Óbvio que Jiraya fez tudo certo, considerando que não sabia sobre a formação. Você entende que estamos discutindo sobre como Jiraya agiria se soubesse sobre Nagato e como isso lhe traria alguma vantagem?
Se sabe sobre Nagato, automaticamente seria mais fácil compreender o inimigo, no meio do combate Jiraya se fazia perguntas como: "Como todos eles possuem Rinnegan?" "Nagato tinha um potencial absurdo para Ninjutsu e aprendeu tudo o que lhe ensinei, além de conseguir usar todos os 5 elementos, então porque ele só usa um tipo de Ninjutsu?"
Jiraya e os sapos destrinchariam os corpos com enorme facilidade e jamais abririam a guarda ao saber da existência do Uzumaki, também é provável que mantivesse o Gamarinhsou como trunfo para o "verdadeiro".
Fukasaku foi eliminado facilmente porque tentou usar Gamarinhsou sem qualquer estratégia para ocupar os corpos. Além do conhecimento prévio que Nagato tinha sobre o Genjutsu, eliminando Fukasaku antes mesmo do dueto começar.
A forma com que Fukasaku foi derrotado (BT) seria inviável contra Jiraya, pois os sapos estão fundidos aos corpo do Sannin, ao tentar atrair o sapo, Jiraya viria junto com um contra ataque pesado.
Jiraya no duto ocupou o trio levando em conta as habilidades de cada corpo. Não há motivos para achar que diante dos seis ele adotaria uma estratégia inferior, simplesmente esperando os seis ataca-lo como quiserem. Jiraya é inteligente o suficiente para entender que precisa lidar com a habilidade mais problemática (Deva) para ter chances de completar o Genjutsu.
"Contra os 6 seriam impossível" - Te garanto que não é. Jiraya
sem braço ter sobrevivido por um tempo considerável contra a formação, e depois capturar e derrotar um dos corpos, é BEM mais complicado que aplicar Gamarinhsou.
Eu realmente fico impressionado de como as pessoas são tolas. A limitação que Kishimoto deu ao Gamarinhsou, fazendo questão de mostrar que uma segunda utilização seria inviável (desgaste) e logo em seguida tirar um braço do Jiraya, deixa claro que
ele queria colocar o Sannin é um situação extrema desvantagem, sem possibilidade de vitória, para que então fizesse uma escolha de acordo com o plot.
É incrível o esforço que você fez para distorcer uma fala de fácil entendimento, mas vamos lá.
Nagato tinha uma barreira sensorial em torno da vila, Jiraya foi detectado assim que entrou nela, a partir dali, não existia qualquer chance de Jiraya chegar aos corpos ou a Nagato de forma furtiva, pois o Uzumaki e Konan já estavam alertas.
A Sala que os corpos estavam, era oculta e tinha um mecanismo especial de acesso, as chances de Jiraya trombar com eles por aí, eram praticamente nulas. Agora imagine o quão improvável era ele trombar com Nagato, que estava ainda mais protegido, sem sequer passar pela formação?
Além de que você ignorou completamente que Jiraya sequer foi ali para matar Nagato/líder da Akatsuki, ele estava fazendo uma sondagem, se a intenção dele fosse lutar, no mínimo teria ativado Modo Sennin previamente.
Pegar Nagato/Pain de guarda baixa, dentro de casa, com todos os sistemas de defesa, detecção e ocultação bem definidos, é algo fantasioso, não tem qualquer nexo Nagato atribuir uma vantagem a Jiraya sob essas circunstâncias; A fala de Pain foi claramente relativa ao combate direto da formação Jiraya "Se não mantivéssemos nosso segredo, não teríamos vencido".
Ninguém constrói um sistema extremamente exagerado de vigilância, se não houver um grande temor por trás, temor que outrora ele não tinha.
E você tem razão, inimigos mais técnicos podem lutar em alto nível sem causar destruição ao cenário, só que contra Tendou, mesmo que o inimigo seja um usuário de Hiraishin, não existe como o cenário ficar inteiro depois de uma luta minimamente intensa.
Basta pegar Kakashi x Deva, o Hatake possui um estilo extremamente técnica, só que Deva colocou o quarteirão a baixo com um único ST (que nem nocauteou Kakashi). Todos os elementos na cena indicam uma vitória tranquila da formação.
Meu argumento para Jiraya ter dado mais trabalho não é apenas o cenário, temos Zetsu confirmando que foi uma luta demorada (a não ser que você que Nagato ficou pegando leve, o que não duvido de ler), principalmente, temos Jiraya com um corpo morto em mãos, o que prova que ele também causou baixas ao inimigo.
Eu não desconsidero a fala do Jiraya, eu consigo entende-la. Ele fez uma análise levando em conta apenas os pontos fortes da formação, também projetava que cada corpo pudesse usar mais de uma habilidade, pois era o lógico a se pensar, considerando que todos tinham o mesmo olho.
A análise de Nagato foi diferente, foi feita pós luta, com ele ponderando sobre o que lhe levou a vitória.
A chave para entender as reias capacidades de Jiraya, estão em compreender que ele deu certa dificuldade mesmo sem um braço e já sem sua melhor carta (Gamarinhsou).
Nagato pensou: "Este cara está sendo um jogo duro nestas condições (sem braço) e mostrou um jutsu muito perigoso (que poderia abater todos de uma vez) ainda bem que consegui confundi-lo com a formação e ganhar vantagem".