Databook 1Neji Hyuuga e Sasuke Uchiha, respectivamenteNinjutsu -
2.5/2.5Taijutsu -
3.5/
2.5Genjutsu -
2.0/
1.5Inteligência -
2.5/
2.0Força/Poder -
2.5/
2.0Agilidade/Velocidade -
3.0/3.0Estamina -
2.0/2.0Selos Manuais -
3.0/3.0Total - 21.0/18.5No Primeiro Databook, podemos ver que Neji é totalmente superior a Sasuke, tanto que o Uchiha não ganha em um único atributo. No entanto, essas estatísticas não devem ser levadas muito a sério, pois há até certas incoerências. Por exemplo, Sasuke é mais rápido/ágil do que Haku, no entanto, é listado com uma agilidade/velocidade menor. Talvez o Databook esteja se referindo aos Espelhos de Gelo, mas não é especificado, mesmo assim... Rock Lee também deveria ter uma pontuação mais alta neste quesito por causa dos Portões, coisa que não acontece. Então, não vou considerar estatísticas do Databook como verdades absolutas, apenas usarei como critério de desempate ou se os dados forem coerentes.
Observação InteressanteDurante as Preliminares dos Exames Chuunin, Rock Lee considerava Neji como o Genin mais forte da Vila da Folha e Kakashi, mesmo possuindo conhecimento dos jutsus Katon de Sasuke, acreditava que o Uchiha não tinha a menor chance contra o Hyuuga, isso porque Neji nem estava lutando com tudo. O Taijutsu de Neji também era superior ao de Rock Lee... quem era mais rápido? Não sei dizer, mas Neji só ficou impressionado depois de Lee abrir os portões, antes disso, não demonstrou surpresa, nem quando Lee tirou os pesos. Sasuke treinou só Taijutsu em um mês e tudo que conseguiu foi ficar no mesmo nível de Lee sem abrir os portões, ou seja, ainda inferior a Neji, que provavelmente, melhorou suas habilidades ainda mais desde as preliminares. Daqui, já dá pra dizer que Neji era superior, mas vamos considerar outras coisas.
TaijutsuSem discussão, Neji era completamente superior. Acho que só o Rock Lee com os Portões abertos conseguiria detê-lo no Taijutsu dentre os Genins, do contrário, nem Sasuke com Selo Amaldiçoado. As explicações são dispensáveis, mas devo dizer que o Estilo Punho Leve foi saudado como o mais poderoso da Vila da Folha, e diferente do "Punho Forte" usado por Rock Lee, Guy e Sasuke, um mero toque já causa estragos que o oponente só vai vir sentir tarde demais (e olha que a Hinata tinha Byakugan, sabia disso e nem percebeu). Comparado ao Taijutsu de Sasuke, o Taijutsu do Neji era imbatível naquela época.
NinjutsuComo disse ali em cima, Kakashi disse que Sasuke não tinha chances contra Neji. Pode ser que nosso querido sensei estivesse falando exclusivamente do Taijutsu, mas não foi especificado. Além do mais, os Katon do Uchiha não são indefensáveis, o Kaiten de Neji provavelmente acabaria por dissipá-los facilmente. Já o Chidori, depende totalmente da distância e naquele ponto, Sasuke precisava de um tempinho pra fazer os selos e acumular Chakra, ainda que conseguisse, não dá pra dizer se barraria o Kaiten "completo". Afinal, o Kaiten só não funcionou contra Naruto, porque Neji não conseguiu girar a tempo. E bom, como já disseram aí... o Kaiten meio que devolve o dano para quem estiver avançando contra, então o Chidori realmente poderia ser uma má opção. Os Katon de Sasuke são Rank-C e de curto-médio alcance também...
EstaminaAqui é um ponto bem importante. Ambos são listados com a mesma quantidade, mas o que vale é o gasto de chakra. Os movimentos de Taijutsu de Sasuke (Punho Forte) gastam bastante energia se usados demais. Usar o Katon inadequadamente também resultaria em grande perda de chakra, e o Chidori tem limite de duas vezes, isso sem falar que nesta época, Sasuke usava um pouca mais de chakra do que o necessário para realizar jutsus (sejam taijutsu, ninjutsu, etc.), então eu diria que se o Sasuke começasse a atacar impensadamente, ele provavelmente ficaria sem chakra primeiro. E claro, qualquer aproximação o Neji poderia bloquear seus pontos de chakra.
InteligênciaEles são considerados gênios, mas não são necessariamente "inteligentes" como os membros do clã Nara ou como Kakashi, eles são gênios em batalha, por conseguirem evoluir rapidamente, talentosos, possuem aptidão natural para Ninjutsu, Taijutsu etc., é quase como dizer que um jogador de futebol é um gênio, por exemplo. Mas enfim, eu diria que são comparáveis, nenhum cometeria gafes se estivesse lutando sério (a luta do Neji x Naruto nem dá pra considerar muito, pois Neji subestimou completamente o Naruto, estava todo confiante, seria diferente contra Sasuke, também reconhecido como um prodígio). Mas me pergunto se o Neji seria capaz de "ver" o ódio que Sasuke tinha pelo Itachi? Ou se Sasuke poderia fazer o mesmo? Mesmo que ambos pudessem, é mais provável que Neji usaria isso ao seu favor, mas mesmo que nenhum dos dois fosse capaz, ainda dou vitória para Neji no critério de desempate (se bem que agora me lembrei que todo mundo sabe do massacre do Clã Uchiha então nem que Neji não pudesse ver, acabaria usando isso ao seu favor kk).
O CombateSasuke provavelmente conhece no mínimo um pouco sobre os Hyuuga e Kakashi provavelmente avisou sobre como ele poderia vencer Neji, que seria atacando de longe. Com base nas minhas análises, eu diria que ficar só no Katon não adiantaria muito, pois ele queimaria muito chakra e o Kaiten acabaria dissipando isso também. Então restaria Taijutsu, que o Sasuke provavelmente perderia, mesmo que fosse mais rápido (o Lee não ganhava do Neji também). O Chidori, como disse antes, seria a melhor carta do Sasuke, mas ele precisaria de um tempinho e boa distância para fazer os selos, coisa que o Hyuuga provavelmente não deixaria e se o Chidori também é a única forma do Uchiha vencer, significa que tirando isso dele, suas chances são nulas. Por outro lado, Neji poderia vencer só no Taijutsu, usando o Kaiten ou o 8 Trigramas 64 Palmas (que não precisa estar necessariamente grudado no oponente para acertá-lo, tem um raio de alcance que parece ser bem grande), fora uma pressão psicológica. Então, na minha opinião, Neji tem maiores chances de vitória do que Sasuke, não que seja invencível, mas não vou negar que as chances do Hyuuga são maiores.
Valeu a todos que responderam!