Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Princesa Ariel Será Negra

+13
Dante Sparda
Nero Sparda
Apollo
Origami
Ben Ikneg
Rodrigo Gouveia
Comando Omega
Wick
Justinboll
YoKi
Mustang
Chrono
Luquinhas
17 participantes

descriptionPrincesa Ariel Será Negra  - Página 2 EmptyRe: Princesa Ariel Será Negra

more_horiz
Zeno escreveu:
Não tô aqui pra contribuir com comentário bonitinho, tô para rir das reações de vocês. Se fosse um filme de ação, comédia e etc eu não falava nada, mas pra mim princesinhas da Disney tem que ser bonitas e pronto.

E não, para mim princesas tem que ser bonitas, não brancas, latinas são as mulheres mais bonitas pra mim.

E minha opinião quanto a negras não serem tão bonitas é realidade (não que não existam negras bonitas) se não acredita e fica se doendo todo, aí é opinião tua.

Não é realidade cara, é só a tua opinião mesmo, assim como existem negras consideradas feias pelo padrão de beleza, também existem brancas que são consideradas feias pelo mesmo motivo, agora dizer que alguém é feio ou feia simplesmente pela cor da pele é bem preconceituoso sim. E na real não to me doendo, só to achando ridículo tu querer vir aqui perder tempo causando e esbanjando teu racismo pra que todo mundo veja.

descriptionPrincesa Ariel Será Negra  - Página 2 EmptyRe: Princesa Ariel Será Negra

more_horiz
Chrono escreveu:

Não é realidade cara, é só a tua opinião mesmo, assim como existem negras consideradas feias pelo padrão de beleza, também existem brancas que são consideradas feias pelo mesmo motivo, agora dizer que alguém é feio ou feia simplesmente pela cor da pele é bem preconceituoso sim. E na real não to me doendo, só to achando ridículo tu querer vir aqui perder tempo causando e esbanjando teu racismo pra que todo mundo veja.

Tá se doendo sim, sou acostumado a discutir com pessoinhas como você.

Até aparência agora é racismo kkkkkkk

more_horiz
Zeno escreveu:

Racismo é o preconceito com raças né amigo, se vc falar que negras parecem cavalas então ta sendo racista sim. Mas já discuti com muita gente como tu também e é só perda de tempo

more_horiz
Chrono escreveu:
Zeno escreveu:

Racismo é o preconceito com raças né amigo, se vc falar que negras parecem cavalas então ta sendo racista sim. Mas já discuti com muita gente como tu também e é só perda de tempo

Depende, né.

Se você disser que pessoas negras parecem cavalas por questões de inteligência, como se estivesse dizendo que todas as pessoas negras tem a inteligência de um cavalo, é preconceito. Ou falando que os negros são inferiores (como os cavalos são inferiores ao ser humano).

Mas se você disser que os traços da etnia negra lembram traços de um cavalo, não é racismo. É só a sua opinião formada. Não tem "preconceito" nisso.

"Ah, mas quem diz o que é racismo são os negros"

Não, colega. Não é. Qualquer pessoa pode, por direito constitucional e direito humano na legislação internacional e nacional, opinar sobre o assunto. E quem define o que é isso em termos legais é o Poder Legislativo.

Última edição por L.Lawliet em Qui 11 Jul 2019, 20:42, editado 1 vez(es)

more_horiz
Chrono escreveu:
Não achei nem um pouco forçado. Acho que tem muita gente que gosta de criticar, isso sim. Até porque quando escolhem um branco pra interpretar o papel de um negro ou de alguém de outra etnia, não se vê o tanto de crítica quando acontece o contrário.

Você já está querendo desviar o caminho. O ponto aqui é : Hailey Bailey não é/não faz o arquétipo da personagem principal que é a Ariel, que é ruiva, branca, olhos claros e blá blá blá....Logo isso seria um incômodo, você trazer um ator que não tem nada ver com um personagem para representá-lo é sem dúvidas discutível. Eu não sei qual é a intenção da Disney em fazer isso, só sei que representatividade isso não é. Pegue a Princesa Tiana por exemplo, ela é sim um claro exemplo de representatividade para os negros. Quanto a inversão de personagens que são Negros desde a criação por Brancos, definitivamente é algo errôneo tanto quanto o contrário, ou você acha que se pegassem a Cameron Diaz, por exemplo, para fazer a Princesa Tiana ninguém ficaria incomodado ? Faça me o favor.

Fazendo um analogia, seria tipo como pegar a animação do Rei Leão e em um Live-Action transforma-los todos em leopardos, com a justificativa da falta de representatividade.

more_horiz
L.Lawliet escreveu:
Depende, né.

Se você disser que pessoas negras parecem cavalas por questões de inteligência, como se estivesse dizendo que todas as pessoas negras tem a inteligência de um cavalo, é preconceito. Ou falando que os negros são inferiores (como os cavalos são inferiores ao ser humano).

Mas se você disser que os traços da etnia negra lembram traços de um cavalo, não é racismo. É só a sua opinião formada. Não tem "preconceito" nisso.

Não, colega. Não é. Qualquer pessoa pode, por direito constitucional e direito humano na legislação internacional e nacional, opinar sobre o assunto. E quem define o que é isso em termos legais é o Poder Legislativo.

Discordo, até porque pra mim o modo como ele falou pareceu bem pejorativo, então na minha opinião foi racismo sim. E em nenhum momento disse que quem não é negro não pode dizer o que é racismo, porém brancos não sofrem racismo, então não faz sentido dizerem o que é algo que nunca sofreram, assim como não faria sentido héteros dizer o que é homofobia, sendo que nunca passaram por isso. Mas enfim, podem opinar a vontade.

YoKi escreveu:
Você já está querendo desviar o caminho. O ponto aqui é : Hailey Bailey não é/não faz o arquétipo da personagem principal que é a Ariel, que é ruiva, branca, olhos claros e blá blá blá....Logo isso seria um incômodo, você trazer um ator que não tem nada ver com um personagem para representá-lo é sem dúvidas discutível. Eu não sei qual é a intenção da Disney em fazer isso, só sei que representatividade isso não é.  Pegue a Princesa Tiana por exemplo, ela é sim um claro exemplo de representatividade para os negros. Quanto a inversão de personagens que são Negros desde a criação por Brancos, definitivamente é algo errôneo tanto quanto o contrário, ou você acha que se pegassem a Cameron Diaz, por exemplo, para fazer a Princesa Tiana ninguém ficaria incomodado ? Faça me o favor.

Fazendo um analogia, seria tipo como pegar a animação do Rei Leão e em um Live-Action transforma-los todos em leopardos, com a justificativa da falta de representatividade.

Beleza, concordo contigo até certo ponto. O problema é que se fosse uma mulher branca e loira ou morena fazendo o papel, ninguém iria criticar. O único problema no ponto de vista de quem ta criticando, é que a Hailey Bailey é negra, o que eu acho ridículo fazerem esse auê todo só por causa da cor da pele da mulher. Foi a mesma com a estelar dos jovens titãs que todo mundo reclamou pelo mesmo motivo, porém ninguém reclamou da namorada do deadpool no filme, sendo que a personagem nas HQs é azul e escolheram uma atriz branca pra interpretar ela. É isso que quero dizer, quando colocam um ator branco pra interpretar um personagem negro não tem a mesma quantidade de crítica quando fazem o contrário.

more_horiz
Talvez funcione,contanto que façam o filme da maneira certa.

more_horiz
Chrono escreveu:
Beleza, concordo contigo até certo ponto. O problema é que se fosse uma mulher branca e loira ou morena fazendo o papel, ninguém iria criticar. O único problema no ponto de vista de quem ta criticando, é que a Hailey Bailey é negra, o que eu acho ridículo fazerem esse auê todo só por causa da cor da pele da mulher. Foi a mesma com a estelar dos jovens titãs que todo mundo reclamou pelo mesmo motivo, porém ninguém reclamou da namorada do deadpool no filme, sendo que a personagem nas HQs é azul e escolheram uma atriz branca pra interpretar ela. É isso que quero dizer, quando colocam um ator branco pra interpretar um personagem negro não tem a mesma quantidade de crítica quando fazem o contrário.

O problema aqui é que "Pequena Sereia" é um CLÁSSICO, e em clássicos você no máximo, tenta fazer as mínimas diferenças possíveis. Os exemplos que você citou, exceto a namorada do Deadpool, são de personagens marcantes e, inclusive só uma ressalva sobre a Estelar, pois até onde me lembro ela nunca foi branca, é só da uma olhadinha nos quadrinhos pra você perceber que ela tá mais pra "amarela" kkkkk, não entendi a perturbação com a personagem.  Sobre a namorada do Deadpool, ela se chama CopyCat e possuí poderes de alterar sua aparência e genética, eu posso dizer claramente que aquilo ali apenas foi uma jogada da Marvel, pra não "pintar" a atriz de azul, e se fosse negra eu poderia dizer a mesma coisa; que ela apenas modificou sua forma para uma aparência mais humana, tanto iria fazer se fosse negra ou branca.

