É só a minha opinião!
Creio que entrei num território perigoso. Estou completamente ciente do valor histórico, todavia ainda acho extremamente chato.
Os arcos são extremante repetitivos. O primeiro arco é o torneio galático, nada a dizer apenas um arco de torneio normal. Depois eles vão recuperar a armadura de Sagitário interessante. O arco das doze casas sei que é extremamente importante, pois criou esse sistema de lutas seguidas etc. Algumas lutas eram legais, outras e desinteressante.
"Oh não! A deusa Atena irá morrer dentre 12 horas, precisamos correr!"
Não falarei da saga de Arsgard pois é um completo filer. Segue a mesma premissa das doze casas.
"Oh não! As geleiras estão derretendo e a Atena só consegue segura-lo, por apenas 12 horas, precisamos correr."
Aí vão lá lutar com os cavaleiros de Odin Etc.
Saga Poseidon.
No anime a Saiori é novamente sequestrada e no mangá ela vai até o Poseidon!
"Oh não! Precisamos resgatar a Saiori e quebrar os pilares, precisamos correr antes que aconteça o diluvio."
Aí novamente os cinco bronze boys vão atrás da Atena e quebrar os pilares. Ainda não entendo pq mandar os cincos muleques ao invés de mandar os Cavaleiros de Ouro que ficaram apenas esperando, fazendo mais nada. Aí tem mais lutas a mesma formula dos arcos anteriores.
Saga de Hades.
"Oh não, espectros querem matar a Deusa Atena, precisamos ajudar."
AÍ vai lá Shion querendo matar a Atena e os cavaleiros dourado tentando impedir. Particularmente eu gosto desse arco, segue a mesma premisa, porém para mim é mais interessante ver os Cavaleiros de Ouro lutarem, exclamação de Atena etc...
Depois tem a saga do inferno. Shun é o Hades, Atena vai lá tentando dialogar, os Bronze boys vão lá tentar resgata-la e tentar derrotar Hades. O mesmo esquemas, várias lutas, cada vez um inimigo mais forte etc...
Quero dizer que gostei muito do prologo do Céu, algo mais maduro e interessante. Queria muito ver a continuação do filme, mas foi cancelado.
Nex dimension começa legal. Ao invés do Seiya resgatar a Saiori é ela que vai resgata-lo. Achei a primeira parte legal, quando vai até sua irmã Artemis e de lá Shun e os outros encontram alguns inimigos. Aí quando ela volta no passada é o mesmo esquema das Doze casa e o arco do Santuário Hades. Porém o que muda é o novo Deus e os cavaleiros da antiga geração.
"Oh não! Odisseu quer matar a Atena, precisamos salva-la"
(Quero abrir uma parente-se. É uma teoria que pensei, não sei se já foi discutida na internet. Odisseu quer matar Atena, pois Asclépio disse que ela irá causar desordem no tempo, porém Atena sabe as consequências de suas ações e ela aparentar estar tranquila, pois disse que a Sasha ainda irá despertar. Aí eu pensei, talvez ela estivesse dizendo a verdade e Asclépio mentiu para Odisseu dizendo que ela iria arruinar o mundo etc. Essa é minha teoria)
Vamos sair da teoria e voltar para a MINHA OPINIÃO. O resto eu não sei dá história por que o Kurumada vive entrando em Hiatos.
Como havia dito, acho o universo que ele criou muito legal, porém a execução em si não é muito boa. Por isso entrarei nos spin-off que é muito mais interessantes que a obra original.
Vamos falar de Omega, já tirando dá frente a aproveitando a pergunta do tópico.
É extremamente ruim, virou mais um shounen clichê de criança, que no original um cortinho no dedo já causava uma ensurrada de sangue. A primeira temporada, os episódios é de aventurazinha cada ep se passa num lugar diferente. Já vi isso em vários animes. As armaduras nem parecem armaduras, é apenas uma fantasia. A Aria pelo amor de Deus! Tem o carisma de uma cerveja quente, ela até consegue ser pior que a Saiori! Ainda bem morreu, nem senti falta.
Aí depois tem meio que a saga do Santuário, mais do mesmo. Assisti a metade da Saga de Pallas, todavia tropei. Nem sei como são os outros arcos ou como termina.
Li um tempo Saintia Sho, antes de sair o anime (nem mesmo assisti) é interessante ter as Santias cavaleiras pessoais de Atena... porém não me agradou para eu continuar.
Agora vamos falar dos queridinhos de muito The Lost Canvas!
Quando me falam sobre guerra santa, vem na minha cabeça dois deuses cada um de um lado, lutando e não uma menina é sequestradas e os rapazinhos vem lá resgata-la. Em TLC é mais parecido com uma guerra e os arcos são mais legais. Por exemplo, para matar os espectros eles precisar do negocio lá que não me lembro o nome, aí eles precisam ir lá e conseguir. Ou precisam encontra e concertar o barco lá para conseguir lutar contra o Hades. É muuuuuuito bom!
Eu pretendo ler episódio G, parece ser muito interessante. Não posso falar dele, pois não li.
Em relação a arte, eu não me importo. Tanto faz para mim. Uma coisa que me incomodei com o mangá de TLC é justamente a arte, ela é bonita, porém as armaduras tem tantos detalhes que não dá para saber o que está acontecendo. Nas lutas sempre ficava confusa com que tá acontecendo.
ESSA É A MINHA OPINIÃO.