Clã Uchiha
Características Gerais: Kekkei Genkai: Sharingan, Afinidade de Chakra: Katon, Shurikenjutsu, Quantidade ou Qualidade de Chakra (ou ambos) acima da média, graças às suas origens provirem do Clã Ootsutsuki;
Creio que as primeiras habilidades que um Uchiha aprende sejam relacionadas ao uso de Shurikens, então o Shurikenjutsu deve ser a característica que eles possuem melhor desenvolvida. Arrisco dizer que praticamente todos os Uchihas que são ninjas, independente do nível, são capazes de utilizar o Sōfūshasan no Tachi, que foi visto quando Sasuke enfrentou o Orochimaru lá na Floresta da Morte.
Depois, eles devem ser treinados para utilizar Katon. O nível de desenvolvimento que os randoms possuem sobre isso deve ser menor em comparação com o Shurikenjutsu, afinal, isso requer um melhor domínio do Chakra. Aparentemente, a Katon: Gōkakyū no Jutsu é algo que praticamente todos Uchihas que são ninjas possuem. Também acho plausível o Katon: Hōsenka no Jutsu e o Katon: Ryūka no Jutsu, que também são Jutsus de Rank-C. Também a Uchiha Kaenjin, que Obito fez para proteger a Gedou Mazou, porém, no caso dos randoms, talvez eles consigam fazer em grupos e a barreira não seja tão poderosa quanto a que vimos originalmente.
Já o Sharingan deve ser a última habilidade que eles começam a desenvolver. O jutsu padrão deles deve ser o Genjutsu: Sharingan, com a maestria sobre isso variando de um para o outro. Como deve ser algo consideravelmente difícil de controlar, só os acima da média mesmo que conseguem desenvolver as habilidades do Doujutsu ao limite. O uso dos randoms deve se resumir a esse Genjutsu que citei, acompanhar movimentos em alta velocidade e copiar jutsus. Nada muito além disso.
Com essas habilidades, para ser forte não precisa de muita coisa, basta saber usar. E claro: as capacidades físicas podem ser bem relevantes também. De qualquer forma, acho que os Uchihas random só sabiam o básico do básico, então deviam ser somente acima da média geral de cada nível, ou seja, um Genin Uchiha > Genin comum, Chuunin Uchiha > Chuunin comum, e assim por diante.
Clã Hyuuga
Características Gerais: Kekkei Genkai: Byakugan, Juuken, Quantidade ou Qualidade de Chakra (ou ambos) acima da média, graças às suas origens provirem do Clã Ootsutsuki;
Eu não sei o que os Hyuugas aprendem primeiro, se é dominar o Byakugan ou o Juuken, talvez sejam os dois simultaneamente. De qualquer forma, os “randoms” desse clã acabam por ser divididos entre a Família Principal e a Família Secundária dos Hyuugas, mas não sei quantos existem em cada uma das famílias.
Exclusivos da Família Principal
Hakkeshō Kaiten: Foi dita para ser ensinada somente aos membros da Família Principal dos Hyuugas, então imagino que só eles tenham, exceto prodígios como Neji.
Jūho Sōshiken: Pelo que entendi, apenas os líderes e seus sucessores aprendem a técnica.
Hyūga Sōke no Juinjutsu: Obviamente, só os da Família Principal devem fazer isso.
Resto do Clã
Hakke Kūshō: Não há nenhuma menção a ser exclusiva da Família Principal, então imagino que a maioria do clã deve ter.
Hakke Kūhekishō: Em duplas, todos devem conseguir fazê-lo.
Jūkenhō Ichigekishin: Também não há nenhuma menção a ser exclusiva da Família Principal.
O nível deles acaba dependendo totalmente das capacidades físicas, mas acredito que estejam pareados com os Uchihas, embora ligeiramente atrás.
Os outros clãs
A maioria dos outros clãs foi pouco explorado, mas acho que os “randoms” deviam estar somente um pouco acima do que os Genins lá no Clássico.