Sobre as críticas quanto a atriz escolhida eu acho super válido, ressalvadas aquelas com tons pejorativos. Em suma, dizer que Haille Bailey(?) é a representação ideal de uma Ariel é indubitavelmente uma afirmação tola, ou de uma pessoa que engoli tudo que lhe é oferecido. A Princesa Ariel não ficaria boa na pele de : Ronda Rousey, Cameron Diaz, Kristen Stewart, Angelina Jolie, Amand Sefried....E olha, são todas atrizes brancas entretanto, por não possuírem nenhum vínculo ou semelhança, seja estética, vocal, etc com a princesa seriam definitivamente rejeitadas. E se caso alguma delas fosse escolhidas, eu inegavelmente mostraria meus desgostos e apresentaria o porque delas não se encaixarem no papel. No final, o que importa mesmo é a semelhança da atriz/ator com a(o) personagem original....

Última edição por YoKi em Qui 11 Jul 2019, 22:09, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : a vírgula errada ali kkkk)

more_horiz
YoKi escreveu:
O problema aqui é que "Pequena Sereia" é um CLÁSSICO, e em clássicos você no máximo, tenta fazer as mínimas diferenças possíveis. Os exemplos que você citou, exceto a namorada do Deadpool, são de personagens marcantes e, inclusive só uma ressalva sobre a Estelar, pois até onde me lembro ela nunca foi branca, é só da uma olhadinha nos quadrinhos pra você perceber que ela tá mais pra "amarela" kkkkk, não entendi a perturbação com a personagem.  Sobre a namorada do Deadpool, ela se chama CopyCat e possuí poderes de alterar sua aparência e genética, eu posso dizer claramente que aquilo ali apenas foi uma jogada da Marvel, pra não "pintar" a atriz de azul, e se fosse negra eu poderia dizer a mesma coisa; que ela apenas modificou sua forma para uma aparência mais humana, tanto iria fazer se fosse negra ou branca.

Sobre as críticas quanto a atriz escolhida eu acho super válido, ressalvadas aquelas com tons pejorativos. Em suma, dizer que Haille Bailey(?) é a representação ideal de uma Ariel é indubitavelmente uma afirmação tola, ou de uma pessoa que engoli tudo que lhe é oferecido. A Princesa Ariel não ficaria boa na pele de : Ronda Rousey, Cameron Diaz, Kristen Stewart, Angelina Jolie, Amand Sefried....E olha, são todas atrizes brancas entretanto, por não possuírem nenhum vínculo ou semelhança, seja estética, vocal, etc com a princesa seriam definitivamente rejeitadas. E se caso alguma delas fosse escolhidas eu, inegavelmente mostraria meus desgostos e apresentaria o porque delas não se encaixarem no papel. No final, o que importa é a semelhança da atriz com a personagem original....

Certo, concordo até certo ponto de novo SHJAHSAJSA. Assim, beleza, clássicos não tem porque mudar muita coisa, porém a pequena sereia é a história de uma sereie filha de poseidon que queria se aventurar no mundo humano (desculpe se cometi algum erro no super resumo do filme, é que vi uma vez só quando era criança hahaha). Mudar a cor dela pra live action, muda absolutamente NADA nessa história, ela sendo negra ou não, vai continuar sendo a Ariel no live action.

E sim, a Estelar a laranja e a namorada do deadpool é azul, e como disse, são casos parecidos, na verdade quase iguais, onde uma atriz de uma cor, faz o papel de um personagem de outra cor, mas só um dos lados é criticado. Beleza, a Copycat no filme pode estar modificada pra ser daquele jeito, mas até aí são só especulações, porque no filme não cita nada sobre ela ter poderes, mas enfim. Não vou dizer que Haille Bailey foi uma boa escolha, por que pra ser sincero não conheço o trabalho da atriz, porém até agora só vi gente criticando a escolha pelo simples fato de ela ser negra e como eu disse antes, a cor da Ariel não vai mudar em nada na história da personagem.

more_horiz
Depende, né.

