SaintDevil escreveu: https://www.tecmundo.com.br/apple/118036-visita-fabrica-suicidios-apple-na-china.htm
Uma das empresas que mais lucram no mundo está envolvida com trabalho escravo, isso porque, obviamente, as leis do mercado se auto regulam, a Apple com toda certeza está sendo boicotada pelo mundo inteiro por ser uma empresa criminosa.
Primeiramente, qual a marca do seu celular? Você sabia dos atos criminosos da Apple? Você acha que o mercado se regula por si só ou existe a necessidade de um estado para conter coisas deste tipo?
Existe a necessidade do Estado. A auto regulação do mercado chama-se mão invisível e ela nada tem a ver com os problemas sociais da China, muito pelo contrário.
A China não é um exemplo de Estado de bem estar social com índices positivos de riqueza x igualdade, e assim como o Brasil, há vários exemplos de oligopólios Chineses que causam distorções imensas no que tange a distribuição e escoamento de recursos, some isto aos fatos da balança comercial chinesa ser quase o dobro de exportações para importações, bem como ser um país extremamente despovoado, e se pergunte: qual o nível de interferência da mão invisível num mercado absolutamente normativo que desrespeita direitos individuais e princípios econômicos básicos?
Sugestão de leitura:
https://www.cbsnews.com/news/welcome-to-button-town-china/Isso também não responde a pergunta principal. Por que não boicotam a Apple por fazer/comprar, que seja, produtos que vem de trabalho escravo, afinal, pela lei do mercado, se a Apple continua comprando coisas provenientes do trabalho escravo isso apenas estimula mais trabalho escravo, correto? Boicotar a Apple por esse motivo não seria também, consequentemente, boicotar o trabalho escravo?
Você está implicando que este seja um problema da lógica de mercado capitalista?
Faça você mesmo o teste então: vá até uma papelaria, tente comprar um lápis, pesquise cada marca e verifique aquelas que não possuem material de origem nas grafitas da China, elimine-as de sua lista e as boicote sempre que puder. Repita o processo para todos os produtos e serviços que consumir.
Já adianto: você será incapaz.Mesmo quando estiver se masturbando em casa enquanto consome energia elétrica, água, dados de internet, papel higiênico, conteúdo pornográfico de mídias de reprodução em aparelhos eletrônicos que muito provavelmente possuem componentes de origem vietnamita ou chinesa... Tudo isso será irrelevante, você não vai tirar a mão do pau e colocar na consciência
porque isso é ineficiente, as ações humanas são condicionadas por fatores de custo x benefício, às vezes influenciadas pelo juízo de valor individual, e por mais caridoso que você e demais esquerdinhas pareçam ser, vocês estão pouco se fodendo para tudo e todos pois o mercado está se auto regulando enquanto vocês estão vivendo, e a razão disso acontecer mundialmente e ter como exemplo a China escravizando seus trabalhadores é muito simples:
A Apple e demais marcas que atuam na China, não possuem demanda como no mundo. Em outras palavras, o mercado Chinês não é o principal mercado da Apple, portanto a mão invisível baseada em produção e consumo, e os estímulos de consumo resultado deste, possuem barreiras naturais que são geradas pelos Estados e pelos diferentes mercados, as regras que funcionam lá são totalmente diferentes das que funcionam no ocidente, então os estímulos de consumo no ocidente também são diferentes dos estímulos de consumo lá.
Sugestão de leitura:
https://exame.abril.com.br/negocios/so-na-china-huawei-vendeu-mais-celulares-que-a-apple-no-mundo-todo/Isso porque o capitalismo praticamente obriga as pessoas a serem escravas para produzirem mais e gerarem mais riqueza às empresas. Atualmente, a empresa que parar de usar do trabalho escravo perde para as concorrentes que o praticam pois esse negócio de boicote é um fracasso total na prática, as pessoas vão para o lado que as beneficiam e não que beneficiam os outros. A Vale por exemplo, pouco tempo depois do acidente em Brumadinho, já começou a lucrar novamente.
Seu comentário foi uma crítica consciente ao capital.
Existem falhas de mercado bem clássicas que você deve revisar, e a culpa delas é do governo/Estado e não do mercado.
Não obstante, procure saber qual a relação entre padrão de vida e produtividade.
Bomfim escreveu: O capitalismo é imoral não só por conta de suas contradições, mas pela sua gênese. A criação do Capitalismo já é antiética.
Porquê o capitalismo é imoral?
Capitalismo não teve criador e nem gênese, Capitalismo nada mais é que trocas voluntárias entre indivíduos respeitando a propriedade privada e a livre iniciativa, ou seja, é a ordem natural resultante das relações humanas mais primitivas como o sexo.