Um ótimo personagem, dosado de muito alívio cômico (visual ridículo e burrice colossal), mas também com destreza e espírito de combate sem igual.
Na parte 1, fora apresentado como um rival do Kakashi e alguém capaz de superar o Hokage em poder, além de ter espantado Itachi e Kisame juntos. O que vimos do Lee, portanto, era só uma fagulha das chamas da juventude.
Na parte 2, Gai aparece massacrando Kisame duas vezes, enfrentando Obito com sua temida intangibilidade e arregaçando o Madara Jin. O powerscaling ficou bem discrepante uma vez que, antes fosse alguém capaz de superar o Hokage, agora, seria alguém capaz de superar os 5 Kages. No entanto, Gai não mudou nada, e a promessa de um poder avassalador surge ainda na Saga Pain quando Kishimoto fazia questão de tirar Gai de cena.
Gai poderia ter:
- Matado Orochimaru, impedindo que Hiruzen fosse morto e inibindo a possibilidade de Sasuke fugir da aldeia.
- Matado Itachi e Kisame, bagunçando toda a trajetória do Sasuke.
- Destruído o Gedou Mazou, talvez impedindo que o Juubi fosse revivido.
- Superado Madara Edo, ajudando os Kages no selamento dele.
- Derrotado Pain, bagunçando toda a trajetória da Akatsuki, do Nagato e do Naruto.
Um cara ridículo, inexplicavelmente forte e com uma promessa de apresentar um show de Taijutsu durante sua primavera da juventude. Infelizmente, as promessas tornaram-se coadjuvantes, nem mesmo dignas de toda a honra da morte vinda do uso do Shimon.