Cara, eu arrisco dizer que nem o Kishimoto saberia responder essa com perfeição
Existem vários retcons em Naruto, um interfere no outro até. Mas vamos tentar, né? Kkk
Bom, começando pelos Hokages:
Shodai Hashirama
Esse é difícil de saber, pois o retcon dele foi desenvolvido desde o final da Parte I pelo que se pode notar. Porém, eu diria que ele não seria tão relevante na história de Naruto e tampouco seria considerado alguém tão poderoso. Seria poderoso? Sim! Mas não tanto quanto conhecemos hoje. Fora Mokuton e Genjutsu, seria um provável usuário de Kage Bunshins, desde que essa técnica estava no Pergaminho de Selos dele.
Nidaime Tobirama
Esse só foi mudar de uma maneira relevante do Cap. 480 pra mais… onde conseguiu Hiraishin, Edo Tensei, mais poderoso que o Hiruzen, rival de Izuna, etc. Antes, ele provavelmente seria um usuário de Suiton espetacular, um Zabuza upado, quem sabe? Além de usar Suiton sem fontes de água, o que era raro na Parte I, digno de mestre (banalizado na Parte II). Porém, seria o menos poderoso entre os Hokages.
Sandaime Hiruzen
Em resumo, estaria no lugar do Hashirama como Deus dos Shinobi e Hokage mais poderoso da história, como ressaltavam os DB1 e 2. De resto, só não teria o sensoriamento de chakra, suas outras habilidades não devem ter sofrido retcon (exceto em tamanho/poder) porque ele morreu ainda na metade da Parte I.
Yondaime Minato
Provavelmente seria o segundo Hokage mais poderoso da história, atrás apenas do Hiruzen jovem. Além de estar no lugar do Tobirama como criador de diversos jutsus, os DB1 e 2 se referiam a Rasengan, Shiki Fuujin, Hiraishin como técnicas dele, depois do retcon ele só ficou com o primeiro.
Sobre os Jutsus:
O Suiton seria exclusivo de Kages. E, de maneira geral, a maioria das técnicas seriam bem menos poderosas. O Sensoriamento de Chakra talvez não fosse algo tão específico, digo, talvez não existiram “Tipo Sensor” (embora existam teorias para contornar algumas confusões).
Sobre alguns outros personagens:
Itachi talvez fosse um vilão mesmo, que estava simplesmente tentando deixar o Sasuke forte para roubar os seus olhos. Os Sannins provavelmente estariam no topo do mundo, com quase ninguém conseguindo peitá-los no 1x1. Pode ser que alguns nem existiriam, como Yamato, que tá relacionado ao Hashirama pós-retcon, Kaguya provavelmente não existiria também. A Sakura talvez se tornasse uma usuária de Genjutsus. O Nagato seria o usuário original do Rinnegan, sendo a reencarnação do Rikudou Sennin sem ter nenhuma relação com o Madara. Quem sabe o Obito fosse realmente um Madara querendo recuperar seu verdadeiro poder
Os retcons são vários e em diversos pontos, então as possibilidades são várias também.
Do mais, eu poderia dizer que a Akatsuki de Pain seria a vilã final da história mesmo, a história do Sasuke poderia ser concluída com ele derrotando o Itachi (numa luta séria para ambos lados), o Nagato como vilão mesmo, sem ser convencido por discursos, e por aí vai.
Poderia ser interessante, mas poderia ser merda também, difícil saber… eu, pelo menos, gostaria de saber como algumas coisas seriam sem retcons. Bem que o Kishimoto poderia fazer uns one-shot de “what if?”