O mangá de Naruto muitas vezes é exemplificativo. Se Fukasaku estivesse se referindo especificamente ao selo de mão supostamente quebrado pelo chute do Jiraya, certamente teria uma ilustração no mesmo quadrinho indicando ao leitor este exato momento. Kishimoto não deixaria essa referência passar, ainda mais se sua ausência causasse dúvidas, pois a impressão do leitor é a de que o Sannin interceptou o Kuchiyose naquele instante.
Vou dar alguns exemplos dentro da própria luta de ilustrações que são repetidas para orientar quem está lendo:
Você disse bem, muitas vezes é exemplificado e em outras vezes não. Não é uma regra e varia de acordo com a profundidade do tema. Seu argumento é basicamente dizer que não foi ali, porque Jiraya achou ter quebrado o selo, nesse caso você não tenta achar outros paralelos, como o de Obito por exemplo, onde ele achou que havia eliminado o Bunshin com a estaca, sendo que na verdade o clone foi dobrado pelo Kamui do Kakashi.
O ponto relevante aqui, é o fato de que os Pains foram invocados antes do Genjutsu. Se você realmente acredita que os Pains foram invocados enquanto o Trio checava a tubulação, o stand-by dos corpos foi ainda maior, o que só fortalece minha narrativa.
Nagato não estava intimidado pelo genjutsu, tanto que foi pra cima mesmo sabendo que era uma armadilha. Só que ele não é idiota, então deixou três corpos pra trás para o caso dos três primeiros serem derrotados. Pain aproveitou a vantagem numérica e o fato de Jiraya desconhecer a formação completa para fazer o reconhecimento do que estava acontecendo, algo muito parecido com o que Kakashi faz com o Kage Bunshin.
Nagato só invoca mais corpos quando fica
evidente que os em campo não vão dar conta, ele sentiu a pressão mental que o Gamarinhsou causou e julgou arriscado demais apostar sua formação inteira contra aquilo. Claro, a atitude foi acertada e inteligente, mas também arriscada, pois estava escolhendo se submeter a um Genjutsu desconhecido.
A natureza da ocultação dos 3 últimos corpos, foi de autopreservação, depois Nagato viu uma brecha para pegar Jiraya desprevenido e o fez.
Isso porque você está analisando sob a ótica do poder de Jiraya, enquanto que eu analiso pela ótica do poder de Pain. O Sannin ainda estava com o Modo Eremita parcialmente ativado, com um braço disponível (sendo que muitos jutsus ainda eram acessíveis, conforme listei lá atrás) e Pa e Ma estavam intactos, então tecnicamente ele tinha no mínimo metade da sua capacidade ao seu dispor.
E mesmo assim passou sufoco contra Chikushodô. Você está subestimando demais o poder de cada corpo individualmente. Jiraya disse que consegue vencer os corpos em uma situação de 1x1 (sem Gamarinshou, claro), mas isso considerado que ele esteja 100%.
E você acha que estar com algo em torno da metade de suas reais capacidades não é algo determinante? Jiraya não tinha selos de mão para Kage Bunshins e não tinha Gamarinhsou, habilidades que foram fundamentais para abater o trio, vamos fingir que isso não faria muita diferença contra os 6?
Jiraya disse poderia abater Pains no 1x1, sendo que na verdade mostrou que poderia facilmente subjugar dois caminhos juntos, fez isso contra Ningendo e Chikushodo, isso com Katon+ Yomi + Kawazu Kumite.
Se Jiraya tem Paw e Maw, eles sozinhos podem eliminar um caminho isolado, sendo que o próprio Chikushodo julgou a língua de Shima como rápida demais, não há nada que poderia fazer contra quilo em um local fechado que era também domínio campal dos sapos. Além é claro, os caminhos não podem lutar em uma simples nuvem de fumaça sem auxílio de visão externa, como foi provado duas vezes.
Se ele tivesse perdido completamente a transformação Eremita, daí sim poderíamos entrar no mérito dele estar sem condições de combate, pois estaria visível que Jiraya teria ficado muito ferido a ponto de sequer conseguir manter a transformação.
