Bom, só pontuar um detalhe, eu pelo menos não considero Edo Tensei uma forma de preparo. É uma Kuchiyose, mais complexa que o normal obviamente, mas ainda é Kuchiyose. O usuário precisa coletar o DNA e fazer o Ritual, mas a partir desse momento, o corpo pode ser invocado em qualquer luta. De forma análoga, Deidara precisa preparar Kibaku Nendo para toda luta. Sasori/Kankuro/Chiyo, precisam envenenar suas armas antes de toda luta. E pegando exemplo de Kuchiyose, Madara precisou caçar a Kyuubi, dominá-la e forçar a criação de um contrato, mas a partir daí, é um recurso que ele pode usar. Preparo em Naruto, é criar contra-medidas específicas para um oponente (exemplo: Sakura criando o antídoto específico para lutar com o Sasori), ou preparar o terreno de luta previamente (Konan colocando 600bi fudas em um cenário, fazendo uma armadilha).
Bom, agora entrando na questão do tópico. Sim, o Orochimaru sem os Edos provavelmente não ficaria em Kage Médio, especialmente pela ausência de uma habilidade finalizadora mais eficiente. Os edos ajudam de outra forma, com um belo suporte na forma de Kokuangyo e Jukai Koutan, e, principalmente pelo Kokuangyo, o Oro consegue arrancar algumas vitórias.
Pegando um cenário contra o Chikushodo, o maior problema não é nem o Cerberus e outras invocações ofensivas. Isso pq, com Yamata e Manda, o Orochimaru consegue se segurar por bastante tempo. Os problemas são camaleão e Pterodactyl.
No caso do Pterodactyl, o Orochimaru tem chances de lidar via Kusanagi extendida:
Já no caso do camaleão, entra um choque de técnicas bem interessante. Como foi explicado em Sasuke e Itachi vs Kabuto, cobras possuem uma forma de sensor térmico. Tal sensor, na minha visão, seria capaz de encontrar seres ocultos, como Muu, Gengestu etc. A questão é que muitos entendem que não só os pains, mas suas Kuchiyoses tbm são cadáveres. Sendo esse o caso, pode ser que eles se mantenham em temperatura ambiente, já que estão mortos. Por outro lado, as criaturas tem sangue pulsando, só ver como o camaleão, ao ser cortado pelo Fukasaku, jorra sangue. Enfim, eu sinceramente não sei dizer se o sensor térmico funcionaria aqui ou não. Se funcionar, eu vejo o Orochimaru conseguindo nivelar o combate, pois teria como chegar no invocador (ele tem excelente mobilidade) e poderia finalizá-lo com o veneno da cobra branca, Juin Paralisador, etc. Se não funcionar, eventualmente, mesmo que demorasse pra kct, o Cerberus ia acabar conseguindo bater o Yamata no cansaço.