De modo geral o saldo ainda é bastante positivo, na minha visão. Da para encarar a 4º temporada como o fim da "parte 1", que era inclusive o plano do Martin, ele planejava fazer um Time Skip de 5 anos entre Storm e Feast. E essa parte 1 é incrível, com a guerra dos cinco reis, Tyrion e Tywin agindo politicamente em KL e grandes episódios.
Me decepcionei muito com a última temporada, mas mais por como foi construído (ou não foi, para falar a verdade) do que pelo resultado em si. Não tenho problema com NK morrer, Bran ser rei, Danearys enlouquecer e Jon ir pra muralha, desde que tudo tivesse sido bem construído. Na morte do NK, se ignorou todas as profecias e foi escolhida uma personagem "que ninguém estava pensando"(palavras de D&D) pra matar, sem revelar quase nada sobre esses seres. Todo o conhecimento do Bran serviu pra ele virar isca, a Dany enlouqueceu em 3 episódios e todo o segredo de R+L=J teve pouca relevância na história. Agora, uma história em que esses elementos são mais elaborados e encaixam melhor ainda pode ser muito boa de ler, por isso tenho esperança para os livros.
George não escreveu ASOIAF com o propósito de ser imprevísivel,ele simplesmente subverteu a fantasia e introduziu no mundo real.É claro que Ned Stark ao ameaçar a família Lannister estando completamente vulnerável ocasionaria na sua morte,isso é uma coisa natural e até previsível na nossa realidade.Quando você está em uma situação de alto risco de vida,muito dificilmente vai aparecer um salvador,que estava num local exato,num momento exato para te salvar.
Exatamente. Essa parte de "subverter expectativas" é algo que ele próprio já falou contra. Ele constrói a história de uma forma, e se a lógica pede pela morte de um personagem, ele segue esse fluxo.
Mas mesmo com isso, o interessante é que, se for parar pra pensar, de personagem POV (mais próximo que temos de protagonistas) ele só matou Ned, Catelyn e o Quentyn Martell. E vamo combinar, quantas e quantas obras o protagonista começa órfão já. Do topo da cabeça, penso em Naruto, Harry Potter, Batman, Frodo. Ou seja, o Martin basicamente decidiu mostrar a morte desses personagens em seu livro, pra explorar como suas mortes afetaram os filhos que sobraram.