Sobre o Kakuzu não passar informações...
O Kakuzu não precisaria passar informações, o Sharingan do Kakashi provavelmente seria o suficiente para descobrir tudo que ele sabe e, se isso não fosse o suficiente, ainda haviam os Yamanakas, que podem ler mentes. A vontade do Kakuzu seria completamente irrelevante na hora do interrogatório. O Pain tinha uma fucking proteção contra Genjutsus e técnicas mentais e mesmo assim teve sua mente lida, quem dera o Kakuzu, que não devia ter nada.
@Tópico
1. O Kakuzu estava morrendo, talvez durasse apenas mais alguns segundos;
2. A Tsunade disse que nenhum Ninjutsu Médico dela seria capaz de curar o estrago que o Rasenshuriken fez no corpo do Kakuzu, então a Sakura e a Ino dificilmente seriam capazes de fazer alguma coisa;
Como já mencionaram, o Kakashi apenas acabou com o sofrimento do Kakuzu.
E, se não me engano, a missão deles era: "encontrar os membros da Akatsuki e descobrir as motivações deles (da Dupla Imortal, no caso)", mas a Tsunade disse que eles eram bem fortes e que se não pudessem ser detidos com segurança, deveriam ser mortos, com a prioridade sendo "não permitir que a Akatsuki chegasse no País do Fogo".
Inicialmente, eles sabiam que a Akatsuki se movia em duplas e tinham a intenção de matar um e capturar o outro, mas o Asuma mudou de ideia depois de perceber que eles eram fortes demais.
Inclusive, eles tinham até a intenção de recuar e reformular a estratégia.
O Kakashi apenas seguiu o mesmo esquema. Assim como o Asuma, ele também julgou que os Akatsukis eram muito fortes, então não hesitou em matá-los, tanto que após "matar" o Kakuzu, ele já estava indo finalizar o Hidan. Fora isso, depois do assassinato do Asuma, o Time 10 queria vingança. Daí a morte dos Akatsukis acabou se tornando uma prioridade.
Então não, o Kakashi não foi burro. Quando Konoha realmente quis capturar um Akatsuki vivo, eles enviaram dois times logo de início. Mas também convenhamos que o Kakashi não ia morrer se usasse o Genjutsu: Sharingan no Kakuzu e os braços do Shikamaru não iam cair se ele pegasse a cabeça do Hidan para o interrogatório.