Deixando o título sensacionalista de lado, minha intenção neste tópico é apenas mostrar que o Nagato possui técnicas que poderiam tranquilamente terem sido mais bem aproveitadas em combate e que o Kishimoto simplesmente cagou para elas.
Já criei esse tópico há alguns anos, mas na época minha intenção era fazer o Nagato subir de nível, então ninguém levou muito a sério (haters malditos ).
* Kyoumen Shuja
É a técnica que o Nagato usou para replicar o time Gai. Na verdade é uma armadilha aderida ao Gofuu Kekkai que Nagato tacou na rocha para evitar que os intruso de Konoha atrapalhassem o selamento do Gaara.
Por que diabos uma técnica tão poderosa não foi usada em combate ?
O que impedia o Nagato de usar isso em uma luta, além obviamente do nível absurdo de apelação que geraria ?
Spoiler :
A armadilha acoplada aos selos Kin foi usada unicamente devido ao objetivo da Akatsuki de bloquear a entrada do esconderijo e não que seja necessário 5 selos para a armadilha funcionar, como bem evidencia o Databook. Basicamente, ele poderia colocar esse selo em qualquer Pain ou Kuchiyose e ao ser danificado, a armadilha seria ativada.
Como evidenciado pelo Neji, os clones são cópias perfeitas do usuário, usando mesmas táticas de batalha e jutsus.
Enfim, uma técnica que julgo ter sido bem subaproveitada dentro do contexto do mangá.
* Zokufu Kuchiyose
Uma técnica de multiplicação acoplada a uma invocação, garantindo a ela imortalidade. De alguma forma pelo qual desconhecemos, esse jutsu foi acoplado a Kuchiyose: Cérberus. Mas por que diabos foi limitada ao Cérberus ? Por que não usar em todas as Kuchiyoses do Chikushodo ou mais, pq não utilizar em Pain ?
Claro que isso iria muito além das reais intenções do Kishimoto com a técnica, mesmo pq é simbólico e referenciado a mitologias a questão do Cérberus e das várias cabeças, não cabendo sentido lógico disso em qualquer Kuchiyose.
Mas não estou falando do que o Kishimoto queria com a técnica e sim como ela funciona e quais as limitações sobre ela. É uma técnica que aparentemente poderia ter sido usada da forma como o Nagato bem entendesse em qualquer ou todas as Kuchiyoses do seu arsenal.
Ela poderia OU ter sido mais explorada utilizando dela pelo Nagato ou outro personagem em outras Kuchiyoses ou ao menos ter sido mais esclarecida sobre suas reais limitações.
* Shouten no Jutsu
A técnica que criou os clones de Itachi e Kisame no mangá. Poderia ter sido utilizada em outros contextos ? Talvez. Ela tem o ''defeito'' de não poder suprimir a vontade do copiado, como o Edo Tensei pode. Mas poderia ter sido mais bem explorada, ao menos em outras missões da Akatsuki.
* Gentoshin
Uma técnica que cria uma projeção de chakra de si e de outros membros e que pode ser usada a distância, podendo inclusive utilizar de várias técnicas como o Databook reforça. Quais técnicas podem e não podem ser utilizadas ? Ninguém sabe e nunca saberá. Mas sabemos que o Gedo Mazo, uma Kuchiyose que nem mesmo um Edo Tensei pode invocar, pode ser invocada e controlada por essa projeção.
O que impediria o Nagato de ter feito uma projeção de si e da Konan para lutar contra o Naruto depois que o Tendo foi derrotado ? Seria estranho ? MUITO. Mas além de ter sido só um exemplo, não estou entrando no mérito de ser bizarro ou não e sim que existia a possibilidade (ainda que extremamente remota, porém possível) de isso ser feito. Quais poderes da Konan ou do Nagato poderiam ser usados pela projeção ? Até onde saibamos Kuchiyoses e provavelmente técnicas gravitacionais (talvez), Gakido (talvez), Ningedo (provável) e etc. Não sei e nem você sabe.
O ponto é... Outra técnica de imenso potencial para ser usado em batalhas, simplesmente jogado no lixo.
Enfim...
Todas foram técnicas usadas pelo Nagato em benefício da Akatsuki mas que poderiam ter sido adaptadas para uso em batalha a depender de algumas condições. Não são técnicas bobas, pelo contrário, bastante úteis e perigosas, que aumentariam e MUITO sua letalidade e força.
E não, não quero aumentar o nível do personagem em porra nenhuma de tabela de classificação (