O Kotoamatsukami é uma técnica de curto (até 5 metros), médio (até 10 metros) e longo-alcance (acima de 10 metros), mas em compensação a distância inicial proposta pelo tópico é de uns 25 metros. Portanto, Tobirama não poderia ser derrotado logo de início por esse genjutsu, ainda mais tendo conhecimento total.
Tobirama, conhecendo o genjutsu de Shisui e a sua alta periculosidade em batalha, poderia se manter longe usando Kage Bushin e ressuscitados pelo Edo-Tensei para irem na frente lutar por ele; Kage Bushin e ressuscitados esses que são capazes de usar Hiraishin e Gojou Kibakufuda (múltiplas explosões contínuas), respectivamente.
Danzou não tem nenhum resposta ao Gojou Kibakufuda, as explosões prosseguiriam até ele esgotar o Izanagi (não precisa ser pelo tempo de todos os sharingan somados, pois Danzou precisa fazer selos e ativar a técnica a cada novo uso em um novo olho) e não ser mais capaz de ignorar as explosões.
Danzou até poderia cancelar o controle de Tobirama sobre o Edo-Tensei via Kotoamatuskami, mas o jutsu entraria no intervalo de tempo que possui entre cada uso.
Tobirama vs. Danzou (sem K.A) é uma luta com chances improváveis para o Shimura, ele é completamente incapaz de acompanhar e oferecer perigo a alguém com a velocidade de Tobirama usando Hiraishin, que uma vez foi o homem mais rápido do mundo. Danzou sequer poderia tentar adiar a sua derrota com Izanagi, Tobirama o mataria no meio de um uso pro outro.