Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Discussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra?

+8
JL
CrossDominus
Justinboll
Kadso
Bomfim
Elter
Kyuko
Edson Oliveira
12 participantes

descriptionDiscussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra? EmptyDiscussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra?

more_horiz
É muito comum observamos usuários em seus tópicos utilizando tanto o Anime, como Novels, Spin offs (Boruto Next Generation), filmes (The last, Boruto), Databooks e Citações de entrevistas isoladas para validarem seu ponto; porém, de forma definitiva, o que vc considera que seja realmente acatado como canônico pro universo criado pelo Kishimoto?

descriptionDiscussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra? EmptyRe: Discussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra?

more_horiz
Anime + Databook é válido. Exceto os fillers do próprio anime.

Boruto não deve ser considerado.

descriptionDiscussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra? EmptyRe: Discussão definitiva: O que é "filler" ou não na obra?

more_horiz
O que eu pessoalmente considero canônico é aquilo feito pelo autor, o que é supervisionado pelo autor e o que é autorizado pelo autor ( nesse caso em especifico, considero só aquilo que faça sentido, com o que o autor estabeleceu como possível para cada personagem na sua obra.). O anime de Boruto pra mim é canônico, mesmo tendo algumas coisa bem bizarras ali, considero aquilo que faz sentido também.

more_horiz
O que eu considero como canônico é o mangá, databook, The Last e Boruto, seja o filme ou o anime do filho do Naruto.

more_horiz
Pra mim é só o mangá, os databooks e The Last.

more_horiz
Se eu não estiver enganado tem um outro filme antes do The Last que foi o Kishimoto que fez também. Anyway, eu considero anime canônico, ate porque é autorizado e supervisionado pelo autor, até muita coisa de filler eu acho de boa. Se souber se bem aproveitado, dá para explorar coisas que não foi colocado no mangá e dá até para levar de boa. O problema é quando existe contradições claras entre anime e mangá, quando não há contradição, pra mim tá valendo.

more_horiz
Kadso escreveu:
Se eu não estiver enganado tem um outro filme antes do The Last que foi o Kishimoto que fez também. Anyway, eu considero anime canônico, ate porque é autorizado e supervisionado pelo autor, até muita coisa de filler eu acho de boa. Se souber se bem aproveitado, dá para explorar coisas que não foi colocado no mangá e dá até para levar de boa. O problema é quando existe contradições claras entre anime e mangá, quando não há contradição, pra mim tá valendo.

Road to ninja: Naruto o Filme. Esqueci de adicionar esse.

Aliás, esclarecendo pra geral, eu realmente entendo que vcs possam considerar o que fazem sentido, mas, a intenção do tópico é procurar meios concretos dentro do conceito canônico que expliquem do porquê considerar outros materiais como pertencente a Obra do Mestre Kishi, visto que essa prática é quase rotineira pela grande maioria do fandom de Naruto, apenas. Obras como Dragon Ball já tem estabelecido que certos filmes ou curtas não fazem parte do contexto cannon.

more_horiz
Eu até imagino que isso vá parecer um completo absurdo para muitos, mas vamos lá...

Canônico, no real significado da palavra, se refere a tudo que é oficial sobre uma obra. Quando usamos esta expressão na ficção, ela está no sentido figurado, ou seja, é "canônico" (entre aspas), não canônico. Isso lembrando que a palavra "cânon" vem do grego "kanon", que significa (ou significava, não sei se é o atual ou o antigo), padrão ou norma. Se cânon é padrão/norma, canônico é padronizado/normalizado, ou seja, que está de acordo com os padrões/as normas, ou, em outras palavras, oficial, autorizado, verdadeiro.

Baseado nisso, tudo que é oficial de uma obra é canônico no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, anime, mangá, jogos, databooks, etc., MAS... "canônico" (entre aspas) que nós usamos, já é algo bem mais complicado de explicar devido ao real significado da palavra ser desconhecido por muitos.

