@ghost akuma16Não, ainda assim são casos bem diferentes. Itachi não queria matar o Sasuke, mas esse não era seu único objetivo, ele também tinha a intensão de levar seu irmão mais novo ao limite para que o Orochimaru pudesse sair dele e, além disso, ainda precisava convencer o Sasuke de que estava lutando a sério, para que, caso o Obito contasse a verdade para ele, fosse mais difícil para Sasuke acreditar.
O Itachi provavelmente teria conseguido matar Sasuke com o Amaterasu logo na primeira vez que usou o jutsu, pegando seu irmão de surpresa, mas não o fez, cancelou o ataque, dando tempo suficiente para Sasuke sair correndo e se preparar para usar a troca de pele do Orochimaru, que no caso, o Itachi provavelmente conhecia muito bem, mais um motivo para ele se sentir permitido a usar o Amaterasu. Depois também tinha o Sharingan, que podia prever cada movimento do Sasuke e tals.
É claro que o Itachi não previu a luta inteira e poderia muito bem ter dado azar, mas a maior parte dela ocorreu de acordo com o que ele planejou, durante anos, provavelmente.
Agora no caso do Sasori, o que ele ganharia não matando Chiyo e Sakura logo no início do combate? Se não me engano, era ele que ficava reclamando por Deidara demorar demais nas batalhas. Sasori não tem muitos motivos para enrolar suas batalhas, se elas demoram mais do que ele esperava, isso acontece mais por causa de seus adversários do que por causa dele mesmo.
Sasori não começou 100%, é claro, quase ninguém começa uma batalha revelando todos os seus truques, mas ele também não estava brincando ou enrolando o combate por vontade própria, Chiyo e Sakura que estavam conseguindo lidar com o que ele oferecia. Caso ele começasse 100%, com Satetsu Kaihou, provavelmente as venceria, mas optou por manter uma batalha tradicional, aumentando o nível conforme a necessidade, isso facilitou pra elas da mesma forma que facilitaria pra qualquer um. Madara também não começou usando o Susanoo Tengu contra os 5 Kages, por exemplo.
A maioria dos combates vão aumentando o nível de dificuldade conforme a luta prossegue.