Olá, meus colegas! Acho que praticamente todos os fãs antigos de Naruto sabem que existe uma grande rivalidade entre as fanbases de Jiraiya e Itachi, especialmente no que se diz respeito a um combate entre esses dois personagens. Há muitos argumentos para ambos lados, sejam eles bons ou ruins, mas estou aqui para desmistificar algumas coisas a respeito deles e, quem sabe, tentar mostrar qual dos dois era considerado o mais poderoso dentro da obra.
Primeiramente, vamos dividir essa análise em duas: Parte I (Clássico) e Parte II (Shippuden), pois, pelo menos na minha opinião, muitas coisas mudaram após o Timeskip de dois anos e meio, sendo o Power Scalling o mais notável.
Vamos começar analisando a Parte I, que é onde os dois personagens tiveram seu primeiro (e último) encontro, embora muito breve para se tirar qualquer conclusão absoluta.
FRASES POLÊMICAS (será?)
Pelo que é possível perceber, nem Itachi nem Jiraiya chegaram a mostrar todas as suas forças durante a Parte I. Tudo o que podemos fazer é analisar menções sobre poder deles e suas habilidades. É exatamente nesta época que há uma frase do Itachi muito polêmica à respeito do resultado de uma possível batalha entre ele e Jiraiya, a qual a fanbase do Uchiha desconsidera completamente, enquanto a fanbase do Ero-Sennin faz questão de citar em qualquer comparação entre os dois personagens.
Eu tenho duas interpretações para essa frase, vejamos a primeira:
Existe uma grande mistificação em cima desta frase. Muitos interpretam que ela quis dizer que “o melhor que Itachi e Kisame conseguiriam fazer, mesmo se recebessem ajuda de mais membros da Akatsuki, seria um empate ao custo de suas vidas”, ou seja, praticamente a Akatsuki inteira, 9 Nukenins de Rank-S ou quase isso, seriam derrotados somente pelo Jiraiya. Um absurdo! No entanto, se interpretarmos melhor, não é nada disso.
Kisame considerava Itachi poderoso o suficiente para bater de frente com o Jiraiya, mas não tinha certeza sobre si mesmo, dizendo que o Ero-Sennin estava num outro nível.
Em seguida, Itachi confirma as hipóteses de Kisame, dizendo que, caso ele e Jiraiya se enfrentassem, um acabaria matando o outro ou, no mínimo, se machucariam seriamente. Claramente, dando a entender que eles estavam mais ou menos no mesmo nível (obs.: percebam que a tradução oficial em inglês está ”...if we faced off…” ou “se nos enfrentássemos”, não ”...if we faced him…” ou “se nós enfrentássemos ele”).
Só depois Itachi complementa dizendo que se ele tivesse ajuda (também pode ser traduzido como “plano b” ou, ainda, “substituto”), o resultado não mudaria muito, ou seja, ambos Itachi e Jiraiya ainda continuariam ou matando um ao outro ou se machucando seriamente para conseguir a vitória.
Com base nisso, eu diria que Jiraiya e Itachi estavam tão acima dos demais, que mesmo a ajuda de alguém do naipe do Kisame seria irrelevante na batalha (vide que a presença de Konan, também uma Rank-S, foi praticamente irrelevante na batalha entre Jiraiya e Pain, pois esses dois estavam num nível muito alto, mesmo para alguém de sua categoria).
Depois disso, Kisame apenas faz uma exaltação ao título dos Sannins Lendários, que nesta época, eram considerados praticamente invencíveis, vide algumas hipérboles presentes nos Databooks, como a força de Jiraiya “não ter limites” e sobre ninguém ser capaz de enfrentar os Sannins a não ser eles mesmos (embora mais de um deles tenha sido visto sendo enfrentado por alguém que não fazia parte do trio).
Outra coisa que poderia reforçar que Itachi e Jiraiya estavam sendo tratados como “iguais”, ou pelo menos, que o Uchiha não era tão inferior quanto tentam fazer parecer, é a seguinte cena, onde Kisame questiona o motivo de uma retirada se eles tinham “o poder” do Uchiha. Aqui, eu não tenho certeza sobre o que Kisame está se referindo, se é a força de combate do Itachi ou se é especificamente ao Amaterasu, visto que todo o capítulo, inclusive o título, é focado neste jutsu. Mas vocês podem tirar suas próprias conclusões.
Também vale lembrar que, naquela época, as habilidades do Kisame realmente não eram grande coisa. Itachi afirmou que seu parceiro provavelmente não sairia ileso enfrentando Kakashi e uma luta entre eles acabaria por demorar demais, embora não tenha descartado a possibilidade de vitória do parceiro. Só lembrar que Kisame foi forçado a usar Ninjutsu contra o Asuma e, antes disso, havia caído no Genjutsu da Kurenai (não que eu acredite que ele não conseguiria escapar sozinho). Ou seja, mesmo que Hoshigaki fosse um Rank-S, ele provavelmente não sairia ileso enfrentando os Jounins mais poderosos de Konoha. Outra coisa interessante é que na Parte I uma fonte de água pré-existente era fundamental para Suiton de larga escala, de maneira que apenas Tobirama, o Top User do elemento na época, e Gamabunta, o mais poderoso sapo do Myoubokuzan, foram os únicos visto usando Suiton de larga escala sem fontes de água.
Logo, no hotel, Kisame poderia estar limitado a usar somente sua Samehada em batalha e, talvez, um Suiton básico, de baixa escala, ou seja, estaria mais ou menos no nível de Kakashi e Asuma. Então não seria necessariamente um absurdo caso o Jiraiya realmente conseguisse levar os dois membros da Akatsuki (por outro lado, é bem óbvio que se considerarmos todas as habilidades que os três personagens mostraram no decorrer da obra, as coisas mudam drasticamente). Sem falar que o Itachi mal conseguia manter o Sharingan ativado naquele momento.
Interpretação 2
Isso pode muito bem se comprovar uma viagem minha, uma asneira, uma merda, etc., mas vamos lá…
Lendo essa página com atenção, parece que o Jiraiya só entra na conversa da dupla no quarto quadrinho, dando a entender que eles estavam falando sobre o Naruto antes disso, ou melhor, sobre o que estava dentro dele, a Kyuubi, o que ao meu ver, faria bastante sentido para a época e, provavelmente, tiraria grande parte da incoerência presente na frase em relação a tudo que havia sido apresentado até então. Vale lembrar, inclusive, que o capítulo anterior estava abordando justamente isso: Itachi e Kisame estavam atrás da Kyuubi (e os objetivos da Akatsuki não haviam sido bem esclarecidos na época, talvez nem estivessem prontos). Sem falar que eram 9 membros da Akatsuki para 9 Bijuus, cada um devia ser responsável pela captura de uma no conceito inicial.
“Nossa, você é muito fanboy! Estás a dizer que Itachi bates de frente com a Kyuubi?”
Calma! Lembre-se de que o Power Scalling da Parte I era muito inferior ao que nos foi apresentado durante o resto da obra. Nessa época, as Bijuus não eram tão poderosas assim, basta lembrar que a combinação de Naruto e Gamabunta foi o suficiente para derrotar Shukaku, embora ele não estivesse em seus plenos poderes. A Kyuubi era superior ao Ichibi, provavelmente, mas não deveria ser aquele abismo. Hiruzen, mesmo envelhecido, era considerado o mais poderoso dos 5 Kages, Orochimaru estava acima dele, e até antes da aparição de Itachi, podia muito bem ser considerado o mais forte do mundo, perdendo apenas para Minato, caso este estivesse vivo, ou para o próprio Sandaime Hokage, se este fosse 10 anos mais jovem. Dito isso temos 3 personagens que superavam o Orochimaru, sendo eles: Hiruzen (10 anos mais jovem), Minato e Itachi.
Não sabíamos quais eram as habilidades da Kyuubi desta época (mas Bijuudama nem devia existir, o que sabíamos era a regeneração e enorme quantidade de chakra), mas por Power Scalling, estava acima de praticamente qualquer ninja, embora os únicos capazes de enfrentá-la fossem os mais fortes do mundo mesmo, isso ao custo de suas vidas, como ocorreu com Minato. Daí não é muito difícil imaginar o Itachi dizendo aquilo, especialmente se o Kishimoto ainda não tivesse planejado fazer o Sharingan ser capaz de controlar Bijuus.
Bom, acho que é uma possibilidade, embora eu nem tenha muita fé nela, estou apenas citando, pois achei interessante de se mencionar. Mas deixo isso em aberto para os mestres de interpretação daqui.
Mas enfim, se analisarmos a frase de Itachi isoladamente, não haveria problema algum de Itachi estar no mesmo nível do Jiraiya, seja acima ou abaixo. Não é disso que o povo reclama. O problema é que poucos capítulos antes, o Orochimaru diz que Itachi era mais forte do que ele, dando a entender que realmente havia uma grande diferença entre suas habilidades. E, a partir do momento em que Jiraiya é claramente dito para estar no mesmo nível do Orochimaru, seja em mangá ou Databook, com alguns indícios de que era até ligeiramente inferior, esse mesmo Jiraiya ser considerado superior ao Itachi parece realmente uma inconsistência no roteiro.
Em Naruto há diferentes estilos de luta, com vantagens e desvantagens, mas a posição de superioridade e inferioridade não é alterada. Yamato venceu Naruto 4 Caudas mais facilmente do que Jiraiya e Orochimaru, mas nem por isso é considerado superior a eles. Kabuto também conseguiu colocar pressão na Tsunade, uma dos Sannins Lendários, mas isso não o fez ser considerado tão forte quanto os membros do trio. Daí, tudo o que nos resta a pensar é que foi um furo, isso considerando a interpretação mais recorrente (primeira citada) e desconsiderando a Parte II. A partir da Parte II, poderíamos interpretar que Itachi simplesmente mentiu para o Kisame, com o objetivo de proteger não apenas Konoha, como também sua própria identidade de espião. Ou então, poderíamos dizer que isso sofreu retcon, da mesma forma que diversas outras coisas também sofreram, como Hiruzen deixando de ser o mais poderoso dos Hokages, Suiton sem fonte de água pré-existente banalizado, entre outras coisas.
Em hipótese, por menções e por um Power Scalling sensato, pelo menos na Parte I, há mais provas coerentes de que o Itachi era considerado mais poderoso do que o Jiraiya do que o contrário, isso se considerarmos a consistência dos fatos. Mas vamos analisar as habilidades deles na prática (que não representavam o verdadeiro poder de nenhum, vale lembrar):
Considerando apenas o mostrado e o mencionado óbvio sobre ambos personagens, pelo menos eu acredito que, caso eles viessem a se enfrentar em batalha, teríamos algo bem equilibrado, à princípio. Primeiro analisando os recursos mais básicos de Itachi, temos coisas que até os Jounins conseguiram lidar, embora com certa dificuldade. Técnicas como: Bunshin Daibakuha, Katon: Goukakyuu no Jutsu ou Suiton: Suigadan não seriam tão problemáticas para Jiraiya lidar, pois além delas serem efetivas apenas no curto alcance, o Ero-Sennin poderia se proteger de todos, ou da maior parte dos danos através do Hari Jizou.
Quanto aos Genjutsus básicos do Uchiha, como Genjutsu: Sharingan e o Magen: Kyou Tenchi-Ten, poderiam ser mais problemáticos em comparação com os Ninjutsus, no entanto, difícil imaginar Jiraiya sendo derrotado apenas por isso, visto que nem mesmo Kakashi e Kurenai foram. O primeiro, sabemos que o Ero-Sennin conseguiu identificar e lidar, quando Itachi usou isso com aquela mulher, para afastar Jiraiya (com Kai, provavelmente). Não seria muito diferente para fazer isso consigo mesmo. Já o último, poderia ser combatido da mesma forma que a Kurenai fez. Ainda assim, vale ressaltar que qualquer vacilo poderia ser decisivo para o resultado do combate.
