Injusto. Este indivíduo não compreendeu a gravidade e os problemas que ele trazeria fazendo o furto, vale ressaltar que por culpa do sistema (estado e suas instituições) como um todo. Deixar um indivíduo ir para a criminalidade e viver na ignorância é uma culpa do estado, é ao mesmo tempo um problema de todos. Não apoio uma prisão com maior pena por conta da ignorância que, talvez, o criminoso possa ter sobre os problemas que ele acarretaria, de qualquer forma é lamentável as perdas das pesquisas, mas é preciso ser racional e perceber que o Brasil tem uma educação péssima, segurança precária, além de ser um país racista, machista e por vezes xenófobo, não adianta ignorar e sair por aí punindo os outros como isso fosse resolver o verdadeiro problema.
Se todos tivessem uma boa formação em geral, se um problema desses acontecesse, talvez todos aprenderiam com os erros do outro e não repetiram o mesmo, isso ainda sendo pessimista, pois um país que oferece boas formações e qualidade de vida ao povo, pouco sofre com problemas deste tipo.
Resumindo: O estado, infelizmente, vai ter que pagar por isso, ele e seu sistema quem criaram o monstro. Permitam-me dizer que, ao meu ver, o capitalismo também faz parte da culpa. Um sistema que almeja méritocracia (coisa que é puro romantismo já se sabe), que é baseado na desigualdade e na exploração das classes mais baixas apenas colabora para com a violência e a criminalidade