Na minha opinião, não foi forçado. O único inimigo que Itachi considerou perigoso foi o seu próprio pai, que provavelmente era o mais forte da época, com exceção dele mesmo. A Força Policial não era assim tão poderosa, pode notar que aqueles três que são derrotados pelo Itachi nos flashbacks eram os mais próximos de Fugaku e, quase com certeza, os Uchihas mais fortes com exceção de Itachi e do pai dele. Eles foram derrotados sem problemas.
E nem todos da polícia eram ninjas, existiam outros departamentos além do militar. E se não me engano, foi o Obito que acabou com a Força Policial, Itachi pegou apenas os civis, talvez tenha enfrentado um ou outro ninja enquanto atacava, visto que essa missão deve ter sido classificada como Rank-S, mas nada de mais. Em Naruto, uma coisa que fica bem clara desde o início é que "qualidade é melhor do que quantidade", de nada adiantou o clã estar em maior quantidade se ninguém tinha qualidade o suficiente para enfrentar Obito e Itachi, sejam juntos ou separados.
Posso estar enganado, mas acho que o alto escalão de Konoha confiava totalmente nas habilidades de Itachi para mandá-lo para essa missão sozinho. Não lembro sei se eles sabiam Obito, provavelmente não.
Sobre outros Uchihas terem o Mangekyou Sharingan... duvido muito, um pouco antes do massacre, nem o Itachi tinha, quem dera os outros. Shisui, Itachi e Sasuke foram casos raros... esse último só despertou por ser reencarnação de Indra também, destinado a crescer e se tornar incrivelmente poderoso.
O que eu achei forçado nos Uchihas é o fato de dizerem que o Sharingan era uma habilidade rara mesmo no clã Uchiha e que o Mangekyou era ainda mais raro. Porém no anime, quase todo Uchiha que apareceu tinha não só o Sharingan, como também o Mangekyou. Isso sim foi forçado, pra mim, no caso. Isso que eu acho :)