Já em relação aos recursos ofensivos básicos do Jiraiya (sem Kuchiyoses), temos alguém mais mortal, capaz de usar Doton: Yomi Numa, Katon: Endan e Rasengan. Itachi poderia lidar facilmente com o Katon, seja copiando-o com o Sharingan, usando seu Goukakyuu no Jutsu, ou até o Suigadan, sem falar que esse ataque em específico não chega a ser um finalizador. Já os outros dois podem ser considerados bons finalizadores, mas há algumas observações. Primeiro que seria necessária uma boa estratégia para acertar o Itachi com o Rasengan, visto que além dele ser considerado bem rápido, mesmo naquela época, o Sharingan seria excelente para prever a trajetória do ataque e, consequentemente, abrir brecha para um contra-ataque, seja usando um ataque físico (kunai, por exemplo), ou um Genjutsu. Fora que ele poderia substituir seu corpo verdadeiro por um Kage Bunshin explosivo. Ou seja, embora o Rasengan seja um bom finalizador, Jiraiya dificilmente conseguiria executá-lo perfeitamente (não que seja impossível).
O Doton: Yomi Numa, ao meu ver, poderia realmente ser um problema para o Itachi. Dependendo da quantidade de chakra que o Jiraiya utilizasse para essa técnica, o tamanho e a profundidade do pântano seriam alteradas, mas é provável que ele não usaria em proporções colossais contra um inimigo de seu tamanho, seria como a versão que ele usou nos canos, contra Pain. Daí, desde que o Uchiha estivesse bem atento ou, quem sabe, tivesse conhecimento sobre a técnica, poderia usar um Kage Bunshin como suporte (igual Pain fez), ou então, poderia copiar a técnica com seu Sharingan e utilizá-la contra Jiraiya (que também poderia escapar com Kage Bunshins, e desde que sua força é alta, mesmo um Yomi Numa colossal seria insuficiente para restringi-lo; não que Itachi seja capaz de fazê-lo numa escala tão grande, dada as suas reservas de chakra não tão altas). Enfim, enquanto estivessem usando somente seus recursos básicos, é provável que ambos iriam ter um combate bastante equilibrado, com qualquer um dos dois podendo vencer, dependendo do tipo de estratégias que fossem usar.
Aumentando o nível de combate, ambos Itachi e Jiraiya se tornam mais mortais, podendo finalizar seus adversários sem dar chances de resistência caso seus melhores golpes sejam bem sucedidos. Começando pelo nosso querido Ero-Sennin, ele conta com Kuchiyose: Gamaguchi Shibari, Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu, além dos poderosos sapos do Myoubokuzan, como Gamabunta, que seria um excelente suporte, possuindo um Suiton de grande escala e também poderia ajudar Jiraiya para o uso do Katon: Gamayu Endan. Por outro lado, o Uchiha possui apenas o Amaterasu e o Tsukuyomi, porém, ambos decisivos para a vitória.
A partir daqui, iria depender muito do conhecimento. Considerando-se um cenário em que nenhum deles conhece o adversário, é muito provável que Itachi acabaria levando a melhor, uma vez que os efeitos de suas técnicas são imediatos, não dando tempo o suficiente para reação. Genjutsu: Kai seria inútil contra o Tsukuyomi. Enquanto o Amaterasu provavelmente mataria Jiraiya.
E, a propósito, também há uma grande mistificação sobre como Jiraiya lidaria com o Amaterasu sem conhecimento algum. Dizem que, se ele fosse acertado, bastaria utilizar o Fuuka Houin para se safar, depois continuaria lutando como se nada tivesse acontecido, baseando-se em uma interpretação falha sobre a técnica anular efeitos secundários das chamas. Mas a verdade é que, mesmo com conhecimento, Jiraiya dificilmente conseguiria fazer tudo o que os fanáticos dizem.
Primeiro que o Amaterasu age de imediato, ao ponto de queimar uma parede de carne, dita como resistente ao fogo, num instante, não importa muito se o local incinerado era a saída, o fato é que as chamas negras foram potentes o suficiente para reduzir a nada, uma espessa parede de carne resistente ao fogo, uma porta e concreto, Jiraiya certamente não tem toda essa resistência em sua forma normal. Se ele fosse acertado por isso, provavelmente seria transformado em cinzas num instante. Ainda que, na cabeça dos fanáticos, conseguisse escrever tudo o que precisava no pergaminho e utilizar o Fuuka Houin, ou mesmo usar um Kage Bunshin ou sapo do Myoubokuzan para isso, apenas as chamas sumiriam, a carne queimada não seria magicamente restaurada como dão a entender, afinal, isso não aconteceu com o esôfago do sapo, e isso acabaria se concretizando em sua derrota, pois voltaria para o combate completamente debilitado, mais seriamente ferido do que ficou quando os 6 Caminhos de Pain apareceram.
Uma alternativa menos absurda o Hari Jizou, usado de maneira similar ao que Naruto fez com o Manto de Chakra, mas na real, isso só seria possível caso o Ero-Sennin tivesse conhecimento e Itachi utilizasse sua técnica a uma boa distância, dando tempo de reação (vale lembrar que o Itachi poderia muito bem lançar o Amaterasu à queima roupa, no meio de um combate de Taijutsu).
Já a coisa mais perigosa que o Jiraiya oferece sem conhecimento é o Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu, onde um sapo gigantesco poderia ser invocado em cima do adversário, mesmo assim, considerando que os ninjas praticamente saltam prédios e possuem uma grande velocidade, não seria tão difícil para o Itachi escapar da área atingida. A não ser que o Jiraiya se aproximasse o suficiente, o que seria um enorme risco, visto que isso o levaria à derrota perante ao Mangekyou Sharingan do Uchiha.
Com conhecimento, ou melhor, com preparo, aí sim o Jiraiya poderia inutilizar o Amaterasu através do Fuuka Houin (sob condições similares, Konan também quase matou o Obito, mas vale como argumento para dizer que o Ero-Sennin tem chances de vitória). Além disso, suas chances de vitória também aumentam exponencialmente num cenário onde o Ero-Sennin possui conhecimento de seu adversário. Mesmo assim, finalizar Itachi continuaria sendo algo bem complicado, a não ser com o Katon: Gamayu Endan, que com conhecimento por parte do Uchiha, poderia reduzir seus danos através do Amaterasu, que consumiria as chamas facilmente (obs.: embora o ataque seja enorme, apenas pequena parte dele seria destinada ao Itachi, então ele poderia sim combater a área que atingiria ele com o Amaterasu, não haveria necessidade alguma de lidar com todas as chamas como vocês devem estar pensando; Katons colossais são mais eficazes contra alvos gigantes ou contra uma grande quantidade adversários). O Suiton do Gamabunta também poderia ser mortal para o Itachi, mas ele poderia cair num Tsukuyomi antes disso.
Pois bem, ao meu ver, seria um combate bem equilibrado. Apesar disso, vale lembrar que nenhum deles haviam mostrado tudo o que tinham em combate. Se analisar bem, mesmo Orochimaru seria capaz de dar uma boa luta para o Itachi.
PARTE II
Agora vamos encarar a obra como um todo.
Na Parte II, o Power Scalling da obra aumentou consideravelmente, fazendo com que feitos considerados “nível Kage” na Parte I fossem tratados como pouco mais do que comuns até para personagens de nível inferior. Consequentemente, vários personagens aumentaram de nível consideravelmente e várias coisas ditas anteriormente já não faziam sentido, sofreram retcon, como o nível de poder dos quatro primeiros Hokages. Entre esses personagens, Itachi e Jiraiya estão inclusos, visto que ambos são bem mais poderosos nesta fase do mangá em comparação com a outra, ganharam bons ups, como o Susanoo e o Modo Sennin. Mas vejamos se as coisas continuaram como eram antes.
Mas enfim, vamos analisar como seria um combate entre os dois personagens durante esse período da obra na prática.
A BATALHA
Primeiramente, vamos considerá-los usando apenas as suas habilidades básicas, Itachi sem fazer uso do Izanami ou das habilidades do Mangekyou Sharingan, enquanto Jiraiya não faria uso do Modo Sennin ou Kuchiyoses.
Já mencionei o que eu acho que aconteceria caso apenas as habilidades do Clássico fossem utilizadas, um combate bem equilibrado, agora vamos adicionar as habilidades apresentadas durante a Parte II.
Analisando as habilidades de Jiraiya, seu poder ofensivo aumentou consideravelmente, graças ao Oodama Rasengan, e suas técnicas de suporte lhe garantem uma versatilidade bem maior, com o Gamayudan servindo de excelente suporte para aumentar o poder destrutivo de seus Katon. Sua Kekkai: Tengai Houjin lhe permitiria sentir praticamente todos os movimentos de seus adversários dentro de um raio alguns metros, permitindo que o Ero-Sennin possa antecipar possíveis ataques, mesmo se estes fossem imprevisíveis. O Kageayatsuri no Jutsu, que lhe permitiria se fundir com a superfície, de maneira que nem mesmo usuários de Doujutsu conseguiriam identificar, se bem utilizado, poderia ser bem problemático. Outra habilidade bem versátil de Jiraiya é o Ranjinshigami no Jutsu, que lhe permite controlar seu cabelo para capturar o adversário, a força e resistência deles é equivalente a fios de aço e foi o suficiente para acabar facilmente com uma das Kuchiyoses de Pain e teve velocidade para capturar o Caminho Animal, apesar disso, a técnica acabou por ser burlada por um Kawarimi no Jutsu simples.
Já as habilidades do Itachi também melhoram consideravelmente. Seu Suiton está mais poderoso, o Katon está mais versátil, visto que pode combiná-los com shurikens no Housenka Tsumabeni. E seus Genjutsus estão muito mais difíceis de serem evitados ou combatidos, graças ao Karasu Bunshin, um tipo de clone do Itachi, que gasta menos chakra que o Kage Bunshin e pode ser disperso em corvos que podem auxiliar o Uchiha na execução dos Genjutsus.
Itachi poderia levar a vantagem graças à versatilidade de seus Genjutsus. Diferente de Kakashi e Guy, a estratégia do Jiraiya é combater Genjutsus com o Kai, não evitá-los olhando para os pés do adversário ou Kage Bunshins. Nisso, ele poderia acabar numa situação bem similar a que ocorreu com o Naruto, onde o Uzumaki não conseguiu escapar da ilusão sozinho.
Mas suponhamos que o Ero-Sennin consiga sair, afinal, seu controle de chakra devia ser bem melhor que o do Naruto e ele também era bem mais experiente nisso. Mesmo assim, evitar os Genjutsus continuaria muito difícil por causa do Karasu Bunshin, contra o Sharingan normal, o Kasegui no Jutsu foi o suficiente para derrotar o Orochimaru, paralisando-o quase completamente, então também deve ser capaz de fazê-lo com Jiraiya. Mas para não deixar as coisas injustas, vamos supor que o Ero-Sennin consegue lidar com isso melhor que seu ex-companheiro de time. Daí, somente o Tsukuyomi seria capaz de derrotá-lo definitivamente.
Também vale citar que Jiraiya poderia fazer uso contínuo de Kage Bunshins ou mesmo fechar os olhos, lutando somente na base de sua sua Kekkai sensorial, dessa forma inutilizando completamente os Genjutsus do Itachi. Porém, ambas possibilidades são incertas… não se sabe quão boas são as habilidades sensoriais de Jiraiya com a Kekkai, uma vez que o Shuradou conseguiu entrar nela (mesmo reforçada com Senjutsu), e não parece muito lógico Jiraiya não ter ensinado ao Naruto que o uso de Kage Bunshins poderiam inutilizar Genjutsus caso ele soubesse, dando um indício de que ele poderia não saber disso, mas deixo a possibilidade positiva em aberto.
