Espírito da Floresta escreveu:A minha teoria para o sumiço do Clã Senju é a seguinte: os Senjus nunca existiram, eles eram apenas um lado contrário dos Uchihas, tipo uma sombra maligna. Quando os Uchihas morreram, as sombras que complementavam a história de um dos melhores clãs, perderam seu propósito e deixaram de existir, desaparecendo do mapa sem deixar nenhum vestígio.
Apesar do caráter cômico do seu post, não é de todo ruim... Pois a criação deles foi pra esse propósito mesmo em certo aspecto, e é por isso que sempre bato nessa tecla do retcon pra que esse tipo de discussão seja evitada, pois são contextos distintos e esse tipo de coisa ocorre em praticamente todas as obras de longa duração.
Não é muito diferente do Dragon Ball por exemplo. Lembram quando o Goku pega o bastão e faz ele crescer até na lua pra levar um Coelho bandido, lá no começo da obra??! É um momento cômico, não deve ser alvo de teorias malucas. Algum tempo depois, a lua é bastante ressignificada ao longo da série. Aconteceu a mesma coisa com a lua de Naruto também, diga-se de passagem.
Não devemos levar esse tipo de discussão a sério, temos de entender e compreender que são obras semanais e que os autores vivem se reinventando conforme as coisas mudam, conforme a maré e os ventos do autor, do público, enfim, inúmeros e inúmeros fatores. Claro, não estou dizendo que não é possível teorizar em cima; pelo contrário, como já havia dito outrora, é de praxe dentro dos shonnens que isso ocorra, pois aumenta (positivamente ou não) o interesse do público.
Então é necessário haver um discernimento e encarar os limites do que há de ser teorizado e o que extrapola uma condição de ressignificação, que é a coisa mais comum que existe nesse mundo.