Era exatamente isto que eu iria falar,
@ItaloHyuuga , tava até procurando as paginas. O motivo de eu ter dito que isto seria discutível era o fato de que provavelmente o dojutsu não note a transformação, mas ele sabe diferenciar um clone. Aliás, Não é a primeira vez que o Naruto fez isto. Na dimensão do gelo, ele repetiu o feito. Por isto, ia até marcar o
@ellos perguntando se não poderia ter sido um erro de roteiro.
Tipo, isto de o Neji não saber diferenciar ou não, eu não sei. Mas tem uma cena especifica onde o mesmo ignora os clones e parte pra cima do verdadeiro. Se isto foi apenas uma demonstração de intelecto ou se ele sabia, eu não sei.
Posso procurar a pagina no mangá pra ver se a mesma existe, ou se foi algo exclusivo do anime. Basta quererem.
Sobre o Kirigakure, Digo que ele não enxergaria pelo chakra espalhado no local, saca? Porém, com a ampliação da visão, ele poderia achar o usuário pelo corpo de chakra dele. Mas não é impossível que ele enxergue o usuário como se estivesse o vendo a olho nu, só seria uma forma mais prática. Mas não posso afirmar de certeza.
Edit: Vou manter minha resposta, mas acrescentarei mais uma coisa. Aparentemente os usuários do Byakugan podem alternar o tipo de visão quer querem, se querem Raio X, se querem ver Chakra, Calor (filler) e derivados. Então, considerando isso, o usuário poderia sim, ver através da Névoa, talvez.