Por outro lado, Itachi possui recursos bons o suficiente para combater Ranjinshigami no Jutsu, o Sharingan poderia prever os movimentos e a velocidade do Uchiha foi boa o suficiente para evitar os ataques de Killer B, que é bastante veloz, que só conseguiu agarrá-lo ao usar o tentáculo do Hachibi por debaixo da terra. E, ainda que Jiraiya venha a fazer a mesma coisa, Itachi poderia escapar da mesma forma que escapou de Bee, usando Karasu Bunshin e, inclusive, aproveitando a oportunidade para aplicar um Genjutsu. Fora o método utilizado por Pain, que embora simples, foi útil. Ainda assim, vejo o Kageayatsuri no Jutsu sendo um bom recurso para Jiraiya pegar seu adversário de surpresa. Se bem utilizado, poderia ser decisivo.
Continuou bem equilibrado, dependendo das estratégias de cada um, vejo que qualquer um deles poderia levar a vitória. Agora vamos aumentar de nível, com Itachi podendo utilizar o Mangekyou Sharingan, incluso o Susanoo. Enquanto Jiraiya pode usar suas Kuchiyoses e Modo Sennin.
KUCHIYOSES X ITACHI
Dependendo do local de combate, num com água, por exemplo, Jiraiya ganha bastante vantagem, podendo usar o Gamagakure no Jutsu, usando um sapo para se esconder, podendo aparecer repentinamente em qualquer lugar, e a Kekkai: Gama Hyourou, também usando um sapo, mas desta vez para prender o adversário e jogá-lo num lago de suco gástrico. Num campo aberto, sem água, ele perde essa vantagem, e capturar Itachi se tornaria muito mais complicado. E mesmo que conseguisse capturá-lo, o Susanoo poderia protegê-lo.
Fazendo uso de um dos sapos do Myoubokuzan por vez, ou seja, considerando uma situação normal, sem aquilo que Naruto fez contra o Pain, o Susanoo continuaria salvando a pele do Uchiha, fora os demais métodos que ele poderia usar para isso, como visto na Parte I. Porém, lidar com mais de um sapo gigante atacando ao mesmo tempo poderia ser problemático, uma boa combinação de golpes e se utilizados do ângulo certo, poderia ser o suficiente para atordoar o Susanoo, similar ao que Danzou fez usando Fuuton em conjunto com sua Kuchiyose, porém, a diferença é que aqui seria o Gamayu Endan. Porém, é importante considerar que um corte da Totsuka seria o suficiente para tornar os bichinhos de estimação do Ero-Sennin completamente inúteis. Desde que ele conseguiu lidar com o Yamata no Orochi do Orochimaru num instante, agilidade é o que não falta. Também não seria muito difícil acertá-los com o Amaterasu (se o Fuuka Houin não estivesse em campo, mas se estivesse, poderia ser tirado de campo também, dado o poder destrutivo do Susanoo…), ou, quem sabe, nocauteá-los com o Tsukuyomi ou outros Genjutsus. Yasaka no Magatama também seriam bem úteis caso Jiraiya quisesse usar múltiplas Kuchiyoses gigantes de uma vez.
Como é possível ver, Jiraiya, mesmo sem usar o Modo Sennin, possui poder o suficiente para forçar Itachi a usar o Susanoo, desde que consiga evitar todos os Genjutsus do adversário, especialmente o Tsukuyomi, que como eu já mencionei, possuem perfeito potencial para tirar o Ero-Sennin de combate, tal como fez com o Orochimaru. Por outro lado, Jiraiya, em sua forma normal, poderia ser derrotado pela Totsuka da mesma forma que Orochimaru e Nagato foram, uma vez que a velocidade do golpe é consideravelmente alta, pelo que pude perceber ultimamente, ao ponto que nenhum desses personagens conseguiu evitá-la, mesmo possuindo bons reflexos, não vai ser Jiraiya que escaparia disso com sua velocidade normal.
MODO SENNIN X SUSANOO
Agora vejamos Jiraiya usando o Modo Sennin, pois acho que ele dificilmente conseguiria derrotar o Itachi sem fazer uso disso. Alguns podem vir a dizer que ele não teria tempo o suficiente para entrar no Modo Sennin, mas vamos supor que ele conseguiria tal feito.
Invocando os Dois Grandes Sapos Sábios e somente eles, com Jiraiya no Modo Sennin, seus recursos aumentam em questões de quantidade e qualidade. Seu Ninjutsu, Taijutsu e Genjutsu aumentariam consideravelmente. Vamos analisar isso de ponto a ponto.
O Taijutsu de Jiraiya se torna muito bom no Modo Sennin. Ele conseguiu surpreender o Rinnegan, quando este ainda não tinha ideia de sua verdadeira velocidade, mas eles conseguiram reagir aos ataques posteriores. Itachi, com o Sharingan, e o Susanoo, que ativa instantaneamente, poderia muito bem prever e resistir aos golpes do Jiraiya. A força do Ero-Sennin é considerável e eu até consideraria o suficiente para destruir, com alguma dificuldade, as costelas do Susanoo, embora esteja consideravelmente abaixo de Tsunade e do Yondaime Raikage, isso deve ser levado em conta. Mas níveis mais altos do Susanoo tornariam o “Kung Fu dos Sapos” praticamente inútil. Por outro lado, Jiraiya pode escapar da Totsuka usando sua velocidade.
Em Ninjutsu, Jiraiya conta com Katon: Dai Endan, que duvido muito que passaria pelo Susanoo por si só, na verdade, o Amaterasu deve ser o suficiente para subjugar a técnica, ou então um Suiryuudan. Senpou: Goemon, embora bem mais poderoso, por combinar Katon + Fuuton + Gamayudan, também não deve possuir poder o suficiente para passar pelo Susanoo, cuja a defesa é mais poderosa que o Manto de Chakra da Kyuubi, o qual era o suficiente para aguentar, praticamente ileso, os Katons colossais de Madara e Obito. Kebari Senbon também faria apenas cócegas no Susanoo, mas poderia ser fatal caso acertasse o Itachi. O Chou Oodama Rasengan também seria inútil, vide que Naruto usou isso contra o Madara, sem sucesso.
Ofensivamente, a maioria das técnicas de Fukasaku e Shima, incluso as línguas deles, não seriam o suficiente para passar pelo Susanoo, eles poderiam até perdê-las no processo. No entanto, acho válido considerar que o Itachi dificilmente sobreviveria enfrentando este trio sem fazer uso de seu trunfo. Porém, apesar da maioria dos golpes não funcionarem, duas técnicas deles seriam extremamente eficazes contra o Susanoo. A primeira é o Senpou: Kawazu Naki, que lança uma rajada sonora contra os alvos, podendo irritá-los e paralisá-los temporariamente, isso talvez possa desestabilizar o Susanoo da mesma forma que Kabuto conseguiu fazer, porém, com o Senpou: Hakugeki. Vale ressaltar que na técnica do Kabuto também havia luz e talvez a potência das vibrações fosse maior (parecia), e mesmo assim, Itachi, talvez por ser um Edo Tensei, acabou sendo capaz de usar o Susanoo novamente no último momento (como podem ver, há vários “poréns”). Já a segunda é o poder máximo do Jiraiya, ou melhor, de seus sapos, o Magen: Gama Rinshou, um Genjutsu sonoro extremamente poderoso que passaria facilmente pela defesa e conseguiria derrotar Itachi, mas como todos sabemos, essa técnica também leva algum tempo para ser realizada, sendo esta a sua grande fraqueza, não que leve necessariamente muito tempo, talvez sejam apenas alguns segundos, mesmo assim, é tempo o suficiente para que o adversário tente fazer alguma coisa, do contrário, Jiraiya não precisaria usar uma estratégia tão bem elaborada contra Pain. Outra fraqueza da técnica é que necessita de ambos Fukasaku e Shima para que seja utilizada, se o adversário souber disso, basta matar qualquer um deles para tornar esse trunfo inútil. Itachi poderia muito bem ser capaz de fazer isso com Karasu Bunshin, os corvos podem se dispersar como a Konan através do Shikigami no Mai, podendo ir por vários ângulos e se reagrupar quando quiser, além disso, um Gamayudan não seria eficaz nesta situação. O clone do Uchiha poderia tentar prender um dos três num Genjutsu usando este método, e embora eles possam libertar um ao outro rapidamente, poderia abrir uma brecha para o clone matar os sapos. Então não é como se o Itachi não pudesse fazer nada contra o Gama Rinshou também.
Pois bem, acredito que esse combate não seria decidido tão facilmente quanto dizem, inclusive, até algum tempo atrás, eu também acreditava que definir o vencedor da batalha era algo bem simples, mas não é. O resultado iria depender de diversas coisas, estratégia, vantagens, desvantagens, conhecimento, preparo, local de batalha, duração da batalha, entre outras diversas coisas. Jiraiya e Itachi estão praticamente no mesmo nível, assim como o mangá talvez tenha dado a entender lá no Clássico.
Obs.: Talvez vocês tenham percebido que eu não falei muito sobre as reservas de chakra de cada um deles. Apenas foquei no que era mais relevante, o que o personagem tinha ou não para combater o adversário. Mas como todos devem saber, Jiraiya é praticamente um monstro neste quesito, mesmo em sua forma normal, com o Modo Sennin e com apoio de Fukasaku e Shima, talvez ele se torne praticamente inesgotável enquanto ileso, visto que seus companheiros estariam constantemente recolhendo energia natural e transferindo pra ele, num processo não muito diferente da Samehada do Kisame (não que sejam iguais). Por outro lado, o Itachi nunca foi referência nesta categoria, mesmo se considerarmos uma versão perfeitamente saudável, as habilidades do Mangekyou Sharingan seriam muito prejudiciais a ele. Logo, Jiraiya poderia se aproveitar dessa vantagem e tentar enrolar o combate até Itachi se cansar.
Outra coisa que poderia definir o combate, tanto quanto o Gama Rinshou, é o Izanami. Itachi nem precisaria gastar muito chakra pra isso. Já vi alguns dizendo que o Jiraiya é imune a esse Genjutsu, mas nunca explicaram o porquê em detalhes, no máximo disseram que faria igual ao Kabuto, num instante, e pronto. De qualquer forma, outros Genjutsus podem ser igualmente decisivos, vide a batalha entre Sasuke e Danzou. As possibilidades são muitas.
Mas qual é a sua opinião sobre o assunto? Acha que Itachi e Jiraiya possuem níveis de poder próximos, como eu? Ou arrisca dizer que qualquer um deles é extremamente superior ao outro?
Fanficando
Não ouse dizer que isso deveria estar lá no início!
Pura desonestidade mental hurdur
Essa parte será dedicada mais a hipóteses do que fatos. Se tratam de algumas outras coisas que pensei enquanto estava escrevendo isso e é mais para descontrair mesmo, nada sério, apesar disso, possui alguma base.
1. Jiraiya 100% imune ao Amaterasu
Fazendo o uso de apenas duas de suas habilidades, Jiraiya poderia se tornar completamente imune (ou quase), não somente ao Amaterasu, como também a qualquer Ninjutsu baseado em Katon. Não somente ele, mas também poderia fazer isso com suas invocações. Shikoku Fuuin + Fuuka Houin seria uma boa combinação, não?