Infelizmente, minhas fontes são poucas e de baixa de qualidade. Muitos devem conhecer a má fama do Wikipedia, que assim como diversos outros sites da internet, não é 100% confiável, pois qualquer um pode alterar as coisas. Mas considerando que a explicação desse termo lá é bem condizente com o real significado da palavra usado nos dicionários, e também que um dos significados da palavra em um dicionário inglês online sugere que canônico era usado para diferenciar obras oficiais e fanfics. Vou usá-lo como exemplo, afinal, nem tudo que está lá está errado.

Spoiler :

Outra explicação que eu gostei muito, está na Wiki Dragon Ball, que embora seja feita por fãs, tem uma qualidade muito boa. E eles definiram cânon assim:

O termo cânon, com relação a obras de ficção, refere-se ao conjunto geral de linhas de história, premissas, cenários e personagens oferecidos pelo texto da mídia de origem. Em segundo lugar, ele é usado como um descritor de incidentes específicos, relacionamentos ou arcos de histórias que ocorrem dentro do cânon geral. Assim, todas as mídias de Dragon Ball lançadas oficialmente se enquadram na definição do termo cânon. Apesar do significado literal, certos fãs mantêm suas próprias definições exclusivas de cânone, às vezes excluindo jogos e/ou filmes, e/ou a série de anime e/ou o mangá.

Original :

Com isso, eles definiram "níveis" para cada conjunto de obras do cânon da série. Sendo assim, ficou:

1. Mangá
2. Anime
3. Filmes
4. Especiais de TV
5.  OVAs
6. Video Games
7. Daizenshuu (databooks)

Sendo assim, o que deve ser considerado como "canônico" (entre aspas) para os fãs são:

- Todos os acontecimentos do mangá
- Todos os acontecimentos do anime, DESDE QUE NÃO CRIE INCOERÊNCIA COM O MANGÁ
- Todos os acontecimentos do filmes, DESDE QUE NÃO CRIE INCOERÊNCIA COM O MANGÁ OU ANIME
.
.
.
- Todos os acontecimentos do Daizenshuu, DESDE QUE NÃO CRIE INCOERÊNCIA COM O MANGÁ, ANIME, FILMES, ESPECIAIS, OVAs ou Video Games

Acho que deu pra entender....

OBSERVAÇÃO: ESSAS SÃO APENAS ALGUMAS DEFINIÇÕES QUE, NA MINHA OPINIÃO, SÃO INTERESSANTES E DECIDI MENCIONÁ-LAS

Agora indo responder o tópico...

Eu considero como "canônico" (entre aspas) tudo aquilo que é oficial, no entanto, estabeleço níveis, sendo o primeiro, o mangá, depois todos os materiais derivados criados pelo Kishimoto que façam sentido e que não "passem por cima" do que já foi estabelecido no mangá, por último, os demais materiais que não foram criados pelo Kishimoto, mas que ainda assim, fazem parte da obra (mas esses últimos, nem levo muito em consideração se forem coisas muito "impossíveis").

1. Mangá - tanto Naruto quanto Boruto (por ser a continuação)
2. Série Rin-pyō-tō-sha-kai-jin-retsu-zai-zen (4 Databooks, 2 Fanbooks - que diferente do que pensam, não é "livro feito por fãs", mas sim "livro feito para os fãs", e 1 mini DataBook, e 2 falando sobre filmes se não me engano) e outras coisas de autoria do Kishimoto
3. Os fillers propriamente ditos.

more_horiz
Mangá e informações do databook que não contradigam o que se sabe hoje do mangá.

more_horiz
Apenas mangá, que segue a história linear, imaginada pelo autor para o determinado fim da obra central.
Apenas isso é válido.

Sobre os databooks, eu os considero falhos na maioria das vezes, apesar de ter autoria do Kishimoto.