Sugiro que não se apegue muito ao Databook quando suas informações não batem com a do mangá. A menos que o Databook esteja dizendo que Jiraya não estava em condições de enfrentar os seis corpos com apenas um braço, daí dá pra aceitar (não que ele fosse ter alguma chance de vitória com dois braços).
Ele ter pedido uma quantidade considerável de energia natural (o que influência diretamente no poder, movimentos, reflexos e resistência) ao mesmo tempo que perdeu um braço e não podia usar seu Genjutsu, tornam incontestáveis que a possibilidade de vitória não existia mais.
Basta observar a diferença entre as condições do Jiraya em relação ao sapos, que lutavam juntos em um corpo, o Sannin está visivelmente acabado, enquanto os sapos estão ilesos, o que deixa bastante evidente que o ferimento no braço pensou absurdamente.
E natural que em um primeiro momento, Jiraya resista melhor contra os corpos, só que conforme ia perdendo sangue e sendo minado (apresentava sangramento pela boca = dano interno) se tornou impossível manter o combate com os seis.
Não tem nada de incongruente. Nagato precisou descansar para se recuperar da luta contra Jiraya, pois ele precisaria estar 100% para enfrentar Konoha e o Jinchuuriki da Kyuubi. Além disso, ele precisava repor o corpo do Chikushodô que havia perdido em batalha.
O desgaste de Sasuke foi incomparavelmente maior que o de Nagato. Sasuke foi levado ao limite contra Itachi, abusou do seu Juuin, teve o desgaste físico, mental, psicológico e ele nem tem a vitalidade de um Uzumaki. Fora que Nagato é um personagem muito mais experiente em combate e em resistência, ele cresceu em uma zona de conflito, participou de uma guerra civil, ficava dias extraindo Bijuus etc.
A tradução correta é a que eu trouxe, não há nada sobre atraso e sim sobre Deva ainda aparentar uma luta. O fato de Obito ter usados suas impressões sobre Deva para concluir que Nagato lutou com tudo, deixa claro que este corpo foi bastante exigido.
Não citei o Sasuke para sugerir um desgaste equivalente, apenas usei como exemplo par mostrar que um personagem 100% na perspectiva do leitor, não prova que ele de fato esteja.
A luta não foi fácil para Pain, mas também não foi difícil, ficou no meio termo. E esse grau de dificuldade se deu porque Pain usou seus poderes de forma gradativa. Se ele tivesse ido com tudo desde o início, Jiraya teria sido morto antes mesmo de entrar no Modo Eremita. A sorte dele era que naquele momento estava enfrentando apenas um corpo, então teve oportunidade para se transformar.
Jiraya foi muito bem, ele conseguiu vencer quatro corpos (duas vezes o Chikushodô) e isso é admirável. Mas respondendo ao tópico, Pain podia ter vencido seu mestre quando bem quisesse.
Não existe nada que sugira dificuldades médias.
1- Não conseguiram abater um Jiraya maneta. A luta se arrastou e Jiraya sumiu com um corpo. O sannin só foi finalizado porque escolheu focar em algo além do resultado da luta.
2- Se Nagato manda os seis de cara, ele perde, pois ficou mais que provado sobre Jiraya conseguir o tempo que quiser, seja contra 3 ou contra 6.
3- Ao se aprender Sennin Modo, Fukasaku alerta o usuário sobre as desvantagens de precisar coletar energia natural em meio ao combate.
Fukasaku traça vários cenários. Jiraya x Chikushodo apenas se encaixou em um deles, Gamaken foi suficiente para conceder tempo a Jiraya;
Em outro cenário, onde não existe suporte viável, Fukasaku é claro em dizer que é necessário recuar um pouco para entrar em Modo Sennin. Se Jiraya enfrenta os 6 de uma vez, ele vai simplesmente se ocultar em um sapo é entrar em modo Sennin fora vista.
Existem também o último caso descrito por Fukasaku, onde Jiraya simplesmente invoca os sapos e eles se encarregam de o colocar em Sage Mode.
Se Nagato manda os seis de cara, mesmo contra Jiraya base, perderia com certeza.