Discordo um pouco da parte do comentário do Dalvio que fala sobre livre-arbitrio pois não se vê de fato isso em muitos países capitalistas, principalmente os dominados pelas nações do "primeiro mundo" PORÉM isso não justifica regimes como o de Mao e Stalin, mas como parar os genocídios do capitalismo? Isso também de ser pensado.
O fato é que tanto ideias de liberais quanto de socialistas foram necessárias para muitas conquistas de hoje, apesar de ambas as ideologias terem assassinado em massa para tentarem consolidar em seus sistemas.
Mas eu estou falando de livre arbítrio da população de forma geral, não estou extrapolando que é um livre-arbítrio pleno, que jamais existirá enquanto houver a figura do estado. Os ''genocídios'' do capitalismo você se refere a que exatamente ? As guerras políticas e econômicas criadas pelos países de primeiro mundo para se manter no poder ? Ou mais especificamente, dentro da estrutura de cada país, empresas gananciosas que não se importam com a segurança de seus funcionários ou da população e são responsáveis por destruição de bens naturais, desastres e demais tipos de danos sociais e ambientais ?
Se a resposta for o primeiro, o ponto é que isso não é algo atrelado ao capitalismo e sim a estrutura de PODER. As pessoas para se manter no poder estão dispostas a quebrar valores éticos-morais. Isso aconteceu na URSS, está acontecendo na China ''pseudocomunista'' com a exploração absurda de mão de obra barata e de trabalho escravo mesmo e na obsessão em recuperar Taiwan, aconteceu no Império Britânico e em menor grau ainda acontece no Reino Unido atual, acontece nos EUA e vai acontecer com quaisquer países que atingirem o topo. Se ao invés dos EUA, o país mais rico e influente do mundo fosse a Índia, Irã ou sei lá, Mongólia, as mesmas atrocidades que os EUA fazem não iriam se repetir ? Talvez o discurso fosse outro, o contexto fosse outro, muita coisa seria diferente. Pq a influência cultural seria diferente. Mas ela existiria e o demônio do mundo apenas mudaria de figura. Peça a Itália para tentar restaurar a glória do Império Romano, a Alemanha da época do Nazismo e a Inglaterra na época do Império Britânico. Todos eles perderam poder e se colocaram em seu lugar. Daqui a alguns anos, décadas (mais provável) ou talvez no próximo século , os EUA tende a ter o mesmo fim. O que hoje os EUA faz sem se importar em quem irá machucar, a URSS já faz, a Inglaterra já fez, o Império Romano já fez e a China já está fazendo por debaixo dos panos.
Se a resposta for o segundo ponto, o que você acha que deve ser feito para limitar isso ? Para mim é nítido que é necessário o combate ao monopólio por incentivo concorrência e livre demanda, de forma que a reputação das empresas também seria avaliada não apenas pela sua produtividade, mas pela qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e funcionários (isso já acontece no mercado e MUITO) somado a necessidade do estado de conseguir intervir com efetividade quando essas violassem quaisquer tipos de direitos humanos em quaisquer grau e combatendo a criação de carteis (por exemplo).
E a história é marcada por genocídios em qualquer sistema econômico já existente e em qualquer sistema econômico que um dia surgirá.