PERA LÁ, você que acha que eu estou dizendo que entendo mais que o próprio autor da obra! Eu estou me referindo às pontuações que são dadas nos databooks, pois as considero demasiadas GENÉRICAS.
Eu só creio que os Status deveriam ser mais amplos para lidar com tantas características que existem nos personagens. 

Quanto às descrições das técnicas no databook, eu as vejo como algo realmente válido. Entretanto, as pontuações, proficiências etc., isso é descartável na maioria das vezes.
Pelo menos a meu ver.

O que NÃO deve ser considerado:

O Filler

O Filler é um episódio retratado pelo anime que NÃO faz parte do segmento do mangá. Eles geralmente são coisas da própria história que está acontecendo ali, na qual os funcionários aproveitam para pôr o seu subjetivismo, ou seja, gostos pessoais, acrescentando um, dois ou três episódios "imaginários".

Ex.:

No mangá, Sasuke foi pegar um bilhete com a Hokage.
No anime, Sasuke foi pegar um bilhete com a Hokage.
No Filler, Sasuke foi pegar um bilhete com a Hokage, E ficou conversando por dois episódios sobre o Itachi.

Não apenas conversas, situações ou mini histórias são criadas por esses funcionários, porém ações, técnicas, jutsus, que NÃO estão no mangá, e outras coisas a mais acontecem AOS MONTES no anime que infelizmente foi contaminado pelo Filler.

O mangá, neste caso, serve como fonte de pesquisa ante as animações.

Nos jogos, há uma controvérsia.

Os exageros de técnicas usadas durante os gameplays, assim como o surgimento de novas técnicas utilizadas ali, são definitivamente coisas a se desconsiderar em todos os jogos.

Por outro lado, as histórias relatadas vai da opinião de cada um aqui. Como aquela onde nos conta a criação da Akatsuki e o recrutamento de seus membros.

more_horiz
Mangá + Gaiden e com muita reza, o The Last

more_horiz
JL escreveu:
Sobre os databooks, eu os considero falhos na maioria das vezes, apesar de ter autoria do Kishimoto.

PERA LÁ, você que acha que eu estou dizendo que entendo mais que o próprio autor da obra! Eu estou me referindo às pontuações que são dadas nos databooks, pois as considero demasiadas GENÉRICAS.
Eu só creio que os Status deveriam ser mais amplos para lidar com tantas características que existem nos personagens.

Quanto às descrições das técnicas no databook, eu as vejo como algo realmente válido. Entretanto, as pontuações, proficiências etc., isso é descartável na maioria das vezes.
Pelo menos a meu ver.

As pontuações dadas no Databook são apenas estatísticas, que servem para ter uma base das áreas que determinado personagem se da bem, mas ambos personagens terem pontuação máxima em velocidade por exemplo, isso não significa que ambos tem a mesma velocidade e sim que são extremamente rápidos.

more_horiz
Sobre os games: Vocês consideram a Konan derrotando Sasori como canonico?

more_horiz
Bomfim escreveu:
Sobre os games: Vocês consideram a Konan derrotando Sasori como canonico?

Pra mim não é nenhum absurdo, então é válido. O jutsu Anjo de Papel da Konan também contribuiu pra isso. Sobre jogos, até alguns jutsus podem ser considerados para aqueles personagens que não tiveram muito no mostrado, como o Yagura... que nos jogos tem vários Suiton que ele realmente deveria ter no original, mas não mostrou, a Mei também.

Mas depende, em comparações, é melhor usar apenas anime e mangá mesmo. Jogos ficam para último caso, já que são feitos principalmente pra deixar as coisas mais interessantes.

more_horiz
Eu detesto aqueles usuários que adoram utilizar conteúdo extra pra exaltarem seus personagens favoritos e quando nós vamos fazer o mesmo, aí eles dizem : "No mangá não aconteceu isso e sim isso aqui..."
E isso eu vi aqui no fórum recentemente com um user defendendo a Hinata. Pronto falei.

O que eu considero válido para avaliação é : o Mangá , o Anime (fora os fillers) , Novels, Gaiden, The Last e Boruto.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos