A animação é muito caprichada e bonita mesmo, sem dúvida um dos pontos mais altos do anime. A protagonista também é carismática, ao longo dos episódios ela vai se tornando mais humana e menos uma soldada criada para matar. É interessante o fato de seus braços serem mecanizados, como próteses de aço que correspondem aos estímulos nervosos. Normalmente mulheres bonitas em animes são perfeitas fisicamente e não é o caso da Violet.
O anime é meio anacrônico mesmo, misturando tecnologia avançada em uma ambientação mais antiga, onde as pessoas ainda usam máquina de escrever, por exemplo.
Em suma, Violet Evergarden é um anime bastante agradável porque lida muito com as emoções, sonhos, perdas e conquistas dos personagens. É quase um slice os life. Cada episódio traz uma história diferente com novos personagens, com começo, meio e fim. Eu não sou muito fã desse estilo de anime com episódios independentes, pois fico com a impressão de que são dispensáveis e afastam o telespectador da história principal, mas como é apenas uma temporada, então dá pra relevar.