Ufa, voltando...
Heimdall escreveu: Tem chakras e chakras Yagi...
Chakra por si só não é uma barreira defensiva, é necessário usar algum jutsu para "solidificá-lo".
Dando um exemplo bem prático, usando o Neji.
Neji no clássico já era capaz de liberar chakra de todos os seus Tenketsus, criando uma verdadeira aura em torno de si. Aqui é o que essa aura "pura" faz:
Por não ter nenhuma forma especial de defesa, o chakra puro serve meramente para alterar levemente a trajetória da flecha. Agora, ao usar um jutsu de fato, o resultado é:
Nesse lado de defesa que você propôs, a questão é essa. Não existe nenhuma menção ou indício de que esse chakra é manipulado para se solidificar. E na real, convenhamos que nem sentido faz. Solidificar um chakra dessa magnitude e se movendo nessa velocidade exigiria um controle de chakra e aptidão em ninjutsus excepcional. O único ninjutsu que o Gai mostrou em 700 páginas foi o Kuchiyose, além de possuir só um 3 em ninjutsu pelo Databook. Solidificação dessa magnitude só apareceu com o Tengu. Enfim, tudo aponta para ser só uma explosão de chakra para fora mesmo, buffando o Gai ao limite dentro do 8º portão.
Não é uma barreira, é literalmente análogo à liberação de Chakra que Neji fez, porém numa escala sem precedentes.
Não há porque ter mecânica de barreira sólida quando mesmo uma Gudou Dama foi inutilizada frente à distorção, e isso aplicado à alta velocidade do Yagai, cuja reação do Madara Jin foi simplesmente se impressionar mesmo, então sua funcionalidade está válida mesmo para técnicas God.
É desviar, não bloquear, o Dragão parte desse princípio. Se eu usei os termos "bloquear" ou "barreira", foi num sentido genérico mesmo, já que a mecânica entendemos qual é. O Chakra moldado que eu citei foi exclusivamente relacionado à forma do Jutsu, um Dragão que cobre totalmente o usuário, não é uma simples bolha, não é uma simples Liberação, é Transformação de Forma num nível alto, ainda que seja, sei lá, no máximo comparável a uns Suiryuudan da vida, mas que envolve Transformação de Forma, envolve.
Um exemplo perfeito é o Hirudora, que possui uma Transformação de Forma simplesmente divina,
ainda que não seja Chakra, o que coloca em dúvida como o Gai faz aquilo, mas como envolve um selo de mão específico, acredito que envolva Chakra de toda forma para aplicação da força física numa explosão muscular, a diferença para o Yagai, é que o Yagai é aplicação da Transformação de Forma diretamente, não envolvendo os músculos do Gai portanto. É interessante notar ainda, que formar o Dragão simplesmente acabou por churrascar o corpo do Gai completamente, então envolve um risco tremendo para além do uso do Oitavo Portão.
Sobre a distorção do espaço, tenho ressalvas tbm.
O principal ponto relevante na minha visão é que o Madara em si não sofreu com nenhum problema com a distorção. Quero dizer, o corpo dele não foi dobrado ou distorcido de nenhuma forma. Ou seja, o alcance dessa distorção é pequeno, provavelmente ocorre só centímetros (menos que 1 metro) de distância do corpo real do Gai. No instante que o Madara nota a distorção, já toma o golpe.
Além disso, o feito foi quebrar um bastão de Gudou-dama. É um feito relevante, mas existe uma ressalva. O bastão é rígido e fino, possuindo um momento de inércia muito baixo. Uma defesa mais fluida e espessa, teria mais condições de acomodar as deformações impostas pela distorção espacial. Ou seja, contra um casulo de Gudou-dama, nada garante que essa distorção seria capaz de quebrar a defesa antes de ocorrer o contato direto com o Gai, que vaporizaria a perna dele.
Enfim, não estou negando a força ou velocidade do golpe, que são incomparáveis. Tanto é que na prática, vejo o Yagai rasgando a defesa do cristal na testa do Tengu da mesma forma que o Jigen fez, ou atravessando o modo Bijuu pra acertar um chute no naruto, e por aí vai. Mas, esse aspecto defensivo que você propôs não existe na minha visão.
