Futebol não perdeu espaço necessariamente pros videogames. A periferia sempre foi nossa principal fonte de bons jogadores, e lá ainda muito se vê jovens com sua bola.
O que acontece é que a gente passou por uma geração gigantesca com Ronaldinho, Adriano, Kaká, etc, com a anterior tendo Ronaldo, Rivaldo e outros. A seleção de 10 anos atrás era inferior tecnicamente à nossa atual. O tetra, em 94, foi carregado por Romário, o Batman, e auxiliado pelo Robin Bebeto. O meio campo era composto por 4 volantes. Dunga, Mauro Silva, Zinho e Mazinho. Criatividade zero, e sejamos francos, daí nenhum era craque, chegando Mauro Silva perto mas ainda assim um craque defensivo. O futebol é o esporte mais popular do mundo, inovações táticas chegaram pra trazer maior dificuldade pros grandes e equilíbrio entre os pequenos. Aquela frase de que "não há mais bobo no futebol" é real.
No final das contas, tática supera habilidade, apesar de que é praticamente algum time ser campeão sem mesclar os dois, em diferentes proporções.