O Shikoku Fuuin é a técnica que Jiraiya usou para escrever uma mensagem nas costas de Fukasaku, pouco antes de morrer. Enquanto o Fuuka Houin é a aquilo que ele usou para selar o Amaterasu. Se ele combinar essas duas habilidades, poderia escrever tudo que era necessário em seu próprio corpo, seja no peito, costas, pernas, qualquer lugar que fosse possível. Daí, quando seu adversário fizesse uso de Katon ou Enton, bastaria utilizar os selos necessários para ativar a técnica de selamento. Para com as invocações, segue o mesmo esquema.
Me pergunto se Jiraiya seria capaz de utilizar o Fuuka Houin contra seus adversários, liberando o jutsu selado em cima deles. Seria épico!
2. Touton no Jutsu em batalha
Não se sabe muito sobre essa técnica, pois não apareceu no mangá, apenas no anime, mas sabe-se que foi desenvolvida por Kid Jiraiya com o objetivo de espionar as garotas tomando banho sem ser detectado. No anime, ela é representada para ser bem similar à técnica de um random de Iwagakure, visto no Kakashi Gaiden. Também parece a técnica de invisibilidade do Muu (Nidaime Tsuchikage). Na real, nem deve ser grande coisa, técnica nível Genin praticamente, mas seria interessante se Jiraiya fizesse uso disso em batalha. Só seria inútil diante de sensores e usuários de Doujutsu.
3. Transformando os adversários em sapos
Com o Kaeru Kaeru no Jutsu, Jiraiya é capaz de transformar pessoas em sapos. Só foi usado contra um random lá na Ame, quando ele estava usando tortura para descobrir informações sobre Pain. Seria bem apelativo se ele pudesse fazer isso em plena batalha, imagina só: tocou, transformou, perdeu.
4. Transformando o terreno ao seu favor
Não que Jiraiya fique necessariamente mais fraco num campo sem água, mas um campo em que ele possa usar desse meio para ganhar vantagem seria bom. No mangá, ele não possui nenhum Suiton visto, mas esse elemento está listado entre suas Transformações da Natureza, poderia muito bem ser capaz de usar alguns Suiton para alterar o terreno, de maneira similar ao Kisame. Não que isso signifique muito, mas foi ele que ensinou Ninjutsu para os Órfãos de Ame e todos eles possuem Suiton (coincidência?), inclusive, os 3 parecem fazer uso disso, mesmo que de maneira sutil, Konan usou no seu Kami no Shisha no Jutsu contra o Obito, Kid Nagato também usa nos flashbacks treinando com Jiraiya, enquanto Yahiko parece ter um estilo totalmente voltado pra isso, inclusive, o Caminho Deva possui alguns Suiton em homenagem a ele, como a técnica da chuva no mangá e mais algumas outras no anime. Jiraiya também possui Fuuton, todos seus alunos também, embora apenas Naruto e Nagato tenham sido vistos usando isso. Será possível Jiraiya ser mais próximo de Hiruzen do que imaginamos?
5. Copy Ninja Itachi
Embora esse seja um estilo de luta do Kakashi, os outros Uchihas também são bem hábeis em copiar jutsus, mesmo que tenham utilizado poucas vezes, Itachi, por exemplo, só usou contra o Kabuto. Mas não seria estranho se ele tivesse copiado técnicas de outras pessoas, o mais provável seria Kisame, já que esse era seu parceiro na Akatsuki, o Uchiha até que manja bem de Suiton, claro que não deve ser do tipo que usa colossais, mas quem sabe um Suikoudan, Prisão de Água e Mizu Bunshin?
6. Genjutsu de Longo Alcance
Isso ficou meio vago no mangá, mas durante a guerra, foi sugerido por Shikaku e Ao, que Itachi era a única pessoa capaz de usar Genjutsu fora do alcance da equipe de sensores, ou seja, a longo alcance. Seria algum outro Genjutsu sem fazer uso do Sharingan? Realmente não sei o que quiseram dizer com aquilo.
7. Super Shunshin
Itachi tem bons feitos de velocidade, conseguindo superar Kakashi e Sasuke, ninjas bem rápidos, sem muita dificuldade, mesmo quando seu corpo estava enfraquecido pela doença, além de evitar os golpes de Killer B, um dos tops de velocidade. Fora isso, ele devia rivalizar com Shisui, que tinha o melhor Shunshin.
8. Izanagi
Chakra dos Senju é necessário para o Izanagi perfeito, mas desde que Itachi disse que haviam vários usuários do Genjutsu nos tempos antigos, aparentemente nenhum deles possuindo chakra dos Senju, é possível que ele soubesse como usar o Izanagi, visto que sabia algo tão complicado quanto, o Izanami. Talvez a duração fosse mínima, de poucos segundos, mas quem sabe?
Ah, cansei. Por favor, não sejam animais e sem treta nos comentários. :v
Primeiramente, vamos dividir essa análise em duas: Parte I (Clássico) e Parte II (Shippuden), pois, pelo menos na minha opinião, muitas coisas mudaram após o Timeskip de dois anos e meio, sendo o Power Scalling o mais notável.
Vamos começar analisando a Parte I, que é onde os dois personagens tiveram seu primeiro (e último) encontro, embora muito breve para se tirar qualquer conclusão absoluta.
Sobre :
Sobre Jiraiya
Na Parte I, Jiraiya, como um dos Sannins Lendários de Konoha, era considerado extraordinariamente poderoso, sendo sugerido, tanto em mangá, como em Databook, que seu verdadeiro poder era o suficiente para estar a par com o de Orochimaru, considerado o mais poderoso personagem vivo até antes da aparição de Itachi.
Infelizmente, Jiraiya teve apenas uma batalha relevante durante essa época da obra: quando ajudou Tsunade contra o Orochimaru. Apesar disso, nenhum deles estava fazendo uso de seus plenos poderes na ocasião, mesmo assim, conseguiram mostrar o motivo de serem tão admirados.
Sobre Itachi
Na Parte I, nós vimos a presença de Itachi em apenas duas batalhas, embora nenhuma delas tenha sido o suficiente para mostrar o seu verdadeiro poder de combate. Primeiro, ao lado de Kisame, Itachi enfrentou os Jounins de Elite de Konohagakure, Kakashi, Asuma e Kurenai. Neste confronto, o Uchiha estava conseguindo levá-los ao limite, mesmo antes de revelar seus verdadeiros poderes, que só viriam à tona com o Mangekyou Sharingan. Uma vez que usou seu Doujutsu supremo, Itachi conseguiu derrotar Kakashi facilmente através do Tsukuyomi.
Posteriormente, Itachi enfrentou seu irmão mais novo, Sasuke, também conseguindo derrotá-lo sem grandes dificuldades. Fora isso, teve a chance de enfrentar Might Guy, e depois Jiraiya, mas preferiu evitar o confronto em ambas as situações. Além disso, vale mencionar que Orochimaru admitiu que Itachi era mais poderoso do que ele. Ainda assim, os Databooks tratam as verdadeiras habilidades do Uchiha como desconhecidas, dando a entender que ele ainda tinha o que mostrar.
Na Parte I, Jiraiya, como um dos Sannins Lendários de Konoha, era considerado extraordinariamente poderoso, sendo sugerido, tanto em mangá, como em Databook, que seu verdadeiro poder era o suficiente para estar a par com o de Orochimaru, considerado o mais poderoso personagem vivo até antes da aparição de Itachi.
Infelizmente, Jiraiya teve apenas uma batalha relevante durante essa época da obra: quando ajudou Tsunade contra o Orochimaru. Apesar disso, nenhum deles estava fazendo uso de seus plenos poderes na ocasião, mesmo assim, conseguiram mostrar o motivo de serem tão admirados.
Sobre Itachi
Na Parte I, nós vimos a presença de Itachi em apenas duas batalhas, embora nenhuma delas tenha sido o suficiente para mostrar o seu verdadeiro poder de combate. Primeiro, ao lado de Kisame, Itachi enfrentou os Jounins de Elite de Konohagakure, Kakashi, Asuma e Kurenai. Neste confronto, o Uchiha estava conseguindo levá-los ao limite, mesmo antes de revelar seus verdadeiros poderes, que só viriam à tona com o Mangekyou Sharingan. Uma vez que usou seu Doujutsu supremo, Itachi conseguiu derrotar Kakashi facilmente através do Tsukuyomi.
Posteriormente, Itachi enfrentou seu irmão mais novo, Sasuke, também conseguindo derrotá-lo sem grandes dificuldades. Fora isso, teve a chance de enfrentar Might Guy, e depois Jiraiya, mas preferiu evitar o confronto em ambas as situações. Além disso, vale mencionar que Orochimaru admitiu que Itachi era mais poderoso do que ele. Ainda assim, os Databooks tratam as verdadeiras habilidades do Uchiha como desconhecidas, dando a entender que ele ainda tinha o que mostrar.
FRASES POLÊMICAS (será?)
Pelo que é possível perceber, nem Itachi nem Jiraiya chegaram a mostrar todas as suas forças durante a Parte I. Tudo o que podemos fazer é analisar menções sobre poder deles e suas habilidades. É exatamente nesta época que há uma frase do Itachi muito polêmica à respeito do resultado de uma possível batalha entre ele e Jiraiya, a qual a fanbase do Uchiha desconsidera completamente, enquanto a fanbase do Ero-Sennin faz questão de citar em qualquer comparação entre os dois personagens.
Eu tenho duas interpretações para essa frase, vejamos a primeira:
Existe uma grande mistificação em cima desta frase. Muitos interpretam que ela quis dizer que “o melhor que Itachi e Kisame conseguiriam fazer, mesmo se recebessem ajuda de mais membros da Akatsuki, seria um empate ao custo de suas vidas”, ou seja, praticamente a Akatsuki inteira, 9 Nukenins de Rank-S ou quase isso, seriam derrotados somente pelo Jiraiya. Um absurdo! No entanto, se interpretarmos melhor, não é nada disso.
Kisame considerava Itachi poderoso o suficiente para bater de frente com o Jiraiya, mas não tinha certeza sobre si mesmo, dizendo que o Ero-Sennin estava num outro nível.
Em seguida, Itachi confirma as hipóteses de Kisame, dizendo que, caso ele e Jiraiya se enfrentassem, um acabaria matando o outro ou, no mínimo, se machucariam seriamente. Claramente, dando a entender que eles estavam mais ou menos no mesmo nível (obs.: percebam que a tradução oficial em inglês está ”...if we faced off…” ou “se nos enfrentássemos”, não ”...if we faced him…” ou “se nós enfrentássemos ele”).
Só depois Itachi complementa dizendo que se ele tivesse ajuda (também pode ser traduzido como “plano b” ou, ainda, “substituto”), o resultado não mudaria muito, ou seja, ambos Itachi e Jiraiya ainda continuariam ou matando um ao outro ou se machucando seriamente para conseguir a vitória.
Com base nisso, eu diria que Jiraiya e Itachi estavam tão acima dos demais, que mesmo a ajuda de alguém do naipe do Kisame seria irrelevante na batalha (vide que a presença de Konan, também uma Rank-S, foi praticamente irrelevante na batalha entre Jiraiya e Pain, pois esses dois estavam num nível muito alto, mesmo para alguém de sua categoria).
Depois disso, Kisame apenas faz uma exaltação ao título dos Sannins Lendários, que nesta época, eram considerados praticamente invencíveis, vide algumas hipérboles presentes nos Databooks, como a força de Jiraiya “não ter limites” e sobre ninguém ser capaz de enfrentar os Sannins a não ser eles mesmos (embora mais de um deles tenha sido visto sendo enfrentado por alguém que não fazia parte do trio).
Outra coisa que poderia reforçar que Itachi e Jiraiya estavam sendo tratados como “iguais”, ou pelo menos, que o Uchiha não era tão inferior quanto tentam fazer parecer, é a seguinte cena, onde Kisame questiona o motivo de uma retirada se eles tinham “o poder” do Uchiha. Aqui, eu não tenho certeza sobre o que Kisame está se referindo, se é a força de combate do Itachi ou se é especificamente ao Amaterasu, visto que todo o capítulo, inclusive o título, é focado neste jutsu. Mas vocês podem tirar suas próprias conclusões.
Também vale lembrar que, naquela época, as habilidades do Kisame realmente não eram grande coisa. Itachi afirmou que seu parceiro provavelmente não sairia ileso enfrentando Kakashi e uma luta entre eles acabaria por demorar demais, embora não tenha descartado a possibilidade de vitória do parceiro. Só lembrar que Kisame foi forçado a usar Ninjutsu contra o Asuma e, antes disso, havia caído no Genjutsu da Kurenai (não que eu acredite que ele não conseguiria escapar sozinho). Ou seja, mesmo que Hoshigaki fosse um Rank-S, ele provavelmente não sairia ileso enfrentando os Jounins mais poderosos de Konoha. Outra coisa interessante é que na Parte I uma fonte de água pré-existente era fundamental para Suiton de larga escala, de maneira que apenas Tobirama, o Top User do elemento na época, e Gamabunta, o mais poderoso sapo do Myoubokuzan, foram os únicos visto usando Suiton de larga escala sem fontes de água.
Logo, no hotel, Kisame poderia estar limitado a usar somente sua Samehada em batalha e, talvez, um Suiton básico, de baixa escala, ou seja, estaria mais ou menos no nível de Kakashi e Asuma. Então não seria necessariamente um absurdo caso o Jiraiya realmente conseguisse levar os dois membros da Akatsuki (por outro lado, é bem óbvio que se considerarmos todas as habilidades que os três personagens mostraram no decorrer da obra, as coisas mudam drasticamente). Sem falar que o Itachi mal conseguia manter o Sharingan ativado naquele momento.
Interpretação 2
Spoiler :
Isso pode muito bem se comprovar uma viagem minha, uma asneira, uma merda, etc., mas vamos lá…
Lendo essa página com atenção, parece que o Jiraiya só entra na conversa da dupla no quarto quadrinho, dando a entender que eles estavam falando sobre o Naruto antes disso, ou melhor, sobre o que estava dentro dele, a Kyuubi, o que ao meu ver, faria bastante sentido para a época e, provavelmente, tiraria grande parte da incoerência presente na frase em relação a tudo que havia sido apresentado até então. Vale lembrar, inclusive, que o capítulo anterior estava abordando justamente isso: Itachi e Kisame estavam atrás da Kyuubi (e os objetivos da Akatsuki não haviam sido bem esclarecidos na época, talvez nem estivessem prontos). Sem falar que eram 9 membros da Akatsuki para 9 Bijuus, cada um devia ser responsável pela captura de uma no conceito inicial.
“Nossa, você é muito fanboy! Estás a dizer que Itachi bates de frente com a Kyuubi?”
Calma! Lembre-se de que o Power Scalling da Parte I era muito inferior ao que nos foi apresentado durante o resto da obra. Nessa época, as Bijuus não eram tão poderosas assim, basta lembrar que a combinação de Naruto e Gamabunta foi o suficiente para derrotar Shukaku, embora ele não estivesse em seus plenos poderes. A Kyuubi era superior ao Ichibi, provavelmente, mas não deveria ser aquele abismo. Hiruzen, mesmo envelhecido, era considerado o mais poderoso dos 5 Kages, Orochimaru estava acima dele, e até antes da aparição de Itachi, podia muito bem ser considerado o mais forte do mundo, perdendo apenas para Minato, caso este estivesse vivo, ou para o próprio Sandaime Hokage, se este fosse 10 anos mais jovem. Dito isso temos 3 personagens que superavam o Orochimaru, sendo eles: Hiruzen (10 anos mais jovem), Minato e Itachi.
Não sabíamos quais eram as habilidades da Kyuubi desta época (mas Bijuudama nem devia existir, o que sabíamos era a regeneração e enorme quantidade de chakra), mas por Power Scalling, estava acima de praticamente qualquer ninja, embora os únicos capazes de enfrentá-la fossem os mais fortes do mundo mesmo, isso ao custo de suas vidas, como ocorreu com Minato. Daí não é muito difícil imaginar o Itachi dizendo aquilo, especialmente se o Kishimoto ainda não tivesse planejado fazer o Sharingan ser capaz de controlar Bijuus.
Bom, acho que é uma possibilidade, embora eu nem tenha muita fé nela, estou apenas citando, pois achei interessante de se mencionar. Mas deixo isso em aberto para os mestres de interpretação daqui.
Mas enfim, se analisarmos a frase de Itachi isoladamente, não haveria problema algum de Itachi estar no mesmo nível do Jiraiya, seja acima ou abaixo. Não é disso que o povo reclama. O problema é que poucos capítulos antes, o Orochimaru diz que Itachi era mais forte do que ele, dando a entender que realmente havia uma grande diferença entre suas habilidades. E, a partir do momento em que Jiraiya é claramente dito para estar no mesmo nível do Orochimaru, seja em mangá ou Databook, com alguns indícios de que era até ligeiramente inferior, esse mesmo Jiraiya ser considerado superior ao Itachi parece realmente uma inconsistência no roteiro.
Em Naruto há diferentes estilos de luta, com vantagens e desvantagens, mas a posição de superioridade e inferioridade não é alterada. Yamato venceu Naruto 4 Caudas mais facilmente do que Jiraiya e Orochimaru, mas nem por isso é considerado superior a eles. Kabuto também conseguiu colocar pressão na Tsunade, uma dos Sannins Lendários, mas isso não o fez ser considerado tão forte quanto os membros do trio. Daí, tudo o que nos resta a pensar é que foi um furo, isso considerando a interpretação mais recorrente (primeira citada) e desconsiderando a Parte II. A partir da Parte II, poderíamos interpretar que Itachi simplesmente mentiu para o Kisame, com o objetivo de proteger não apenas Konoha, como também sua própria identidade de espião. Ou então, poderíamos dizer que isso sofreu retcon, da mesma forma que diversas outras coisas também sofreram, como Hiruzen deixando de ser o mais poderoso dos Hokages, Suiton sem fonte de água pré-existente banalizado, entre outras coisas.
Em hipótese, por menções e por um Power Scalling sensato, pelo menos na Parte I, há mais provas coerentes de que o Itachi era considerado mais poderoso do que o Jiraiya do que o contrário, isso se considerarmos a consistência dos fatos. Mas vamos analisar as habilidades deles na prática (que não representavam o verdadeiro poder de nenhum, vale lembrar):
Habilidades :
Durante essa parte da obra, os únicos jutsus que Jiraiya mostrou foram:
Doton: Yomi Numa;
Fuuka Houin;
Gogyou Kaiin;
Hari Jizou;
Katon: Endan;
Katon: Gamayu Endan (com Gamabunta);
Kuchiyose: Gama, Gamabunta, Gamahiro;
Kuchiyose: Gamaguchi Shibari;
Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu;
Rasengan;
Eu não tenho certeza se o Jiraiya chegou a mostrar o Kage Bunshin no Jutsu nesta época (no mangá), mas não acho surpreendente se ele aparecesse usando isso na época, então vou deixar como um recurso que já estava planejado para ele. Afinal, Orochimaru fez uso dessa habilidade uma vez.
Já os únicos jutsus que Itachi mostrou foram:
Amaterasu;
Bunshin Daibakuha (Clone Explosivo);
Genjutsu: Sharingan (na época, ainda não tinha esse nome);
Kage Bunshin no Jutsu;
Magen: Kyou Tenchi-Ten (Genjutsu usado contra Kurenai);
Suiton: Suigadan (com fonte de água);
Tsukuyomi;
Além disso, também sabemos que ele possuía Katon, embora não tenha chegado a usar, uma vez que isso é citado tanto em seu perfil nos Databooks, como nos Flashbacks do mangá. Logo, é válido considerar que o Katon: Goukakyuu no Jutsu já estava planejado como parte de seu arsenal.
Doton: Yomi Numa;
Fuuka Houin;
Gogyou Kaiin;
Hari Jizou;
Katon: Endan;
Katon: Gamayu Endan (com Gamabunta);
Kuchiyose: Gama, Gamabunta, Gamahiro;
Kuchiyose: Gamaguchi Shibari;
Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu;
Rasengan;
Eu não tenho certeza se o Jiraiya chegou a mostrar o Kage Bunshin no Jutsu nesta época (no mangá), mas não acho surpreendente se ele aparecesse usando isso na época, então vou deixar como um recurso que já estava planejado para ele. Afinal, Orochimaru fez uso dessa habilidade uma vez.
Já os únicos jutsus que Itachi mostrou foram:
Amaterasu;
Bunshin Daibakuha (Clone Explosivo);
Genjutsu: Sharingan (na época, ainda não tinha esse nome);
Kage Bunshin no Jutsu;
Magen: Kyou Tenchi-Ten (Genjutsu usado contra Kurenai);
Suiton: Suigadan (com fonte de água);
Tsukuyomi;
Além disso, também sabemos que ele possuía Katon, embora não tenha chegado a usar, uma vez que isso é citado tanto em seu perfil nos Databooks, como nos Flashbacks do mangá. Logo, é válido considerar que o Katon: Goukakyuu no Jutsu já estava planejado como parte de seu arsenal.
Considerando apenas o mostrado e o mencionado óbvio sobre ambos personagens, pelo menos eu acredito que, caso eles viessem a se enfrentar em batalha, teríamos algo bem equilibrado, à princípio. Primeiro analisando os recursos mais básicos de Itachi, temos coisas que até os Jounins conseguiram lidar, embora com certa dificuldade. Técnicas como: Bunshin Daibakuha, Katon: Goukakyuu no Jutsu ou Suiton: Suigadan não seriam tão problemáticas para Jiraiya lidar, pois além delas serem efetivas apenas no curto alcance, o Ero-Sennin poderia se proteger de todos, ou da maior parte dos danos através do Hari Jizou.
Quanto aos Genjutsus básicos do Uchiha, como Genjutsu: Sharingan e o Magen: Kyou Tenchi-Ten, poderiam ser mais problemáticos em comparação com os Ninjutsus, no entanto, difícil imaginar Jiraiya sendo derrotado apenas por isso, visto que nem mesmo Kakashi e Kurenai foram. O primeiro, sabemos que o Ero-Sennin conseguiu identificar e lidar, quando Itachi usou isso com aquela mulher, para afastar Jiraiya (com Kai, provavelmente). Não seria muito diferente para fazer isso consigo mesmo. Já o último, poderia ser combatido da mesma forma que a Kurenai fez. Ainda assim, vale ressaltar que qualquer vacilo poderia ser decisivo para o resultado do combate.
Já em relação aos recursos ofensivos básicos do Jiraiya (sem Kuchiyoses), temos alguém mais mortal, capaz de usar Doton: Yomi Numa, Katon: Endan e Rasengan. Itachi poderia lidar facilmente com o Katon, seja copiando-o com o Sharingan, usando seu Goukakyuu no Jutsu, ou até o Suigadan, sem falar que esse ataque em específico não chega a ser um finalizador. Já os outros dois podem ser considerados bons finalizadores, mas há algumas observações. Primeiro que seria necessária uma boa estratégia para acertar o Itachi com o Rasengan, visto que além dele ser considerado bem rápido, mesmo naquela época, o Sharingan seria excelente para prever a trajetória do ataque e, consequentemente, abrir brecha para um contra-ataque, seja usando um ataque físico (kunai, por exemplo), ou um Genjutsu. Fora que ele poderia substituir seu corpo verdadeiro por um Kage Bunshin explosivo. Ou seja, embora o Rasengan seja um bom finalizador, Jiraiya dificilmente conseguiria executá-lo perfeitamente (não que seja impossível).
O Doton: Yomi Numa, ao meu ver, poderia realmente ser um problema para o Itachi. Dependendo da quantidade de chakra que o Jiraiya utilizasse para essa técnica, o tamanho e a profundidade do pântano seriam alteradas, mas é provável que ele não usaria em proporções colossais contra um inimigo de seu tamanho, seria como a versão que ele usou nos canos, contra Pain. Daí, desde que o Uchiha estivesse bem atento ou, quem sabe, tivesse conhecimento sobre a técnica, poderia usar um Kage Bunshin como suporte (igual Pain fez), ou então, poderia copiar a técnica com seu Sharingan e utilizá-la contra Jiraiya (que também poderia escapar com Kage Bunshins, e desde que sua força é alta, mesmo um Yomi Numa colossal seria insuficiente para restringi-lo; não que Itachi seja capaz de fazê-lo numa escala tão grande, dada as suas reservas de chakra não tão altas). Enfim, enquanto estivessem usando somente seus recursos básicos, é provável que ambos iriam ter um combate bastante equilibrado, com qualquer um dos dois podendo vencer, dependendo do tipo de estratégias que fossem usar.
Aumentando o nível de combate, ambos Itachi e Jiraiya se tornam mais mortais, podendo finalizar seus adversários sem dar chances de resistência caso seus melhores golpes sejam bem sucedidos. Começando pelo nosso querido Ero-Sennin, ele conta com Kuchiyose: Gamaguchi Shibari, Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu, além dos poderosos sapos do Myoubokuzan, como Gamabunta, que seria um excelente suporte, possuindo um Suiton de grande escala e também poderia ajudar Jiraiya para o uso do Katon: Gamayu Endan. Por outro lado, o Uchiha possui apenas o Amaterasu e o Tsukuyomi, porém, ambos decisivos para a vitória.
A partir daqui, iria depender muito do conhecimento. Considerando-se um cenário em que nenhum deles conhece o adversário, é muito provável que Itachi acabaria levando a melhor, uma vez que os efeitos de suas técnicas são imediatos, não dando tempo o suficiente para reação. Genjutsu: Kai seria inútil contra o Tsukuyomi. Enquanto o Amaterasu provavelmente mataria Jiraiya.
E, a propósito, também há uma grande mistificação sobre como Jiraiya lidaria com o Amaterasu sem conhecimento algum. Dizem que, se ele fosse acertado, bastaria utilizar o Fuuka Houin para se safar, depois continuaria lutando como se nada tivesse acontecido, baseando-se em uma interpretação falha sobre a técnica anular efeitos secundários das chamas. Mas a verdade é que, mesmo com conhecimento, Jiraiya dificilmente conseguiria fazer tudo o que os fanáticos dizem.
Primeiro que o Amaterasu age de imediato, ao ponto de queimar uma parede de carne, dita como resistente ao fogo, num instante, não importa muito se o local incinerado era a saída, o fato é que as chamas negras foram potentes o suficiente para reduzir a nada, uma espessa parede de carne resistente ao fogo, uma porta e concreto, Jiraiya certamente não tem toda essa resistência em sua forma normal. Se ele fosse acertado por isso, provavelmente seria transformado em cinzas num instante. Ainda que, na cabeça dos fanáticos, conseguisse escrever tudo o que precisava no pergaminho e utilizar o Fuuka Houin, ou mesmo usar um Kage Bunshin ou sapo do Myoubokuzan para isso, apenas as chamas sumiriam, a carne queimada não seria magicamente restaurada como dão a entender, afinal, isso não aconteceu com o esôfago do sapo, e isso acabaria se concretizando em sua derrota, pois voltaria para o combate completamente debilitado, mais seriamente ferido do que ficou quando os 6 Caminhos de Pain apareceram.
Uma alternativa menos absurda o Hari Jizou, usado de maneira similar ao que Naruto fez com o Manto de Chakra, mas na real, isso só seria possível caso o Ero-Sennin tivesse conhecimento e Itachi utilizasse sua técnica a uma boa distância, dando tempo de reação (vale lembrar que o Itachi poderia muito bem lançar o Amaterasu à queima roupa, no meio de um combate de Taijutsu).
Já a coisa mais perigosa que o Jiraiya oferece sem conhecimento é o Kuchiyose: Yatai Kuzushi no Jutsu, onde um sapo gigantesco poderia ser invocado em cima do adversário, mesmo assim, considerando que os ninjas praticamente saltam prédios e possuem uma grande velocidade, não seria tão difícil para o Itachi escapar da área atingida. A não ser que o Jiraiya se aproximasse o suficiente, o que seria um enorme risco, visto que isso o levaria à derrota perante ao Mangekyou Sharingan do Uchiha.
Com conhecimento, ou melhor, com preparo, aí sim o Jiraiya poderia inutilizar o Amaterasu através do Fuuka Houin (sob condições similares, Konan também quase matou o Obito, mas vale como argumento para dizer que o Ero-Sennin tem chances de vitória). Além disso, suas chances de vitória também aumentam exponencialmente num cenário onde o Ero-Sennin possui conhecimento de seu adversário. Mesmo assim, finalizar Itachi continuaria sendo algo bem complicado, a não ser com o Katon: Gamayu Endan, que com conhecimento por parte do Uchiha, poderia reduzir seus danos através do Amaterasu, que consumiria as chamas facilmente (obs.: embora o ataque seja enorme, apenas pequena parte dele seria destinada ao Itachi, então ele poderia sim combater a área que atingiria ele com o Amaterasu, não haveria necessidade alguma de lidar com todas as chamas como vocês devem estar pensando; Katons colossais são mais eficazes contra alvos gigantes ou contra uma grande quantidade adversários). O Suiton do Gamabunta também poderia ser mortal para o Itachi, mas ele poderia cair num Tsukuyomi antes disso.
Pois bem, ao meu ver, seria um combate bem equilibrado. Apesar disso, vale lembrar que nenhum deles haviam mostrado tudo o que tinham em combate. Se analisar bem, mesmo Orochimaru seria capaz de dar uma boa luta para o Itachi.
PARTE II
Agora vamos encarar a obra como um todo.
Na Parte II, o Power Scalling da obra aumentou consideravelmente, fazendo com que feitos considerados “nível Kage” na Parte I fossem tratados como pouco mais do que comuns até para personagens de nível inferior. Consequentemente, vários personagens aumentaram de nível consideravelmente e várias coisas ditas anteriormente já não faziam sentido, sofreram retcon, como o nível de poder dos quatro primeiros Hokages. Entre esses personagens, Itachi e Jiraiya estão inclusos, visto que ambos são bem mais poderosos nesta fase do mangá em comparação com a outra, ganharam bons ups, como o Susanoo e o Modo Sennin. Mas vejamos se as coisas continuaram como eram antes.
Sobre :
Sobre Jiraiya
Desta vez, Jiraiya teve apenas dois combates relevantes: contra Konan e, depois, contra os 6 Caminhos de Pain. Ele venceu o primeiro facilmente e, embora tenha derrotado no segundo, conseguiu dar muito trabalho ao seu adversário, ao ponto de conseguir arrancar elogios em sua morte. Suas habilidades também foram muito bem aproveitadas nas duas situações, com ele mesclando o uso de técnicas já conhecidas desde o Clássico, como Katon e Doton, mais novos recursos, como o Modo Sennin.
No mencionado, não há muito sobre o seu poder, mas pode-se supor que ele era considerado o ninja mais poderoso de Konoha na época em que morreu, uma vez que Fukasaku considerou que ele era o único na vila capaz de chegar tão longe enfrentando os 6 Caminhos de Pain. Também recebeu elogios de Pain, Obito e Kakashi, todos eles ninjas muito poderosos. Além disso, Kabuto tinha forte interesse em revivê-lo durante a Quarta Guerra Mundial Ninja.
Sobre Itachi
Já o Itachi foi bem melhor explorado em batalha em comparação com o Jiraiya. Inicialmente, através de um clone que usava apenas 30% de seu chakra, ele conseguiu enfrentar Kakashi, Naruto, Chiyo e Sakura, sendo derrotado apenas por seu chakra acabar. Depois, vimos ele vencendo Deidara e Orochimaru, em dois diferentes flashbacks. Mesmo severamente enfraquecido por causa de uma doença, também conseguiu levar Sasuke, que já tinha poder o suficiente para rivalizar com um Rank-S como Deidara, ao limite, sendo afirmado que poderia ter vencido a batalha caso fosse de sua vontade, durante a batalha contra seu irmão, também derrotou Orochimaru pela segunda vez. Por fim, quando revivido pelo Edo Tensei, ele conseguiu escapar de Naruto e Killer B quando os confrontou, e sua participação em combate foi fundamental para que a dupla pudesse derrotar Nagato e, depois, com a ajuda de Sasuke, conseguiu derrotar o Kabuto.
Também não há muitas menções sobre o poder do Itachi. Só é possível sugerir que ele era inferior aos 6 Caminhos de Pain, uma vez que eles foram considerados a maior ameaça que Konoha já enfrentou (o que incluía o Uchiha), além disso, seu poder era considerado tão alto, que apenas um esquadrão de oito ninjas, incluindo o Time 7 (Naruto, Kakashi, Yamato, Sai e Sakura) e o Time 8 (Shino, Kiba e Hinata), era o suficiente para derrotá-lo. Seus feitos foram elogiados múltiplas vezes, por Chiyo, Zetsu, Kabuto e, até mesmo, pelo Deus dos Shinobi, Hashirama.
Desta vez, Jiraiya teve apenas dois combates relevantes: contra Konan e, depois, contra os 6 Caminhos de Pain. Ele venceu o primeiro facilmente e, embora tenha derrotado no segundo, conseguiu dar muito trabalho ao seu adversário, ao ponto de conseguir arrancar elogios em sua morte. Suas habilidades também foram muito bem aproveitadas nas duas situações, com ele mesclando o uso de técnicas já conhecidas desde o Clássico, como Katon e Doton, mais novos recursos, como o Modo Sennin.
No mencionado, não há muito sobre o seu poder, mas pode-se supor que ele era considerado o ninja mais poderoso de Konoha na época em que morreu, uma vez que Fukasaku considerou que ele era o único na vila capaz de chegar tão longe enfrentando os 6 Caminhos de Pain. Também recebeu elogios de Pain, Obito e Kakashi, todos eles ninjas muito poderosos. Além disso, Kabuto tinha forte interesse em revivê-lo durante a Quarta Guerra Mundial Ninja.
Sobre Itachi
Já o Itachi foi bem melhor explorado em batalha em comparação com o Jiraiya. Inicialmente, através de um clone que usava apenas 30% de seu chakra, ele conseguiu enfrentar Kakashi, Naruto, Chiyo e Sakura, sendo derrotado apenas por seu chakra acabar. Depois, vimos ele vencendo Deidara e Orochimaru, em dois diferentes flashbacks. Mesmo severamente enfraquecido por causa de uma doença, também conseguiu levar Sasuke, que já tinha poder o suficiente para rivalizar com um Rank-S como Deidara, ao limite, sendo afirmado que poderia ter vencido a batalha caso fosse de sua vontade, durante a batalha contra seu irmão, também derrotou Orochimaru pela segunda vez. Por fim, quando revivido pelo Edo Tensei, ele conseguiu escapar de Naruto e Killer B quando os confrontou, e sua participação em combate foi fundamental para que a dupla pudesse derrotar Nagato e, depois, com a ajuda de Sasuke, conseguiu derrotar o Kabuto.
Também não há muitas menções sobre o poder do Itachi. Só é possível sugerir que ele era inferior aos 6 Caminhos de Pain, uma vez que eles foram considerados a maior ameaça que Konoha já enfrentou (o que incluía o Uchiha), além disso, seu poder era considerado tão alto, que apenas um esquadrão de oito ninjas, incluindo o Time 7 (Naruto, Kakashi, Yamato, Sai e Sakura) e o Time 8 (Shino, Kiba e Hinata), era o suficiente para derrotá-lo. Seus feitos foram elogiados múltiplas vezes, por Chiyo, Zetsu, Kabuto e, até mesmo, pelo Deus dos Shinobi, Hashirama.
Mas enfim, vamos analisar como seria um combate entre os dois personagens durante esse período da obra na prática.
Habilidades :
Durante a Parte II, essas são as técnicas utilizadas por Jiraiya:
Sem Modo Sennin
Gamadaira: Kageayatsuri no Jutsu;
Gamagakure no Jutsu;
Gamayudan;
Katon: Ryuuka no Jutsu;
Kekkai: Gama Hyourou;
Kekkai: Tengai Houjin;
Oodama Rasengan;
Ranjinshigami no Jutsu;
Com Modo Sennin
Chou Oodama Rasengan;
Katon: Dai Endan;
Senpou: Goemon;
Senpou: Kebari Senbon;
Obs.: Esses não são necessariamente todos os jutsus do Jiraiya, apenas aqueles que são plausíveis de serem usados em combate, visto que o Ero-Sennin também possui algumas outras técnicas para outros propósitos além das batalhas.
Já as habilidades demonstradas por Itachi na Parte II são as seguintes:
Sem Mangekyou Sharingan
Izanami;
Katon: Housenka Tsumabeni;
Magen: Kasegui no Jutsu;
Karasu Bunshin no Jutsu;
Kuchiyose: Karasu;
Suiton: Suiryuudan no Jutsu;
Com Mangekyou Sharingan
Susanoo;
Tensha Fuuin: Amaterasu;
Totsuka no Tsurugi;
Yata no Kagami;
Yasaka no Magatama;
Sem Modo Sennin
Gamadaira: Kageayatsuri no Jutsu;
Gamagakure no Jutsu;
Gamayudan;
Katon: Ryuuka no Jutsu;
Kekkai: Gama Hyourou;
Kekkai: Tengai Houjin;
Oodama Rasengan;
Ranjinshigami no Jutsu;
Com Modo Sennin
Chou Oodama Rasengan;
Katon: Dai Endan;
Senpou: Goemon;
Senpou: Kebari Senbon;
Obs.: Esses não são necessariamente todos os jutsus do Jiraiya, apenas aqueles que são plausíveis de serem usados em combate, visto que o Ero-Sennin também possui algumas outras técnicas para outros propósitos além das batalhas.
Já as habilidades demonstradas por Itachi na Parte II são as seguintes:
Sem Mangekyou Sharingan
Izanami;
Katon: Housenka Tsumabeni;
Magen: Kasegui no Jutsu;
Karasu Bunshin no Jutsu;
Kuchiyose: Karasu;
Suiton: Suiryuudan no Jutsu;
Com Mangekyou Sharingan
Susanoo;
Tensha Fuuin: Amaterasu;
Totsuka no Tsurugi;
Yata no Kagami;
Yasaka no Magatama;
A BATALHA
Primeiramente, vamos considerá-los usando apenas as suas habilidades básicas, Itachi sem fazer uso do Izanami ou das habilidades do Mangekyou Sharingan, enquanto Jiraiya não faria uso do Modo Sennin ou Kuchiyoses.
Já mencionei o que eu acho que aconteceria caso apenas as habilidades do Clássico fossem utilizadas, um combate bem equilibrado, agora vamos adicionar as habilidades apresentadas durante a Parte II.
Analisando as habilidades de Jiraiya, seu poder ofensivo aumentou consideravelmente, graças ao Oodama Rasengan, e suas técnicas de suporte lhe garantem uma versatilidade bem maior, com o Gamayudan servindo de excelente suporte para aumentar o poder destrutivo de seus Katon. Sua Kekkai: Tengai Houjin lhe permitiria sentir praticamente todos os movimentos de seus adversários dentro de um raio alguns metros, permitindo que o Ero-Sennin possa antecipar possíveis ataques, mesmo se estes fossem imprevisíveis. O Kageayatsuri no Jutsu, que lhe permitiria se fundir com a superfície, de maneira que nem mesmo usuários de Doujutsu conseguiriam identificar, se bem utilizado, poderia ser bem problemático. Outra habilidade bem versátil de Jiraiya é o Ranjinshigami no Jutsu, que lhe permite controlar seu cabelo para capturar o adversário, a força e resistência deles é equivalente a fios de aço e foi o suficiente para acabar facilmente com uma das Kuchiyoses de Pain e teve velocidade para capturar o Caminho Animal, apesar disso, a técnica acabou por ser burlada por um Kawarimi no Jutsu simples.
Já as habilidades do Itachi também melhoram consideravelmente. Seu Suiton está mais poderoso, o Katon está mais versátil, visto que pode combiná-los com shurikens no Housenka Tsumabeni. E seus Genjutsus estão muito mais difíceis de serem evitados ou combatidos, graças ao Karasu Bunshin, um tipo de clone do Itachi, que gasta menos chakra que o Kage Bunshin e pode ser disperso em corvos que podem auxiliar o Uchiha na execução dos Genjutsus.
Itachi poderia levar a vantagem graças à versatilidade de seus Genjutsus. Diferente de Kakashi e Guy, a estratégia do Jiraiya é combater Genjutsus com o Kai, não evitá-los olhando para os pés do adversário ou Kage Bunshins. Nisso, ele poderia acabar numa situação bem similar a que ocorreu com o Naruto, onde o Uzumaki não conseguiu escapar da ilusão sozinho.
Mas suponhamos que o Ero-Sennin consiga sair, afinal, seu controle de chakra devia ser bem melhor que o do Naruto e ele também era bem mais experiente nisso. Mesmo assim, evitar os Genjutsus continuaria muito difícil por causa do Karasu Bunshin, contra o Sharingan normal, o Kasegui no Jutsu foi o suficiente para derrotar o Orochimaru, paralisando-o quase completamente, então também deve ser capaz de fazê-lo com Jiraiya. Mas para não deixar as coisas injustas, vamos supor que o Ero-Sennin consegue lidar com isso melhor que seu ex-companheiro de time. Daí, somente o Tsukuyomi seria capaz de derrotá-lo definitivamente.
Também vale citar que Jiraiya poderia fazer uso contínuo de Kage Bunshins ou mesmo fechar os olhos, lutando somente na base de sua sua Kekkai sensorial, dessa forma inutilizando completamente os Genjutsus do Itachi. Porém, ambas possibilidades são incertas… não se sabe quão boas são as habilidades sensoriais de Jiraiya com a Kekkai, uma vez que o Shuradou conseguiu entrar nela (mesmo reforçada com Senjutsu), e não parece muito lógico Jiraiya não ter ensinado ao Naruto que o uso de Kage Bunshins poderiam inutilizar Genjutsus caso ele soubesse, dando um indício de que ele poderia não saber disso, mas deixo a possibilidade positiva em aberto.
Por outro lado, Itachi possui recursos bons o suficiente para combater Ranjinshigami no Jutsu, o Sharingan poderia prever os movimentos e a velocidade do Uchiha foi boa o suficiente para evitar os ataques de Killer B, que é bastante veloz, que só conseguiu agarrá-lo ao usar o tentáculo do Hachibi por debaixo da terra. E, ainda que Jiraiya venha a fazer a mesma coisa, Itachi poderia escapar da mesma forma que escapou de Bee, usando Karasu Bunshin e, inclusive, aproveitando a oportunidade para aplicar um Genjutsu. Fora o método utilizado por Pain, que embora simples, foi útil. Ainda assim, vejo o Kageayatsuri no Jutsu sendo um bom recurso para Jiraiya pegar seu adversário de surpresa. Se bem utilizado, poderia ser decisivo.
Continuou bem equilibrado, dependendo das estratégias de cada um, vejo que qualquer um deles poderia levar a vitória. Agora vamos aumentar de nível, com Itachi podendo utilizar o Mangekyou Sharingan, incluso o Susanoo. Enquanto Jiraiya pode usar suas Kuchiyoses e Modo Sennin.
KUCHIYOSES X ITACHI
Dependendo do local de combate, num com água, por exemplo, Jiraiya ganha bastante vantagem, podendo usar o Gamagakure no Jutsu, usando um sapo para se esconder, podendo aparecer repentinamente em qualquer lugar, e a Kekkai: Gama Hyourou, também usando um sapo, mas desta vez para prender o adversário e jogá-lo num lago de suco gástrico. Num campo aberto, sem água, ele perde essa vantagem, e capturar Itachi se tornaria muito mais complicado. E mesmo que conseguisse capturá-lo, o Susanoo poderia protegê-lo.
Fazendo uso de um dos sapos do Myoubokuzan por vez, ou seja, considerando uma situação normal, sem aquilo que Naruto fez contra o Pain, o Susanoo continuaria salvando a pele do Uchiha, fora os demais métodos que ele poderia usar para isso, como visto na Parte I. Porém, lidar com mais de um sapo gigante atacando ao mesmo tempo poderia ser problemático, uma boa combinação de golpes e se utilizados do ângulo certo, poderia ser o suficiente para atordoar o Susanoo, similar ao que Danzou fez usando Fuuton em conjunto com sua Kuchiyose, porém, a diferença é que aqui seria o Gamayu Endan. Porém, é importante considerar que um corte da Totsuka seria o suficiente para tornar os bichinhos de estimação do Ero-Sennin completamente inúteis. Desde que ele conseguiu lidar com o Yamata no Orochi do Orochimaru num instante, agilidade é o que não falta. Também não seria muito difícil acertá-los com o Amaterasu (se o Fuuka Houin não estivesse em campo, mas se estivesse, poderia ser tirado de campo também, dado o poder destrutivo do Susanoo…), ou, quem sabe, nocauteá-los com o Tsukuyomi ou outros Genjutsus. Yasaka no Magatama também seriam bem úteis caso Jiraiya quisesse usar múltiplas Kuchiyoses gigantes de uma vez.
Como é possível ver, Jiraiya, mesmo sem usar o Modo Sennin, possui poder o suficiente para forçar Itachi a usar o Susanoo, desde que consiga evitar todos os Genjutsus do adversário, especialmente o Tsukuyomi, que como eu já mencionei, possuem perfeito potencial para tirar o Ero-Sennin de combate, tal como fez com o Orochimaru. Por outro lado, Jiraiya, em sua forma normal, poderia ser derrotado pela Totsuka da mesma forma que Orochimaru e Nagato foram, uma vez que a velocidade do golpe é consideravelmente alta, pelo que pude perceber ultimamente, ao ponto que nenhum desses personagens conseguiu evitá-la, mesmo possuindo bons reflexos, não vai ser Jiraiya que escaparia disso com sua velocidade normal.
MODO SENNIN X SUSANOO
Agora vejamos Jiraiya usando o Modo Sennin, pois acho que ele dificilmente conseguiria derrotar o Itachi sem fazer uso disso. Alguns podem vir a dizer que ele não teria tempo o suficiente para entrar no Modo Sennin, mas vamos supor que ele conseguiria tal feito.
Invocando os Dois Grandes Sapos Sábios e somente eles, com Jiraiya no Modo Sennin, seus recursos aumentam em questões de quantidade e qualidade. Seu Ninjutsu, Taijutsu e Genjutsu aumentariam consideravelmente. Vamos analisar isso de ponto a ponto.
O Taijutsu de Jiraiya se torna muito bom no Modo Sennin. Ele conseguiu surpreender o Rinnegan, quando este ainda não tinha ideia de sua verdadeira velocidade, mas eles conseguiram reagir aos ataques posteriores. Itachi, com o Sharingan, e o Susanoo, que ativa instantaneamente, poderia muito bem prever e resistir aos golpes do Jiraiya. A força do Ero-Sennin é considerável e eu até consideraria o suficiente para destruir, com alguma dificuldade, as costelas do Susanoo, embora esteja consideravelmente abaixo de Tsunade e do Yondaime Raikage, isso deve ser levado em conta. Mas níveis mais altos do Susanoo tornariam o “Kung Fu dos Sapos” praticamente inútil. Por outro lado, Jiraiya pode escapar da Totsuka usando sua velocidade.
Em Ninjutsu, Jiraiya conta com Katon: Dai Endan, que duvido muito que passaria pelo Susanoo por si só, na verdade, o Amaterasu deve ser o suficiente para subjugar a técnica, ou então um Suiryuudan. Senpou: Goemon, embora bem mais poderoso, por combinar Katon + Fuuton + Gamayudan, também não deve possuir poder o suficiente para passar pelo Susanoo, cuja a defesa é mais poderosa que o Manto de Chakra da Kyuubi, o qual era o suficiente para aguentar, praticamente ileso, os Katons colossais de Madara e Obito. Kebari Senbon também faria apenas cócegas no Susanoo, mas poderia ser fatal caso acertasse o Itachi. O Chou Oodama Rasengan também seria inútil, vide que Naruto usou isso contra o Madara, sem sucesso.
Ofensivamente, a maioria das técnicas de Fukasaku e Shima, incluso as línguas deles, não seriam o suficiente para passar pelo Susanoo, eles poderiam até perdê-las no processo. No entanto, acho válido considerar que o Itachi dificilmente sobreviveria enfrentando este trio sem fazer uso de seu trunfo. Porém, apesar da maioria dos golpes não funcionarem, duas técnicas deles seriam extremamente eficazes contra o Susanoo. A primeira é o Senpou: Kawazu Naki, que lança uma rajada sonora contra os alvos, podendo irritá-los e paralisá-los temporariamente, isso talvez possa desestabilizar o Susanoo da mesma forma que Kabuto conseguiu fazer, porém, com o Senpou: Hakugeki. Vale ressaltar que na técnica do Kabuto também havia luz e talvez a potência das vibrações fosse maior (parecia), e mesmo assim, Itachi, talvez por ser um Edo Tensei, acabou sendo capaz de usar o Susanoo novamente no último momento (como podem ver, há vários “poréns”). Já a segunda é o poder máximo do Jiraiya, ou melhor, de seus sapos, o Magen: Gama Rinshou, um Genjutsu sonoro extremamente poderoso que passaria facilmente pela defesa e conseguiria derrotar Itachi, mas como todos sabemos, essa técnica também leva algum tempo para ser realizada, sendo esta a sua grande fraqueza, não que leve necessariamente muito tempo, talvez sejam apenas alguns segundos, mesmo assim, é tempo o suficiente para que o adversário tente fazer alguma coisa, do contrário, Jiraiya não precisaria usar uma estratégia tão bem elaborada contra Pain. Outra fraqueza da técnica é que necessita de ambos Fukasaku e Shima para que seja utilizada, se o adversário souber disso, basta matar qualquer um deles para tornar esse trunfo inútil. Itachi poderia muito bem ser capaz de fazer isso com Karasu Bunshin, os corvos podem se dispersar como a Konan através do Shikigami no Mai, podendo ir por vários ângulos e se reagrupar quando quiser, além disso, um Gamayudan não seria eficaz nesta situação. O clone do Uchiha poderia tentar prender um dos três num Genjutsu usando este método, e embora eles possam libertar um ao outro rapidamente, poderia abrir uma brecha para o clone matar os sapos. Então não é como se o Itachi não pudesse fazer nada contra o Gama Rinshou também.
Pois bem, acredito que esse combate não seria decidido tão facilmente quanto dizem, inclusive, até algum tempo atrás, eu também acreditava que definir o vencedor da batalha era algo bem simples, mas não é. O resultado iria depender de diversas coisas, estratégia, vantagens, desvantagens, conhecimento, preparo, local de batalha, duração da batalha, entre outras diversas coisas. Jiraiya e Itachi estão praticamente no mesmo nível, assim como o mangá talvez tenha dado a entender lá no Clássico.
Obs.: Talvez vocês tenham percebido que eu não falei muito sobre as reservas de chakra de cada um deles. Apenas foquei no que era mais relevante, o que o personagem tinha ou não para combater o adversário. Mas como todos devem saber, Jiraiya é praticamente um monstro neste quesito, mesmo em sua forma normal, com o Modo Sennin e com apoio de Fukasaku e Shima, talvez ele se torne praticamente inesgotável enquanto ileso, visto que seus companheiros estariam constantemente recolhendo energia natural e transferindo pra ele, num processo não muito diferente da Samehada do Kisame (não que sejam iguais). Por outro lado, o Itachi nunca foi referência nesta categoria, mesmo se considerarmos uma versão perfeitamente saudável, as habilidades do Mangekyou Sharingan seriam muito prejudiciais a ele. Logo, Jiraiya poderia se aproveitar dessa vantagem e tentar enrolar o combate até Itachi se cansar.
Outra coisa que poderia definir o combate, tanto quanto o Gama Rinshou, é o Izanami. Itachi nem precisaria gastar muito chakra pra isso. Já vi alguns dizendo que o Jiraiya é imune a esse Genjutsu, mas nunca explicaram o porquê em detalhes, no máximo disseram que faria igual ao Kabuto, num instante, e pronto. De qualquer forma, outros Genjutsus podem ser igualmente decisivos, vide a batalha entre Sasuke e Danzou. As possibilidades são muitas.
Mas qual é a sua opinião sobre o assunto? Acha que Itachi e Jiraiya possuem níveis de poder próximos, como eu? Ou arrisca dizer que qualquer um deles é extremamente superior ao outro?
Fanficando
Spoiler :
Essa parte será dedicada mais a hipóteses do que fatos. Se tratam de algumas outras coisas que pensei enquanto estava escrevendo isso e é mais para descontrair mesmo, nada sério, apesar disso, possui alguma base.
1. Jiraiya 100% imune ao Amaterasu
Fazendo o uso de apenas duas de suas habilidades, Jiraiya poderia se tornar completamente imune (ou quase), não somente ao Amaterasu, como também a qualquer Ninjutsu baseado em Katon. Não somente ele, mas também poderia fazer isso com suas invocações. Shikoku Fuuin + Fuuka Houin seria uma boa combinação, não?
O Shikoku Fuuin é a técnica que Jiraiya usou para escrever uma mensagem nas costas de Fukasaku, pouco antes de morrer. Enquanto o Fuuka Houin é a aquilo que ele usou para selar o Amaterasu. Se ele combinar essas duas habilidades, poderia escrever tudo que era necessário em seu próprio corpo, seja no peito, costas, pernas, qualquer lugar que fosse possível. Daí, quando seu adversário fizesse uso de Katon ou Enton, bastaria utilizar os selos necessários para ativar a técnica de selamento. Para com as invocações, segue o mesmo esquema.
Me pergunto se Jiraiya seria capaz de utilizar o Fuuka Houin contra seus adversários, liberando o jutsu selado em cima deles. Seria épico!
2. Touton no Jutsu em batalha
Não se sabe muito sobre essa técnica, pois não apareceu no mangá, apenas no anime, mas sabe-se que foi desenvolvida por Kid Jiraiya com o objetivo de espionar as garotas tomando banho sem ser detectado. No anime, ela é representada para ser bem similar à técnica de um random de Iwagakure, visto no Kakashi Gaiden. Também parece a técnica de invisibilidade do Muu (Nidaime Tsuchikage). Na real, nem deve ser grande coisa, técnica nível Genin praticamente, mas seria interessante se Jiraiya fizesse uso disso em batalha. Só seria inútil diante de sensores e usuários de Doujutsu.
3. Transformando os adversários em sapos
Com o Kaeru Kaeru no Jutsu, Jiraiya é capaz de transformar pessoas em sapos. Só foi usado contra um random lá na Ame, quando ele estava usando tortura para descobrir informações sobre Pain. Seria bem apelativo se ele pudesse fazer isso em plena batalha, imagina só: tocou, transformou, perdeu.
4. Transformando o terreno ao seu favor
Não que Jiraiya fique necessariamente mais fraco num campo sem água, mas um campo em que ele possa usar desse meio para ganhar vantagem seria bom. No mangá, ele não possui nenhum Suiton visto, mas esse elemento está listado entre suas Transformações da Natureza, poderia muito bem ser capaz de usar alguns Suiton para alterar o terreno, de maneira similar ao Kisame. Não que isso signifique muito, mas foi ele que ensinou Ninjutsu para os Órfãos de Ame e todos eles possuem Suiton (coincidência?), inclusive, os 3 parecem fazer uso disso, mesmo que de maneira sutil, Konan usou no seu Kami no Shisha no Jutsu contra o Obito, Kid Nagato também usa nos flashbacks treinando com Jiraiya, enquanto Yahiko parece ter um estilo totalmente voltado pra isso, inclusive, o Caminho Deva possui alguns Suiton em homenagem a ele, como a técnica da chuva no mangá e mais algumas outras no anime. Jiraiya também possui Fuuton, todos seus alunos também, embora apenas Naruto e Nagato tenham sido vistos usando isso. Será possível Jiraiya ser mais próximo de Hiruzen do que imaginamos?
5. Copy Ninja Itachi
Embora esse seja um estilo de luta do Kakashi, os outros Uchihas também são bem hábeis em copiar jutsus, mesmo que tenham utilizado poucas vezes, Itachi, por exemplo, só usou contra o Kabuto. Mas não seria estranho se ele tivesse copiado técnicas de outras pessoas, o mais provável seria Kisame, já que esse era seu parceiro na Akatsuki, o Uchiha até que manja bem de Suiton, claro que não deve ser do tipo que usa colossais, mas quem sabe um Suikoudan, Prisão de Água e Mizu Bunshin?
6. Genjutsu de Longo Alcance
Isso ficou meio vago no mangá, mas durante a guerra, foi sugerido por Shikaku e Ao, que Itachi era a única pessoa capaz de usar Genjutsu fora do alcance da equipe de sensores, ou seja, a longo alcance. Seria algum outro Genjutsu sem fazer uso do Sharingan? Realmente não sei o que quiseram dizer com aquilo.
7. Super Shunshin
Itachi tem bons feitos de velocidade, conseguindo superar Kakashi e Sasuke, ninjas bem rápidos, sem muita dificuldade, mesmo quando seu corpo estava enfraquecido pela doença, além de evitar os golpes de Killer B, um dos tops de velocidade. Fora isso, ele devia rivalizar com Shisui, que tinha o melhor Shunshin.
8. Izanagi
Chakra dos Senju é necessário para o Izanagi perfeito, mas desde que Itachi disse que haviam vários usuários do Genjutsu nos tempos antigos, aparentemente nenhum deles possuindo chakra dos Senju, é possível que ele soubesse como usar o Izanagi, visto que sabia algo tão complicado quanto, o Izanami. Talvez a duração fosse mínima, de poucos segundos, mas quem sabe?
Ah, cansei. Por favor, não sejam animais e sem treta nos comentários. :v