Discordo, até porque pra mim o modo como ele falou pareceu bem pejorativo, então na minha opinião foi racismo sim. E em nenhum momento disse que quem não é negro não pode dizer o que é racismo, porém brancos não sofrem racismo, então não faz sentido dizerem o que é algo que nunca sofreram, assim como não faria sentido héteros dizer o que é homofobia, sendo que nunca passaram por isso. Mas enfim, podem opinar a vontade.

Bom, aí é outra coisa. Se você achou pejorativo, pode-se considerar racismo por ser um simples ataque a uma raça.

Quanto a brancos não sofrerem racismo e por isso não fazer sentido opinar sobre algo que nunca sofreram: essa é só a sua opinião e a sua narrativa. Em nenhum conceito de racismo existe juízo de distinção entre qual etnia está passível de sofrer e qual não está. Bom, exceto nos conceitos delirantes da esquerda brasileira (país que é uma piada em termos de qualidade do ensino e educação, como mostram inúmeros rankings e estudos).

Mas nos atendo somente aos conceitos que podem ser levados a sério, aqui está o que o dicionário diz:

1.
conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
2.
doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.
3.
preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.
4.
por analogia
atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.

A definição 1, 3 e 4 são perfeitamente cabíveis contra brancos. Se você acha que não, desculpa, mas dá a entender que você não sabe muita coisa sobre a realidade da vida. Quando você está em uma escola pública, sua turma quase inteira é negra, e você é o único ou um dos únicos brancos, acontece racismo contra você. Você é tratado diferente, excluído de algumas coisas, as vezes injuriado, simplesmente porque é de uma etnia branca. Quando você é uma mulher branca (ou até um homem branco) se inserindo em uma família que é composta só de negros, você também sofre racismo. Esse caso é um bem menos recorrente que os que eu citei ali atrás, mas se você aplica para uma empresa que é de um negro ou de uma família negra, você TAMBÉM está passível de sofrer racismo.

É um sistema de crenças e de comportamentos que te inferiorizam ou te lesam somente por você ser de uma determinada etnia (branca, nesse caso). Se você acha que "sistema" é apenas o que acontece com uma sociedade inteira, aí é o caso de você estudar (e aprender) o que é um sistema. Recomendo A Teoria Geral dos Sistemas, de Bertalanfy (que criou o conceito de sistema e estudou ele a fundo). Você vai denotar coisas interessantes como que um sistema está sempre dentro de outro sistema, etc.

Eu sei que essa sua narrativa de que branco não sofre racismo é uma coisa linda e lacradora, mas simplesmente não se sustenta. Vem sempre acompanhado de algumas deformações e falácias lógicas, como agir como se racismo é só se você for parado pela polícia/segurança, ou só se não te deixarem entrar em uma loja. Se a pessoa for um pouco mais ignorante, vai agir também como se X etnia sofre mais racismo do que Y, quer dizer que Y automaticamente não sofre racismo.

Outra definição sobre racismo:

- Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

Baseado em:
http://oxforddictionaries.com/definition/english/racism (Definição de racismo no dicionário de OXFORD)
Enciclopédia de Raça, Etnia e Sociedade, de Richard T. Schaefer, PHD em sociologia pela Universidade de Chicago (página 1113)
Sociologia: Explorando a estrutura do nosso dia à dia, David M. Newman, PHD em Sociologia pela Universidade de Washington (página 405)

Não sei se algum professor da educação brasileira te confirmou que racismo é uma definição que não enquadra brancos como agente passivo, mas sugiro que peça a ele para enviar uma carta à Oxford, Chicago e Washington ensinando para eles como definir racismo da maneira correta.

Por fim, termino mencionando a legislação brasileira. Ela diferencia injúria racial de racismo (se eu chamar um negro de macaco, eu não estou cometendo racismo e sim injúria racial). Mas não há, em legislação de nível constitucional, supralegal, legal e nem sequer infralegal, qualquer dispositivo que diferencie brancos e negros em termos de cometer o crime de racismo OU de injúria racial. (se você for negro e me injuriar com base na minha etnia, eu posso te processar e vou ganhar o processo)

Não há, também, jurisprudência do STF ou STJ que exclua os negros de serem agentes ativos do crime de racismo, e muito menos que exclua os brancos de serem agentes passivos do crime de racismo.

