@CrossDominusNão me leve a mal, mas eu não me lembro de alguém mencionar que Shukaku ainda estava usando 5% de seu poder no mangá. Posso estar errado, só não me lembro. Quando Rasa diz que parou ele, também não é mencionado nenhuma porcentagem. Sobre Gaara, devo dizer o Jinchuuriki também tem seu mérito próprio, se basear no poder dos Jinchuurikis para tentar se aproximar do verdadeiro poder das Bijuus não é uma estratégia exatamente boa, ainda mais se não for um Jinchuuriki Perfeito. Kushina e Mito tinham a Bijuu mais forte, mas nunca foram ditas como kunoichis extremamente poderosas, Naruto criança não era mais forte que outros Jinchuurikis que apareceram posteriormente, nenhum jinchuuriki bebê é considerado forte só por ter um Bijuu dentro de si. Quantidade de chakra não está 100% ligada ao poder bruto do personagem, Naruto criança tinha mais chakra que geral dos Jounins e mesmo assim era considerado mais fraco, Kakashi nunca teve reservas de chakra anormais e há muito tempo era considerado um ninja extremamente poderoso.
Sobre os feitos do Shukaku, podemos dizer que ele possui habilidades muito versáteis e é a Bijuu com maior poder defensivo dentre as nove. Defesa e Selamento são a especialidade dele (acho que ele mesmo disse isso), obviamente ele é melhor que seus irmãos nesse quesito, mas não dá pra afirmar isso do resto. Sobre a ideia de equilíbrio das aldeias... era exatamente isso que eu estava dizendo lá no primeiro comentário...
Hashirama pegou 8 das 9 Bijuus (você sabia né? Deu a entender que não sabia, mas enfim...), a exceção foi o Shukaku (que já havia sido capturado por uns "ninguém" na Vila da Areia), o Hashirama ia ficar com a Kyuubi e distribuir o resto para as outras vilas, mas o Primeiro Kazekage disse que já tinha o Shukaku, ele não queria outras Bijuus, mas sim dinheiro e terras das outras nações, tudo aconteceu para manter o equilíbrio, mas deu no que deu... como eu mostrei, a Vila da Areia parece bem mais fraca justamente por ter apenas uma Bijuu (Konoha é forte porque tem a Bijuu mais forte e é a protagonista), além de outros fatores.
O que você diz só representa que o Shukaku é forte e disso eu não discordo. Mas não vejo como isso o coloca acima das outras Bijuus... e, caso tenha entendido errado, eu quis dizer apenas que "teoricamente", o Shukaku parece ser o mais fraco, não que ele era muito mais fraco do que os outros ou coisa assim, estaria ligeiramente abaixo dos outros APENAS. Além do mais, essa é apenas uma das minhas teorias, pode perceber que em uma das listas, eu coloquei Shukaku em terceiro e, obviamente, eu concordo com todas as minhas teorias, né? Só estou respondendo porque você parece estar considerando apenas minha "Teoria 1", só disse que concordava mais com a primeira por existirem vários fatos que sustentam ela em comparação com as demais, não precisa concordar e muito menos tentar provar que suas teorias estão corretas e a dos outros estão erradas. Eu só cheguei aqui e disse o que eu pensava sobre o assunto proposto pelo tópico, dando minha opinião, mostrando minhas teorias... etc., não cheguei tentando impor minha opinião para os outros como você parece estar fazendo (pode não ter sido sua intenção, é claro, mas essa é a impressão que está passando e caso eu tenha passado essa impressão também, desculpe, pois também não foi minha intenção, afinal eu deixei bem claro que eram apenas TEORIAS).