Contra o Chojou Kebutsu, o problema é a distância que ele vai ter que varar. Maluco teria q atravessar mais de 1Km de madeira. Lembrando que, contra algo desse tamanho, a distorção espacial desse nível não faria nada. Ou seja, a perna dele ia chocar com as mãos do Buda, não tem jeito. E aí, já sabe:
Aí fica a dúvida, ele conseguiria atravessar 1km dessa forma?
Aqui fica nossa visão diferente das coisas. Você pensa pragmaticamente, e inclusive trouxe um raciocínio baseado na mecânica dos sólidos para embasá-lo, já eu penso de forma mais abstrata...
Pegando o exemplo do Choujou Kebutsu, já para juntar toda a minha linha de raciocínio.
O Gai não precisaria chutar o Choujou Kebutsu pelo mesmo motivo que ele não precisou chutar a Gudou Dama, ele correndo já passou por ela como se não fosse nada, porque o Yagai em si já distorceu-a de forma que inibisse sua ação e presença. Era como se o Madara Jin não tivesse Gudou Damas na ocasião.
Da mesma forma, no caso do Choujou Kebutsu, teríamos Gai dando seu pulinho para avançar sobre o Buda e então, vindo de encontro com as mãos... O resultado, no meu ver, é esse:
Se a tensão gerada pela distorção nas bordas do Yagai foi suficiente para envergar uma Gudou Dama até ela ter um joelho quase perpendicular, então, nada mais natural que Mokutons também o sejam da mesma maneira, isso porque obviamente as Gudou Damas são materiais muito mais resistentes, ainda que as massas e volumes em comparação (bastão x Choujou Kebutsu) sejam bem diferentes.
É claro que, a intensidade das tensões seriam bem diferentes também, no entanto, o Yagai não necessariamente precisa distorcer todo o Choujou Kebutsu, e sim aquela pequena fração que entrar em contato com o Dragão, despedaçando todo aquele Mokuton até que Gai o atravesse completamente, rasgando os braços até chegar no alvo.
Em questão de escala e velocidade de movimento, o Gai ultrapassa o Choujou Kebutsu num segundo, já que ele arrastou o Madara Jin até o tronco da Shinju durante o chute.
Então, não necessariamente a distância de distorção seria um empecilho, mas o grau dela e também o poder envolvido, por exemplo:
Se uma única mão do Choujou Kebutsu vier literalmente de frente com o Yagai, a mão parte da mão em contato seria distorcida para fora? O Yagai abriria um buraco (distorcendo) no meio? Ou a simples distorção quebraria tudo pela frente?
Todas são questões sem resposta, pois não tivemos a prova definitiva de que o Yagai seja, por exemplo, parecido com um buraco de minhoca, rasgando o espaço-tempo por aí, mas que parece, parece. No fim, ele ainda tem um nerf que podemos considerar na hora de avaliar seus limites, que é o chute do Gai.
A distorção não se aplica ao alvo, e isto, creio eu, é um nerf proposital criado pelo Kishimoto para fazer do Yagai ainda um Taijutsu, uma boa e velha porradaria. Seria até meio sem graça o Gai simplesmente vaporizar metade do Madara Jin só distorcendo ele, mas o que ocorreu foi que a distorção veio para objetos vindo de encontro com Gai (Gudou Dama), para que ele pudesse de fato acertar o alvo com o chute, em outras palavras, o chute é imprescindível, então, se o Yagai não distorce tudo ou abre buracos por aí, logicamente é perfeitamente defensável de maneira direta e bruta, com barreiras por exemplo.
O Dragão ainda mordeu o Madara Jin até finalmente estourá-lo na Shinju, mas definitivamente não houveram danos remanescentes disso, tanto que o estrago feito na própria Shinju não foi lá aquelas coisas.
No mais é isso aí, discordo especialmente na questão da distorção, no meu ver ela se aplica à volta do Gai, e a região com maior intensidade deve ser mesmo no Dragão formado. Porém, não vou esquentar a cabeça com mecânica quântica e relativística, até porque eu sequer tenho capacidade de tal, então deixo aberta a possibilidade de ser defensável mesmo
MAS ACREDITEM NO YAGI, ELE TÁ CERTO, PORRA!!!Ótimos argumentos como sempre, mano Heim, valeu