Por fim, termino relacionando aqui a lei federal 7.716 que define o que é racismo em território nacional. Não consta, nessa lei, o termo "branco", "negro", "pardo" e nem "preto". Não consta o termo "escuro", "escura", nem nenhum termo derivado de "África" ou "afro". Isso mostra que não há qualquer distinção entre negros e brancos em termos de estar ou não estar passível de sofrer racismo. Tanto brancos quanto negros sofrem racismo, praticam racismo e são tratados igualmente pela lei, sem qualquer distinção de qualquer natureza.

Faço meus votos pelas suas habilidades de interpretação de texto e reitero que não estou dizendo que brancos e negros sofrem racismo com a mesma recorrência no Brasil, e sim que ambos sofrem, praticam e são tratados igualmente pela lei.

Também não tenho nenhuma intenção de humilhar ninguém, embora seja realidade que a educação brasileira é decadente e um dos muitos motivos para isso são professores mais preocupados com militância e masturbar suas opiniões políticas/visões de mundo do que passarem conhecimento científico de excelência para seus alunos. Faço votos de respeito pela sua pessoa e espero que, confrontado com fatos que talvez não tenham sido apresentados antes (já que o Brasil é uma piada e ninguém sabe dialogar e compartilhar conhecimento, só brigar), você possa mudar sua opinião.

more_horiz
Em tempo: Não vejo nenhum problema na princesa ariel ser negra. Então, na minha opinião, tá de boa. lol

E eu coloquei a lei federal 7.716 (que é o dispositivo legal brasileiro que trata e pune o crime de racismo) mas esqueci de colocar a definição que ela dá:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.  

"Brancos" estão passíveis de serem agentes passivos tanto pelo conceito de etnia quanto de raça.

É muito simples: eu sou espírita, minha religião é uma das que mais sofre preconceito se não me engano (Umbanda). Esse preconceito vem principalmente por parte dos evangélicos. Ainda sim, eu acho uma idiotice inominável alguém vir falar que evangélico não sofre intolerância religiosa.

Princesa Ariel Será Negra  - Página 2 Captura-de-Tela-2017-09-12-%C3%A0s-23.24.27

A imagem é meio ignorante, porque a religião afrobrasileira com mais adeptos (com uma vantagem arrasadora, se não me engano), também é uma religião espírita (Umbanda). Aparentemente, colocaram o termo "espírita" se referindo exclusivamente ao kardecismo ou não souberam distinguir bem. Mas o que importa é que os dados são oficiais, e os evangélicos sofrem intolerância, estando inclusive como a segunda religião que mais sofre.

Última edição por L.Lawliet em Qui 11 Jul 2019, 22:46, editado 1 vez(es)

more_horiz
L.Lawliet escreveu:
Bom, aí é outra coisa. Se você achou pejorativo, pode-se considerar racismo por ser um simples ataque a uma raça.

Quanto a brancos não sofrerem racismo e por isso não fazer sentido opinar sobre algo que nunca sofreram: essa é só a sua opinião e a sua narrativa. Em nenhum conceito de racismo existe juízo de distinção entre qual etnia está passível de sofrer e qual não está. Bom, exceto nos conceitos delirantes da esquerda brasileira (país que é uma piada em termos de qualidade do ensino e educação, como mostram inúmeros rankings e estudos).

Mas nos atendo somente aos conceitos que podem ser levados a sério, aqui está o que o dicionário diz:

1.
conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
2.
doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.
3.
preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.
4.
por analogia
atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.

A definição 1, 3 e 4 são perfeitamente cabíveis contra brancos. Se você acha que não, desculpa, mas dá a entender que você não sabe muita coisa sobre a realidade da vida. Quando você está em uma escola pública, sua turma quase inteira é negra, e você é o único ou um dos únicos brancos, acontece racismo contra você. Você é tratado diferente, excluído de algumas coisas, as vezes injuriado, simplesmente porque é de uma etnia branca. Quando você é uma mulher branca (ou até um homem branco) se inserindo em uma família que é composta só de negros, você também sofre racismo. Esse caso é um bem menos recorrente que os que eu citei ali atrás, mas se você aplica para uma empresa que é de um negro ou de uma família negra, você TAMBÉM está passível de sofrer racismo.

É um sistema de crenças e de comportamentos que te inferiorizam ou te lesam somente por você ser de uma determinada etnia (branca, nesse caso). Se você acha que "sistema" é apenas o que acontece com uma sociedade inteira, aí é o caso de você estudar (e aprender) o que é um sistema. Recomendo A Teoria Geral dos Sistemas, de Bertalanfy (que criou o conceito de sistema e estudou ele a fundo). Você vai denotar coisas interessantes como que um sistema está sempre dentro de outro sistema, etc.

