A marca pode ser só estética mesmo. Isso foi inspirado em costumes de algumas regiões da Ásia, onde as mulheres utilizam esse tipo de marca na testa.
Ah... nem você considera esse argumento convincente.
Shizune mencionou que o selo só pode ser formado com muito esforço, não dá pra simplesmente dizer que Kishimoto desenhou esse mesmo símbolo na testa da Mito só pra ficar bonitinho, fosse assim desenhava outras com o mesmo selo, a Kushina e a Karin, que também são mulheres do Clã Uzumaki, poderiam muito bem ter esse costume também. Mas deixa pra lá...
Mas o Madara não conhece o selo cara, olha a página que eu postei. Ele vê o selo sendo liberado e diz basicamente "o q é isso aí?"
Não existe nada que diga que Madara já viu a Mito liberando o selo. Por outro lado, na menção que você fez logo abaixo, sobre Madara associar Naruto à Mito, aparece uma imagem da Uzumaki com este selo, como se Madara estivesse lembrando de como ela era.
Cara, quando o Madara vê o Naruto pela primeira vez, a relação que ele faz é "O clã da Mito". O Obito, que tirou todo seu conhecimento do passado com o Madara, associa diretamente o sensor de emoções da Naruto com a Mito. Não é possível que um usuário de doujutsu sedento por poder como o Madara vai ver um marca de chakra na testa da Mito, e depois não reconhecer a mesma marca na neta dela. Não tem a menor lógica.
Não. O Madara só associou o Naruto com a Mito, pois o Kabuto mencionou o sobrenome dele. Portanto, Madara associou "Uzumaki" à Mito, não ao Naruto. Afinal, se não estou enganado, essa cena ocorre depois do Uchiha lutar contra a Aliança Shinobi, que incluía o Naruto. É diferente, por exemplo, do Tobirama, que associou a Karin ao Clã Uzumaki por causa do chakra, sem sequer saber tal fato.
Sobre o Obito, pode ser que sim, mas também pode ser que não. Se a habilidade sensorial da Mito era algo que ela utilizava com frequência, não é loucura pensar que Kushina ou Minato pudessem ter mencionado isso no tempo que Obito estava em Konoha. Porém, a sua explicação também vale.
Bom, sobre a última parte. É fato que usuários de Doujutsu podem ver chakras selados quando tais não estão em uso? Pois se me lembro bem, Neji, que possui o Byakugan, só foi ver o chakra da Kyūbi quando Naruto
liberou o selo. Sasuke também não parecia entender o "chakra vermelho" até ver Naruto usando isso lá no reencontro deles depois de 2 anos e meio. Também há outros Fūins que não parecem ser necessariamente visíveis até que sejam liberados, outros nem quando são usados.
E, enfim, como eu disse, não dá pra dizer que o Madara sabia necessariamente tudo sobre a Mito baseando-se apenas nessas coisas. Além disso, a Mito poderia muito bem manter essa habilidade em segredo, especialmente dos inimigos. Orochimaru não conhecia todas as habilidades da Tsunade, tampouco de Hiruzen, Nagato não sabia de todas as habilidades de Jiraiya, Obito não parecia saber tudo sobre Minato, e por aí vai. Por que o mesmo não vale para o Madara? Todos sabemos que ele foi manipulado pelo Zetsu, bem capaz dele ter deixado o Uchiha descobrir apenas o que lhe era conveniente (não querendo dizer que Madara não tenha capacidade de descobrir as coisas por si mesmo, não entenda errado).
Depois, se eu me basear no seu primeiro parágrafo, sobre a marca ser comum, Madara pode ter simplesmente ignorado, dando-se conta de que se tratava de algo relevante apenas quando foi enfrentar a Tsunade, afinal, ele pode ter pensado que a Mito só usava aquilo por questões de estética.
Antes desse retcon de Boruto, juntando as informações da obra, o que mais fazia sentido era que a Tsunade tinha inventado o Byakugou (justificando o Madara desconhecer o selo) e ao escolher a forma do selo, escolheu a mesma forma estética que sua avó utilizava.
Não fale por todos, essa é uma hipótese sua ou que você viu em algum lugar, não? Eu não vou dizer que você está errado em considerar isso, mas também não é convincente o suficiente para que eu concorde.
Se a Mito não fosse uma kunoichi, dita como poderosa, de acordo com Kushina, do Clã Uzumaki, dito como especialistas em Fūinjutsu, e esposa de Hashirama, formando uma aliança entre Uzushiogakure e Konoha (filha do líder?), aí pode ser que eu desconsiderasse a ideia dela possuir o Selo Yin.
E tipo assim, um trecho do Databook deixa claro que o jutsu combinado foi criação do poder da medicina. Ou seja, não seria algo herdado do Rikudou, mas sim desenvolvido por uma médica, no caso a Tsunade.
Aí você se confundiu. O Databook e o próprio mangá sempre deixaram claro que essa técnica aí, o Ninpou Souzou Saisei - Byakugou no Jutsu, é o auge do Ninjutsu Medicinal e foi criado pela Tsunade, isso aí é óbvio e, a propósito, eu mesmo citei isso no meu comentário. Inclusive, nesse trecho mesmo que você trouxe, só confirma o que eu estava dizendo antes: "Selo Yin + Souzou Saisei = Ninpou Saisei - Byakugou no Jutsu". Ademais, o Ninjutsu Medicinal descrito no DB4 é o Souzou Saisei.
E só pra deixar claro, cada um desses três que eu citei é uma técnica diferente, cada um tem uma página própria no Databook, os dois primeiros no DB2, o último no DB4. O problema é que, aparentemente, por causa da nomenclatura das técnicas (que é um rearranjo simples), os fãs parecem tratar essas
três habilidades como uma única. Eu expliquei de maneira breve a funcionalidade de cada uma no outro comentário, se quiser, é só ler. No DB2, estão nas páginas 201 e 242, se não me engano. No DB4, você mesmo já trouxe.
O que digo que a Mito possuía era o Selo Yin (inventor desconhecido), cuja a nomenclatura já foi descrita como "Infūin", "Byakugou no In" e até "Byakugou no Jutsu", como o DB4 descreve a técnica, não os outros dois, que, no caso, esses sim foram comprovadamente inventados pela Tsunade (Souzou Saisei, mencionado no DB2, e outro no DB4).
Digamos, o Ninpou Souzou Saisei - Byakugou no Jutsu é como um "Chidori - Rasengan" do Kakashi, caso ele fizesse uma técnica combinando as duas habilidades.
Somado ao fato de que Shizune não queria que Tsunade usasse o selo e que o Databook ainda dá evidência a isso, é plausível dizer que Mito raramente usava essa habilidade, afinal, Tsunade e Sakura raramente usam também.