Se o dragão absorve por contato, e ele com certeza não passa pelo escudo, como ele poderia absorver o Susano'o?
Só os dragões se enrolar por todo o Susano'o, ou engolir todo o Susano'o, igual acontece com todo corpo do Gaara:
Itachi lidou com múltiplas cabeças de Hidra de uma vez, repeliu todas, o que Nagato poderia fazer de diferente?
Há única coisa que salva o Itachi é o Yata, por ser um escudo espiritual, mas só defende em 180 graus, logo Susano'o sempre vai estar exposto.
À Hidra do Orochi não se comparar com oque o Gedou e os dragões são capazes de fazer.
Qual a sensação de ser completamente refutado por uma imagem?
Bem, você postou uma imagem aleatória das correntes do Gedou ( matéria sólido), e tentou fazer um paralelo da técnica do Nagato ( ataque espiritual).
Nisso eu tenho à conclusão que você não faz ideia do que está argumentando. O Jutsu atravesso todos os Ninjas
(com seus artefatos e objetos) , sem causar nenhum dano físico, algo que só um ataque espiritual pode fazer:
Só um ataque mostrou algo próximo, esse mesmo ataque é descrito como espiritual:
No caso, a espada de Itachi no contato com matéria, ela gera danos físicos, logo não é um ataque espiritual:
Então como um ataque físico vai causar danos em algo que ignora "objetos físicos"?
É um ser vivo, como não teria? Você acha que um Bijuu escaparia da Totsuka?
Então plantas tem almas? Porque não teria, é um ser vivo não é mesmo?
Bijuus são monstro com consciência e forma, será que eles podem ser comparados com uma casca vazia? Acho que não em.
A espada é um líquido, ela retornaria a sua forma e projetaria outro ataque em menos de 5 segundos facilmente.
Nagato com as pernas saudáveis não teria problema em esquivar da Totsuka( vide Deva vs FRS), o Gedou mesmo atingido não será selado, e continuaria atacando.