Eu sei que essa sua narrativa de que branco não sofre racismo é uma coisa linda e lacradora, mas simplesmente não se sustenta. Vem sempre acompanhado de algumas deformações e falácias lógicas, como agir como se racismo é só se você for parado pela polícia/segurança, ou só se não te deixarem entrar em uma loja. Se a pessoa for um pouco mais ignorante, vai agir também como se X etnia sofre mais racismo do que Y, quer dizer que Y automaticamente não sofre racismo.

Outra definição sobre racismo:

- Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

Baseado em:
http://oxforddictionaries.com/definition/english/racism (Definição de racismo no dicionário de OXFORD)
[url=https://books.google.com.br/books?id=STR1AwAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=Encyclopedia+of+Race,+Ethnicity+and+Society&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjJ6Z7vp5zZAhUGkZAKHUliBKAQ6AEIJzAA#v=onepage&q=Encyclopedia of Race%2C Ethnicity and]Enciclopédia de Raça, Etnia e Sociedade, de Richard T. Schaefer, PHD em sociologia pela Universidade de Chicago[/url] (página 1113)
Sociologia: Explorando a estrutura do nosso dia à dia, David M. Newman, PHD em Sociologia pela Universidade de Washington (página 405)

Não sei se algum professor da educação brasileira te confirmou que racismo é uma definição que não enquadra brancos como agente passivo, mas sugiro que peça a ele para enviar uma carta à Oxford, Chicago e Washington ensinando para eles como definir racismo da maneira correta.

Por fim, termino mencionando a legislação brasileira. Ela diferencia injúria racial de racismo (se eu chamar um negro de macaco, eu não estou cometendo racismo e sim injúria racial). Mas não há, em legislação de nível constitucional, supralegal, legal e nem sequer infralegal, qualquer dispositivo que diferencie brancos e negros em termos de cometer o crime de racismo OU de injúria racial. (se você for negro e me injuriar com base na minha etnia, eu posso te processar e vou ganhar o processo)

Não há, também, jurisprudência do STF ou STJ que exclua os negros de serem agentes ativos do crime de racismo, e muito menos que exclua os brancos de serem agentes passivos do crime de racismo.

Por fim, termino relacionando aqui a lei federal 7.716 que define o que é racismo em território nacional. Não consta, nessa lei, o termo "branco", "negro", "pardo" e nem "preto". Não consta o termo "escuro", "escura", nem nenhum termo derivado de "África" ou "afro". Isso mostra que não há qualquer distinção entre negros e brancos em termos de estar ou não estar passível de sofrer racismo. Tanto brancos quanto negros sofrem racismo, praticam racismo e são tratados igualmente pela lei, sem qualquer distinção de qualquer natureza.

Faço meus votos pelas suas habilidades de interpretação de texto e reitero que não estou dizendo que brancos e negros sofrem racismo com a mesma recorrência no Brasil, e sim que ambos sofrem, praticam e são tratados igualmente pela lei.

Também não tenho nenhuma intenção de humilhar ninguém, embora seja realidade que a educação brasileira é decadente e um dos muitos motivos para isso são professores mais preocupados com militância e masturbar suas opiniões políticas/visões de mundo do que passarem conhecimento científico de excelência para seus alunos. Faço votos de respeito pela sua pessoa e espero que, confrontado com fatos que talvez não tenham sido apresentados antes (já que o Brasil é uma piada e ninguém sabe dialogar e compartilhar conhecimento, só brigar), você possa mudar sua opinião.

Maneiro, argumentou bem, pensei bastante a respeito e faz sentido, crianças brancas sofrerem preconceiro por estarem rodeadas de negros na escola ou até mesmo em casa, porém essa é a teoria, na prática é bem diferente. Racismo vem de uma construção histórica, racismo contra negros sempre foi muito mais forte do que contra brancos, 400 anos de esravidão é algo que ta influenciando até hoje, caso contrário não estaríamos discutindo o fato de escolherem uma atriz negra pra representar a Ariel.

