O saudosismo impera em Boruto, é perceptível que o animê tem o péssimo hábito de colocar referencias em tudo para traçar semelhanças com a obra anterior, e essa promoção do Shikadai se trata apenas disso, afinal na antiga geração o mesmo ocorreu com o Shikamaru e agora precisariam repetir com o filho. Quanto essa visão unilateral apresentada no vídeo para justificar a "desqualificação" da Sarada.
Em grande parte o vídeo se trata apenas de distorção e ocultação de informações. Primeiro sobre a cena da piscina de tinta, I fase do torneio, de fato cabe o mérito ao Shikadai de levar seu time para as próximas fases, enquanto a Sarada teve seus méritos partilhados com Mitsuki, todavia algo que não foi considerado é que enquanto o time Ino-Shika-Chō tem/ tinha um certo desbalanceamento em suas habilidades, o time sete não! Diferente de ChōChō e Inojin, Mitsuki é proativo — Fator mais importante, vide que mesmo chamado de gênio, Boruto ficou totalmente passivo nesse desafio — e tem habilidades assertivas para aquela situação, e nisso surge a ação conjunta com a Sarada.
E mais, considerando as últimas palavras do Shikamaru sobre a qualidade mais importante para um chūnin ser a amizade, soa incoerente tentar pontuar negativamente a Sarada por ter unido forças ao Mitsuki, que até corrigindo o vídeo, não foi o Mitsuki que estava atento e a Sarada não, mas sim foi ela que executou a primeira ação do time:
Indo para a II fase do torneio, de forma alguma o time sete agiu de forma aleatória, a proposta pode ter sido diferente do Ino-Shika-Chō que ficaram próximos da sua bandeira ou daquele time de gêmeos que atacaram juntos a base inimiga, mas houve sim um plano por trás do time sete onde estavam a todo instante se comunicando por rádios e se movimentando sutilmente — Sobre terem deixado o Boruto sozinho, isso foi nitidamente uma decisão dele e provavelmente apoiada por Mitsuki, a Sarada indiretamente mostrou contrária a essa decisão quando disse que não perdoaria o Boruto caso perdesse, que inclusive, ela quase retorna quando percebe que o Boruto estava encurralado.
E novamente eu aqui pontuo o desbalanceamento do Ino-Shika-Chō, no próprio episódio onde discutem a progressão dos genin a chūnin o Shikamaru diz que a liderança do Shikadai com a proteção das bandeiras foi uma questão de sorte, uma vez que Inojin (Esse que salvou o Shikadai) e ChōChō coincidentemente atacaram juntos:
Única justificativa "plausível" para escolha do Shikadai foi a desertação da Sarada, embora o vídeo tenha sido sensacionalista ao supor uma traição por parte dela com konoha, sendo que a Uchiha apenas permitiu o beneficio da dúvida ao Mitsuki, seu amigo, que ironicamente foi pelo mesmo motivo que Shikadai foi condecorado: Se importar com seus amigos.
Por fim isso de impulsividade, vale para qualquer personagem aí da nova geração. O público nesses debates estão cobrando um amadurecimento surreal, independente de suas qualificações, eles continuam sendo crianças, cometer erros fazem parte do processo de amadurecimento deles, é impossível se desvincular disso. Pegando o Shikadai de exemplo já que atribuem a isso sua progressão, no arco da gang Byakuya, ele ao ter tido que lidar com o Ryogi, o Nara não conseguiu confrontar seus sentimentos e cometeu uma sucessão de erros no primeiro encontro: