que ele aumentou), teve que aumentar sua estamina/resistência física, que é a base do chakra, então muito provavelmente ele treinou bastante o seu físico e habilidades corpo a corpo durante os anos.
Perfil do Kakashi, nos databooks 1, 2 e 3 com as estatísticas :
Não me parece ter muita diferença de estatística do Kakashi entre o databook 2 e 3, estranhamente. Se eu fosse fingir que ele (Kakashi, da versão de sharingan de 3 tomões proposta pelo tópico) é praticamente o Kakashi que lutou cotra Kakuzu e Hidan mas sem Kamui (que ele não usou), por exemplo, eu veria uma luta bem mais acirrada e nivelada, justamente pelo fato de que alguns dos feitos de reservas de chakra que coloquei aqui foram os do Kakashi nessa luta. Eu me basearia em certo achismo pra dizer que o Kakashi ainda assim evoluiu mais seu taijutsu, velocidade, mas seria um pouco de achismo meu, pois eu não sei bem como provar. Mas o Kakashi pós-guerra ainda teria um arsenal de técnicas maior que seria útil, mais conhecimento, experiência, e pra mim ele ainda venceria, só que com mais dificuldades.
Mais uma coisa referente à evolução das reservas de chakra do Kakashi: é em relação à luta contra Deidara e a luta contra Obito (Tobi) junto de Naruto, Guy e Killer Bee. Kakashi na luta contra Deidara, a princípio, não usou nada muito "relevante" (que exigisse muito dele), apenas dois disparos de Kamui no Deidara de tamanha não tão grande. Mas, um tempo depois, Kakashi transporta para a dimensão do Kamui uma explosão enorme que ia atingir ele e seus companheiros/amigos. No fim, com esses 3 usos do Kamui, Kakashi ficou tão debilitado que teve que ser carregado por Guy durante a viagem e ficou uma semana ou mais, se não me engano, no hospital. Já na Quarta Grande Guerra Ninja, Kakashi faz uma fenda com o seu Kamui grande o suficiente para levar a cabeça do Gedou Mazou para a dimensão do Kamui, e teria conseguido, se não tivesse a fenda cancelada por Obito (Tobi), mas isso não retira o seu gasto de chakra
Naruto, capítulo 278, páginas 1 e 5 :
Naruto, capítulo 596, páginas 11 a 12 :
Naruto, capítulo 659, página 5 :
Se pode notar que uma pessoa do tamanho do Madara parece bem pequena perto da cabeça do Gedou Mazou, assim como se pode notar que todo o time Guy parece pequeno perto do raio de alcance que a explosão já havia atingido. O Kakashi também fez outros usos do Kamui dos mais variados tamanhos, além de outros jutsus, nessa mesma luta em que tentou decapitar o Gedou Mazou.
Existe um tópico de um amigo aqui no Fórum NS, que é muito interessante, ele mostra todos e analisa todos os feitos do Kakashi em estamina e chakra interruptamente. O tópico é muito bom e bem-feito, eu recomendo muito sua leitura (do tópico em questão). O link do tópico é esse para caso tenha interesse:
https://www.forumnsanimes.com/t79430-a-durabilidade-de-kakashi-em-combateEntão, em resumo, Kakashi pós-guerra tem mais chakra, mais técnicas (que são úteis durante o combate), mais experiência, mais capacidade física e praticamente conhecimento total sobre o adversário. Então, pra mim ele tem vantagem. Mas, isso tudo é minha opinião, baseada apenas no que eu sei.
Eu considerei o que eu sabia do mangá e do porquuissímo da novela Kakashi Hiden: o Relâmpago do Céu Gelado. Boa tarde.