Vários negros morrem todos os dias simplesmente por ser negro, não se encontra brancos morrerem por serem brancos, brancos não são abordados com 80 tiros em um carro e quando um branco segura um guarda-chuva não confundem o objeto com um fuzil. Tu escreveu um texto enorme pra dizer que brancos também sofrem racismo, mas não se vê isso no dia a dia. Ainda tem uma diferença muito grande do racismo que negros sofrem pro suposto "racismo" que brancos sofrem. Mas gostei bastante do texto, infelizmente não mudou minha opinião como você queria hahaha mas valeu a leitura.

more_horiz
Chrono escreveu:
Certo, concordo até certo ponto de novo SHJAHSAJSA. Assim, beleza, clássicos não tem porque mudar muita coisa, porém a pequena sereia é a história de uma sereie filha de poseidon que queria se aventurar no mundo humano (desculpe se cometi algum erro no super resumo do filme, é que vi uma vez só quando era criança hahaha). Mudar a cor dela pra live action, muda absolutamente NADA nessa história, ela sendo negra ou não, vai continuar sendo a Ariel no live action.

Então se mudarem todas as personagens brancas por atrizes negras não haveria problema certo ? Pois foi isso que eu entendi.
Agora faça o contrário e veja o estardalhaço que iria acontecer. Mídia, Tv, Revistas iriam cair em peso...

Haille Bailey não agradou por ser negra, mas de forma alguma eu posso tachar isso como injúria racial ou racismo, essa palavrinha(negra) pesou mais porque a atriz selecionada não resgata a memória que muitos tinham da Ariel e principalmente por não fazer o arquétipo da princesa, dessa forma utilizam a palavra erroneamente pra configurar algum tipo de racismo, onde definitivamente não existe. Ela poderia encaixar muito bem em uma futura Princesa Moana, pois até mesmo pra Princesa Tiana ela não se enquadraria. O que se leva em em consideração são muitos fatores, e não apenas a "cor da pele".

more_horiz
Chrono escreveu:

Lacradores são criaturas desprezíveis, odeiam a verdade e se apegam a devaneios.

É uma questão de geral e maioria. Vá no google imagens e pesquise "africanas" "mulheres negras", depois pesquise com "europeias", "latinas", "asiáticas", não tem jeito de tu achar as negras do mesmo nível, só se for um gosto pessoal a exceção a regra. Eu jogo o que eu quero na lata mesmo e foda-se, mulheres negras não são tão bonitas quanto as outras e pronto. Quer prova? olhe os concursos de beleza, e mesmo as poucas que ganham, muitas são mestiças ou representatividade.

Agora significa que não existem negras bonitas? ou nenhuma negra possa ser mais bonita que uma branca? Que são inferiores? Não.

Quanta a chamar de cavala, é mais um modo de falar que comparar a mulher com traços do animal. Quando dizem que a mulher é cavala, quer dizer que ela tem mais corpo, é menos magra, tem mais peito e é bunduda, no caso com princesas é a falta de delicadeza e um rostinho super lindo e perfeito que eu imagino.

E nem sou só eu que pensa assim, os próprios homens negros pensam desse jeito e adoram uma branquinha, e até algumas mulheres negras sabem disso.

more_horiz
Não esperava que esse tôpico tomaria essas proporções

more_horiz
YoKi escreveu:
Chrono escreveu:

Então se mudarem todas as personagens brancas por atrizes negras não haveria problema certo ? Pois foi isso que eu entendi.
Agora faça o contrário e veja o estardalhaço que iria acontecer. Mídia, Tv, Revistas iriam cair em peso...

Haille Bailey não agradou por ser negra, mas de forma alguma eu posso tachar isso como injúria racial ou racismo, essa palavrinha(negra) pesou mais porque a atriz selecionada não resgata a memória que muitos tinham da Ariel e principalmente por não fazer o arquétipo da princesa, dessa forma utilizam a palavra erroneamente pra configurar algum tipo de racismo, onde definitivamente não existe. Ela poderia encaixar muito bem em uma futura Princesa Moana, pois até mesmo pra Princesa Tiana ela não se enquadraria. O que se leva em em consideração são muitos fatores, e não apenas a "cor da pele".

Não, o que eu disse foi que colocar uma atriz negra pra fazer a Ariel não muda em nada na história da personagem, mas isso não funciona com todas as personagens. Como por exemplo a Mulan, não faria sentido colocar uma negra pra ser a Mulan, porque isso influenciaria e muito na história da personagem e pelo menos motivo não faria sentido colocar uma branca pra fazer a Moana. Porém a Ariel não tem problema porque de acordo com a história dela, ela ser negra não mudaria em nada.

