Discordo de vocês amigos.
Tousen pra mim foi um grande personagen do mangá Bleach, diferente de muitos outros da obra.
Ele simplesmente foi humilhado e usado pela Família nobre Tsunayashiro.. Como ja sabemos Tousen era cego e tinha uma grande e melhor amiga chamada Kakyo, ela deu a importância da vida e da justiça para o Tousen e ela fez com que ele pudesse "enxergar" isso.
A Soul Society é mais obscura que nós imaginamos, a Central 46 é corrupta e só beneficia os mais nobres e tomando redias equivocadas sobre os menos influentes. Foi por isso que esse foi um dos motivos de Aizen ter se rebelado contra a Soul Society. E com Tousen foi a mesma contrapartida de idéias.
Tousen perdeu sua amiga de forma injusta, pois Tsunayashiro Tokinada matou sua própria esposa por ela ser uma verdadeira justiceira e Tousen buscou Justiça através dessa morte que foi completamente ignorada pela Central 46 mostrando que suas convicções são apenas para aqueles súditos poderosos e não para infames fracotes. ( Pra mim isso foi tenso, e que me fez compreender as ações de Tousen)
Humilhado e quase morto pelo carrasco da família Tsunayashiro, Tousen foi salvo pelo Aizen que lhe trouxe conceitos de seguir a verdadeira justiça, ou seja buscar a revolução, e foi assim que Tousen adquiriu esse desejo junto com Aizen e seguiu o mesmo fielmente em todos os planos.
A justiça que Tousen pregava era os direitos iguais dentro da Soul Society, Aizen também seguia esse caminho, mas ele também buscava ir além, já que o Reiou era seu alvo para se tornar o Revolucionário.