Imagino eu, que o Satetsu do Sandaime Kazekage, assim como a Suna do Gaara, não possa ser absorvido pelo Gakidou de Pain, logo, seria uma arma bem útil na ofensiva e também poderia ser usada como suporte para o Bakuton do Deidara, isolando a área das explosões, uma vez que é resistente o suficiente para aguentá-las. Sobre os venenos, eu acabei ficando na dúvida pelo motivo que citaram para Pain ser imune... supondo que funcionem, é mais uma arma útil contra os inimigos, caso o contrário, são descartáveis. As 100 marionetes seriam uma boa, mas é mais quantidade do qualidade e o Rinnegan provavelmente poderia ver os Fios de Chakra e acabar detectando o Sasori através disso. Seu Katon não é muito relevante, embora funcione contra alguns dos corpos adversários.
Conhecimento básico sobre a Argila Explosiva é saber que ela explode, então imagino que sua fraqueza ser Raiton é desconhecida para Pain. De qualquer forma, mesmo que soubessem, eles não poderiam evitar as explosões, a não ser que o Kokushins sejam capazes disso, já que desestabilizam chakra, mas é apenas uma hipótese mesmo. C1 é burlado por velocidade, C2, caso estejamos considerando as minas subterrâneas, o Rinnegan poderia vê-las e evitar ataques. Ou, simplesmente se aproveitar disso para usar contra os inimigos, tal como Sasuke fez (poderiam fazer até melhor, visto que estão em 6, evitando as explosões de maneira similar a como fizeram com o Rasenshuriken, só que as explosões seriam previsíveis, ao contrário da técnica do Naruto).
O C3 pode ser muito bem considerado uma técnica de larga escala, não? Também estaria restrita a recurso final?
Eu não sei como a dupla luta, mas acredito que o Sasori possa usar o Satetsu em combinação com o Bakuton do Deidara. Isolando a área das explosões para atingir alguns dos corpos de Pain e até para evitar que eles próprios sejam pegos na explosão. De resto, não sei quais estratégias eles usariam.
Agora vejamos a Formação Pain.
O Tendou pode lidar facilmente com o Bakuton do Deidara e o Satetsu do Sasori com o Shinra Tensei básico. Como ele não está lutando sozinho, seria trabalhoso para a dupla descobrir o delay e mesmo que já saibam, seria difícil acertá-lo por causa do resto da formação. O Shuradou seria bom na ofensiva, através do uso de canhões de chakra, que poderiam interceptar as explosões do Deidara de uma boa distância, inclusive, poderia até explodir o dragão, prejudicando-o seriamente. O Chikushodou pode invocar um monte de bestas para variados propósitos, seja na ofensiva, defensiva ou até suporte. O Cérbero seria um problemão para qualquer um dos adversários, visto que não poderia ser derrotado com explosões de pequena escala, talvez interceptado com Satetsu, mas devido a quantidade que Sasori possui disponível, creio que nem isso seria o suficiente. O Camaleão pode esconder Pain e permitir que eles ataquem de diferentes formas. E quem sabe as invocações não sejam até capazes de previnir as explosões da mesma maneira que Sasuke fez com Manda. Além disso, o Chikushodou também é uma dor de cabeça pela capacidade de invocar os demais corpos de Pain. O Shuradou poderia lançá-lo para algum lugar e os demais seriam invocados instantaneamente. E também tem o pássaro, que pode voar.
Me pergunto se o Gakidou possa absorver a Argila Explosiva, já que é uma substância aleatória não criada somente por chakra, assim como a Suna do Gaara. Mas desde que consiga absorver a energia explodida, ele também seria um enorme empecilho para a dupla artista. Dos demais caminhos, um pode restaurar corpos destruídos e outro não é muito relevante.
Até aqui, vejo Pain em grande vantagem. Partindo para os últimos recursos de cada um... as 100 marionetes do Sasori foram derrotadas por Chiyo e Sakura, que nem tinham muita coisa. Acredito que a Formação Pain poderia fazer o mesmo, visto que eles possuem recursos melhores para lidar com o grande número de inimigos. Para C0 e C3, temos Gakidou (se conseguir absorver tudo a tempo) e Ningendou (usando as invocações como escudo e até usando a si próprio como corda de fuga - Shuradou lançava ele de dentro para fora de Konoha - que tem mais de 10 km - num instante e vice versa, manda Ningendou + aquele que restaura que a escapatória da zona de explosão é certa, e também tem o pássaro que pode voar para longe), Tendou (sozinho poderia usar um Shinra Tensei que repeliu até Bijuudama, embora não saia ileso). Os demais eu já não sei o que fariam contra isso. C4 pode ser visto pelo Rinnegan, daí eles podem sair da zona da explosão como Sasuke saiu, a diferença é que o Deidara acabaria usando uma vez só e não cairia em nenhum Genjutsu. Já o Chibaku Tensei é hit kill para os inimigos.
A Formação Pain possui uma vantagem clara e pode até vir a vencer antes de usarem todos os recursos que tiverem disponível.