"a atriz selecionada não resgata a memória que muitos tinham da Ariel" - Pois é, deveriam colocar uma sereia de verdade pra interpertar ela. (contém ironia)

Todos esses fatores que vc disse, ressaltam a cor da pele dela cara. Ela não resgata a memória que muitos tinham da Ariel porque todos imaginam a Ariel branca e ruiva, mas muitos esquecem que ela vai continuar sendo uma sereia e que a história provavelmente vai ser a mesma do desenho. É isso que to querendo dizer, se fosse um branco fazendo o papel de um personagem negro, não teria esse tanto de crítica.

Zeno escreveu:
Lacradores são criaturas desprezíveis, odeiam a verdade e se apegam a devaneios.

É uma questão de geral e maioria. Vá no google imagens e pesquise "africanas" "mulheres negras", depois pesquise com "europeias", "latinas", "asiáticas", não tem jeito de tu achar as negras do mesmo nível, só se for um gosto pessoal a exceção a regra. Eu jogo o que eu quero na lata mesmo e foda-se, mulheres negras não são tão bonitas quanto as outras e pronto. Quer prova? olhe os concursos de beleza, e mesmo as poucas que ganham, muitas são mestiças ou representatividade.

Agora significa que não existem negras bonitas? ou nenhuma negra possa ser mais bonita que uma branca? Que são inferiores? Não.

Quanta a chamar de cavala, é mais um modo de falar que comparar a mulher com traços do animal. Quando dizem que a mulher é cavala, quer dizer que ela tem mais corpo, é menos magra, tem mais peito e é bunduda, no caso com princesas é a falta de delicadeza e um rostinho super lindo e perfeito que eu imagino.

E nem sou só eu que pensa assim, os próprios homens negros pensam desse jeito e adoram uma branquinha, e até algumas mulheres negras sabem disso.

Princesa Ariel Será Negra  - Página 2 1401443103_ronaldhino_4496fdf1_130755386

more_horiz
@Zeno 

Achei seu comentário bem racista também, não esperava isso de você e não espero de mais ninguém aqui. E de todo o coração, mesmo que não tenha sido essa a intenção, acho que deveria tomar mais cuidado com o que fala em certos lugares, seja na Internet ou na vida real, as pessoas podem se ofender. Acho que mulheres negras não se agradariam muito em ouvir que parecem cavalas por natureza.
 Mas não vou mais falar deste assunto em específico pois não é disso que se trata.

Voltando a Ariel. 

@Yoki

Discordo totalmente de você e também da maioria. 

Primeiro de tudo,a etnia da personagem não afeta em nada a história, a aparência dela não importa. A atriz da estelar eu critiquei na época pois a cor da pele dela dizia muito sobre a personagem, era uma raça alienígena,mas depois que notei o trabalho impecável da atriz nem fez muita diferença,nós percebemos que isso não é tão importante. 

Segundo. A Ariel não é ruiva se toca, ela tem cabelo vermelho, Rihanna é a mais bela Ariel que eu já vi e garanto que esta moça vai ficar igualmente bem. 

Princesa Ariel Será Negra  - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcTpMsogEsfooPGX9rXVvvp7s5jAq5OvMPTw4h_j0YPecwlRUEPP
Terceiro e mais ridículo de tudo é que o público alvo do filme são crianças, e a maioria que vai ao cinema ver este filme serão as meninas acredito. A maioria das pessoas que estão criticando são pessoas velhas que até hoje não devem ter visto nenhuma dessas adaptações de princesa, enquanto que as crianças mesmo nem tem noção disso. 

Se a Disney está forçando não importa,é claro que fazem tudo por dinheiro, mas a representatividade é real e tá valendo. 

Eu também achei forçado colocarem uma mulher branca pra interpretar a Jasmine (engraçado que eu não vi absolutamente ninguém criticando isso) mas eu não me importei porque ela foi muito boa na sua interpretação. 

O que as pobres meninas  vão pensar ao ouvir uma bosta dessa? Não podem ser a Ariel por causa da cor de pele. 

Princesa Ariel Será Negra  - Página 2 Isadora-siqueira-e-fa-da-personagem-ela-e-inteligente-e-corajosa-1562616826707_v2_450x253

Acho que se quiserem ver uma Ariel branca devem ir simplesmente assistir a animação antiga. 
Se tratando desta obra, essas discussões são desnecessárias e pra lá de tóxicas.

A única coisa que a Ariel precisa é de uma boa atriz e cantora, e isso a Hailey tem de sobra. Enquanto que a Emma Watson, branca, precisou de bastante autotune pra a Bela não ficar uma bela porcaria.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos