Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Matemática é uma matéria MUITO difícil mesmo?

+6
Omar Pizzarou
Nicckkokk
Hitsudeg
ghost akuma16
Staz
Sweetener
10 participantes

descriptionMatemática é uma matéria MUITO difícil mesmo? EmptyMatemática é uma matéria MUITO difícil mesmo?

more_horiz
Dissertem.

descriptionMatemática é uma matéria MUITO difícil mesmo? EmptyRe: Matemática é uma matéria MUITO difícil mesmo?

more_horiz
Depende do nível.

Matemática básica que compreende o ensino fundamental é razoavelmente simples, mas pode ser elevada à nivel de olimpíada.
Matemática do ensino médio pode ser elevada à nivel ITA.
Matemática superior é arregaço mental, ou se dedica ou toma surra.

descriptionMatemática é uma matéria MUITO difícil mesmo? EmptyRe: Matemática é uma matéria MUITO difícil mesmo?

more_horiz
É exata, sempre vai ser aquilo e ponto.
basta decorar uma fórmula, saber fazer operações simples e acabou.

more_horiz
depende cada pessoa tem mais facilidade em alguma coisa, mais se vc se dedicar pode aprender, o problema sao os niveis, ai eu acho particulamente dificil msm, mas a básica que usamos dia a dia é simples

more_horiz
Não.
...................................................................................................................

more_horiz
Matemática do ensino superior é algo que muitas vezes nem os professores que passam os exercícios sabem resolvê-la. Ou seja, eles (professores) passam por passar e para dizer que passaram, mas muitas vezes nem eles mesmos sabem resolver.

E qualquer pesquisa na área de exatas de ensino superior é baseada em referências, bibliografias para sustentar teses. E quando digo sustentar não é apenas como uma referência qualquer, mas define a relevância do seu trabalho, porque nem eles mesmos (pesquisadores) entendem o que estão fazendo. Então uma aplicação local de determinado conceito de sistemas dinâmicos (por exemplo), depende de outro pesquisador ter conceituado uma aplicação parecida, mas usando geometria diferencial (outro exemplo).

Na minha opinião, o problema começou com o conceito de calculo diferencial e integral: Newton não estava tentando trazer um conceito primitivo de derivada com a elaboração das equações de velocidade instantânea, ele apenas conceituou uma situação em que o tempo era ínfimo no gráfico de deslocamento, realizando o cálculo do coeficiente angular do gráfico deslocamento x tempo.

Aí com Leibniz (que tinha uma briguinha com Newton), estendeu-se um conceito totalmente viajado com integrais que não era o foco inicial para posteriormente virar essa bagunça totalmente sem noção de integrais, derivadas que ninguém usa depois de sair de uma universidade.

more_horiz
não, depende do ensino até agora ainda não reprovei no 2º ano.
apesar de ser sei-lá, o mesmo pra outras matérias.

more_horiz
Staz escreveu:
É exata, sempre vai ser aquilo e ponto.
basta decorar uma fórmula, saber fazer operações simples e acabou.

Matemática não é difícil.

Mas o nível da matemática que você percorreu provavelmente não foi tão alto, se você tem essa percepção. Diversos problemas de matemática têm um grau de interpretação que vai muito além de saber uma fórmula e os mecanismos algébricos para fazer o cálculo.

Matemática é uma matéria MUITO difícil mesmo? CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

more_horiz
Até o conteúdo do EM basta decorar as regrinhas e formulas que é fácil até pra um mendigo esforçando só um pouco.

O que faz difícil é que é chata pra caralho e muitas expressões são inúteis para toda vida.

more_horiz
ITA é nível ensino médio, só para lembrar.

more_horiz
Como vc falou "matéria", to supondo que está considerando à nível de ensino médio.

Se for o caso, não é muito difícil, é só entender os conceitos e usar a lógica que é a resolução sai. Pode ser particularidade minha, mas sempre a tive entre as matérias que me deram menos trabalho, não o contrário. O que pode ocorrer é que de modo geral, como ela é considerada muito importante, você vai ter menos provas fáceis nessa área do que em outras.

Agora, à nível de ensino superior e pós, aí posso te garantir que é bem mais complicado do que vários cursos, como engenharias, por exemplo. Matemática é usada para fazer modelagens/simulações bastante complexas.

more_horiz
Nem precisa ser um bacharelado/licenciatura em matemática. Engenharia já é terrível, principalmente quem estuda em uma universidade federal.

more_horiz
Acho que depende muito. Achava matemática muito fácil no ensino fundamental e médio. São raros os conceitos que exigem um alto nível de interpretação e raciocínio lógico nas provas escolares.

Hoje faço engenharia em uma UF (UFG, pra ser mais exato) e, se eu quiser me sair bem, tenho que estudar muito para determinadas matérias. Sem contar que os cursos que possuem uma base matemática, os de exatas, por exemplo, são os cursos em que mais se encontra repetentes. Inclusive, alguns cursos de humanas também costumam possuir alguma matéria na área de exatas, como estatística, o que gera um grande número de repetentes e um pavor por parte dos estudantes.

Claro que, de um modo geral, existem diversos motivos que corroboram para que isso aconteça. Tem muitos professores do ensino superior que explicam mal, não possuem nenhuma didática. Além disso, se acham no direito de aplicar provas muito difíceis que vão muito além do que foi ministrado em aula, ou seja, se quiser ir bem e passar, tem que estudar por conta própria. Eu tenho amigos de universidades particulares e as provas deles nem se comparam com as que eu tenho.

No fim, dá pra complicar muito a matemática, afinal, ela exige praticamente todos os aspectos cognitivos, seja interpretação, lógica, compreensão, memória, abstração etc.

more_horiz
Depende do seu nível de devoção e do seu nível de foda-se. Eu caguei e cago pra matemática desde sempre. Pra falar a verdade, nunca gostei de trabalhar com números. Exatas, pra mim, são uma montanha gigante de conhecimento inútil e entediante(para minha pessoa, não para o mundo).

Matemática, com certeza, será um desafio se o indivíduo tiver um QI abaixo da média. As chances de se embananar durante as contas é muito grande. Mas com prática e um guia correto, nenhum cálculo se torna excessivamente difícil, e se você gostar da disciplina, isso vai facilitar ainda mais.
Uma pessoa autodidata e com um QI normal, mesmo que não goste de exatas, vai facilmente lidar com as contas.

more_horiz
Se for desconsiderar a galera que se dedica pra ITA, IME ou almeja ir longe numa OBMEP da vida, matemática do E.M. é tankável sim.

Só algumas coisas que podem te ajudar:

1. Não aposte tudo em decoreba (fórmulas, resumos);  De todos os conteúdos só logaritmo (algumas propriedades) e análise combinatória ( arranjo e combinação) realmente precisam de fórmulas, e olhe lá. Outros como progressão (aritmética/geométrica) tu faz tudo com um atalho só, então nem conta. O negócio é praticar, começar com as questões mais idiotas do livro didático, ir pras de concursos e depois tentar Enem, PUC, ITA etc

2.Procura revisar a base, mesmo algo ridículo como produtos notáveis

3. Se tu olhar pra prova e ver aquilo como um enigma, nada feito. Vai na boa e entra no universo de cada questão.

Do ensino médio pra frente, vai de cada um. Meu irmão sempre foi cabeça e passou sufoco em Engenharia da Federal, depois de uns 2-3 semestres que parecia adaptado. Ir bem em matemática do ensino médio não te garante uma graduação tranquila, mas se tu já caduca antes, saiba que vai ter que correr muito atrás depois.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos