Yagi escreveu:Apollo escreveu:Mustang escreveu:Lógico que as condições socioeconômicas influenciam muito, a cultura também, mas creio que o principal fator a se discutir é se o crime compensa ou não. Só ver que poucos crimes (inclusive homicídios) são devidamente resolvidos; enquanto os criminosos acharem que não vão ser presos, que vão passar pouco tempo na cadeia ou entrem lá e negociem venda de drogas com o Brasil todo, vamos continuar na merda.
A região Nordeste melhorou em vários indicadores educacionais, investe há anos em escolas integrais, avançou muito em bem-estar (apesar de ainda haver um caminho longo pela frente) e continua sendo violenta pra cacete, principalmente nas cidade pequenas. Então associar crime apenas a educação e desigualdade é limitado, vai muito além disso.
Mas no caso, essa questão do crime compensar é totalmente ligado as condições políticas do país, tanto como moleza da legislação e hiperlotação das cadeias, fazendo os criminosos serem liberados cedo.
Mudanças culturais como você mencionou precisam de mobilização social, algo impossível na China, por exemplo.
Na verdade não se trata de mobilização social ou movimentos culturais, a mudança cultural radical que citei só poderia acontecer a (extremo) longo prazo ou em caso de fenômenos político sociais, em casos como o do Brasil eu diria que levaria 90-120 anos(3-4 gerações), talvez mais, pelo fato do Brasileiro ser mentalmente atrasado.
A gestão política, jurídica, legislativa e econômica podem controlar os números de criminalidade a curto prazo, mas eu realmente acho que a evolução nesses âmbitos resolvam o problema em si, ainda mais em casos como o do Brasil, onde em grande parte acontecem delitos que nem mesmo são praticados por "bandidos" em si, as pessoas se matam por intrigas pessoais e até profissionais, mostrando que possuem uma cultura essencialmente violenta.