Zeno escreveu:
Eu não levei em conta apenas porcentagem, mas o número, até pq, mesmo jogando menos jogos, Messi ainda fez mais gols em 2013. Já em 2010 Cristiano não por lesão, e a diferença de porcentagem deles em 2010, não foi tanto quanto em 2013.
Ainda assim foi maior e isso faz diferença no método de avaliação que você fez parecer que são n° de gols em n° de jogos, fora as assistências.
Zeno escreveu:
Messi criou 86 gols e Cristiano 83, criou mais, jogando, mais, e não deixa de ter criado mais, como em 2013. Fora que ainda assim, ter sido campeão é mais um critério, não poder ser o único, mas é um deles.
Excelente observação, só que do mesmo modo que um zagueiro e / ou volante teria mais interceptações e / ou roubadas de bola, um meia-atacante teria frente à um ponta direita e / ou esquerda. E aliás, na parte anterior do teu post você disse algo parecido como
"a diferença de porcentagem entre eles não foi tão grande", mais ou menos isso,
e deste modo, eu poderia alegar que a diferença da criação de jogadas entre eles não foi tão grande da mesma maneira, do mesmo modo.
Mesmo levando em conta a diferença de posição e / ou função dentro de campo que um meia exerce e um ponta não. Zeno escreveu:
E cara namoral também, não é só gol e assistências, o Messi é muito melhor que o Cristiano, cria mais jogadas pros companheiros e pra ele mesmo, é mais útil marcação, percorre mais o campo, é mais habilidoso e tudo, Cristiano só é matador. Pega lista de gols do Cristiano e compara com o Messi, Messi cria, Cristiano mata indo na bola que entregam ou no senso de posicionamento. O jogador que é habilidoso, joga pro time, é melhor que aquele matador camisa 9, do contrário a estrela do Barcelona ia ser o Eto e não o Ronaldinho, David Villa ia ser melhor que o Xavi, Fred ia ser craque do Brasileirão e etc.
Essa discussão de quem é melhor do que o outro é pura perda de tempo. Os dois possuem
características diferentes quando se fala em atuação em campo, uma boa discussão seria quem é o maior jogador, porque melhor é um labirinto sem saída. Da mesma maneira que o Messi
aparentemente é mais habilidoso que o Cristiano pois o segundo
"só" é matador, o português
é mais completo que o argentino, pois este
é um ambidestro superior, bate falta tão bem quanto o Messi, bate mais penâltis, cabeceia melhor e etc. O segundo negrito é intrigante, porque se a regra fosse algo como habilidoso = melhor,
então o Rivaldo ou o Ronaldinho seriam superiores ao Ronaldo Fenômeno, o que não ocorre.Zeno escreveu:
Na final da Champions, quando estava Ronaldo e o Salah em campo, deu pra ver, claramente, em campo, quem era melhor. Salah levou o Egito para copa, isso é muito ao meu ver, o Egito tem um elenco pior que time de série C.
Assim como deu pra ver
quem foi mais eficiente em momentos oportunos dentro de campo no decorrer das competições, os números são maiores pro lado do Cristiano. Com certeza é um feito não ordinário do Salah, como também a atuação de hat-trick e a vice-artilharia do Cristiano na copa, mesmo tendo jogado menos jogos que o artilheiro.
Zeno escreveu:
Do Messi não, em todos os anos que foi melhor, mereceu, e ainda foi roubado em 13.
Se o Cristiano não mereceu em 2018 e é questionável em 2017, o mesmo acontece pro Messi em 2010, 2015 e 2019, segundo os
números de gols e partidas jogadas.
Zeno escreveu:
Modric, Canavarro, Rivaldo, se não me engano Figo também, esses sim não mereceram. Acho que a gente pode até contabilizar 2017, como mais um ano que roubaram do Messi:
Messi 2017: 52 jogos, 54 gols e 16 assistências. Na Champions foram 11 gols em 9 jogos.
Cristiano 2017: 46 jogos, 42 gols e 10 assistências. 12 gols em 12 jogos na Champions.
O que
pesa pro lado do Cristiano é a conquista da Champions e
sendo o artilheiro, e não
apenas artilheiro, mas sendo
importante pro avanço da equipe em jogos importantes fazendo vários gols e isso não aconteceu pro Messi. Se o Messi
tivesse realizado alguns desses gols na parte
decisiva da Champions como nas quartas, semifinal ou até final
com certeza o Messi teria sido melhor do mundo, quem sabe.
Zeno escreveu:
Messi criou 18 gols a mais. É só questionável e não absurdo, pq o Cristiano foi super matador no mata-mata na Champions e mereceu o prêmio, mas que o Messi foi melhor é fato.
Na verdade não,
o que é fato é que o Messi foi mais jogador na fase de grupos da Champions, porque nos jogos de mata-mata
não foi tudo isso, tanto que foi eliminado nas quartas contra a Juventus. E ainda tem mais, nas oitavas contra o PSG
o mais importante da vitória foi o Neymar, tendo marcado
duas vezes e dado a assistência pro Sergi Roberto
pro gol da vitória.