Discordo totalmente sobre o Byakugou ser baseado em
"praticamente UPs secundários". E a explicação do
@ShinobinoKami está absolutamente equivocada.
Ambos (Byakugou e Portões) usam o mesmo mecanismo de UP, que é banhar o Keirakukei de forma insana, porém, o foco do Byakugou é auxiliar no uso tanto do Kongoken, quanto do Souzou Saisei. A mecânica é mais ou menos:
1) Pelo viés do Chakra banhando o Keirakukei, temos algo de fato análogo aos Portões Internos, ou seja, a mesma explicação de um, vale para o outro (Capítulo 85)
2) Pelo viés do Ninjutsu Médico, usando a Liberação Yang para upar as células de forma que aumentem sua resistência e estamina, com isso, o usuário estará constantemente se curando, tornando-se forte e gerando cada vez mais Chakra, diminuindo o gasto total tanto de estamina, quanto de Chakra, com o bônus de conceder uma regeneração absoluta, comparável com a do Hashirama.
Temos então uma comparação entre:
- Uma técnica que banha o Keirakukei de forma contínua, aumentando extremamente a vitalidade do usuário e sua força física (Byakugou).
- Uma técnica que banha o Keirakukei de forma contínua, aumentando todos os atributos físicos do usuário (Portões Internos).
Porém, não é difícil notar qual gasta mais Chakra, né?
Os Portões literalmente torram todas as reservas do usuário, os limitadores, ao serem abertos, não impedem que uma célula sequer deixe de usar todo o seu potencial máximo para a produção de Chakra, acabando com a estamina de forma rápida, num momento de ápice.
O Byakugou por outro lado, não visa este resultado e sim um UP contínuo e prolongado, não uma explosão de Chakra, um pico para um aumento exponencial (ainda que possa ser usado para tal, como no caso do Kamui e do Mega Jinton).
No curto prazo, é claro que os Portões upam mais, no longo prazo, o Byakugou leva a melhor. Para aumento de resistência, o Byakugou se sobressai, já que os Portões se baseiam literalmente em torrar essa resistência. Para aumento de Chakra, Byakugou também leva a melhor. Etc etc.
Já no aumento do poder de luta, depende muito do usuário. Tsunade/Sakura são médicas, seu estilo de luta não é baseado em posses destrutivas e sim defensivas/auxiliares.
Dê Byakugou para Onoki e ele fará spam de Mega Jinton.
Dê Byakugou para Kakashi MS e ele fará spam de Kamui.
Dê Byakugou para Itachi e ele fará spam de técnicas do MS.
Em todos os casos, o UP será imenso, assim como acontece com Tsunade, porém com o agravante da reserva de Chakra ser destinada quase unicamente para meios ofensivos.
Tendo tudo isso em vista, é claro que podemos comparar Byakugou com os Portões Internos, ainda que sejam técnicas para fins distintos, já que usam basicamente o mesmo meio para UP.
De uma maneira geral, acredito que tanto o Byakugou quanto o Sétimo Portão, compartilhem um UP semelhante em questão de aumento de poder.
No entanto, o Oitavo Portão está já em outro patamar, o Chakra Liberado é tão sinistramente denso que distorce o espaço (Yagai), e além disso, faz o usuário não só cegar um Jin do Juubi em velocidade, mas também ter força suficiente para quebrar Gudou Damas no soco. É algo como dezenas, talvez centenas de Byakugou liberados de uma vez, um pico absoluto de Chakra que colocaria mesmo Bijuus no chinelo, algo que o Byakugou consegue ser no máximo comparável.