Um Ootsutsuki ser usuário do Rinnegan eu não vejo nenhum problema, afinal, todos esses Doujutsus se originaram neles. Não estou por dentro dos últimos episódios de Boruto, mas de maneira geral, é cheio de altos e baixos, mais baixos do que altos. Considerando os arcos originais do anime, ou seja, excluindo o arco da Sarada, dos Exames Chuunin e da Mirai (que já haviam sido vistos no mangá, novel ou filme), o melhorzinho foi o primeiro, da Sumire, fora esse, o que mais prendeu foi o do Mitsuki, não que tenham sido necessariamente bons, foram apenas melhores do que os demais (pra mim). O resto não agradou muito, a ideia de explorar personagens secundários para que eles ganhem mais fãs até que é boa, mas o desenvolvimento chega a ser péssimo. Poderiam ter aproveitado melhor o universo Naruto...
Pra mim, o ideal seria explorar o passado de Naruto, começando lá pela Era dos Estados Combatentes e terminando mais ou menos ali no Massacre do Clã Uchiha. Renderia vários arcos... Era dos Estados Combatentes, Estabelecimento das 5 Grandes Nações Shinobi, Primeira Guerra Mundial Ninja, Segunda Guerra Mundial Ninja, Terceira Guerra Mundial Ninja, e por aí vai. Tinha muito conteúdo para explorar. Só depois de dar uma boa explorada nisso tudo que eles deviam partir para o futuro, dando uma boa explorada nos primeiros anos após a Quarta Guerra Ninja, e só depois chegariam na próxima geração. Isso daria tempo para trabalhar melhor nos personagens e não fazer um copia e cola bugado.
Mas como é isso que recebemos, o negócio é esperar pra ver se melhora. Pelo menos o mangá está em um nível completamente diferente do anime, bem mais aceitável.