Sasuke: O objetivo dele em destruir Konoha não era completamente inviável da perspectiva dele, mas deixou-se levar pelo ódio. Já o objetivo de se tornar o Hokage era bastate viável sim, apenas o Naruto poderia detê-lo e Sasuke sabia que tinha poder o suficiente para fazer frente ao Uzumaki.
Tenten: Ela estava com os Tesouros Sagrados do Rikudou Sennin e é claro que não pretendia fazer isso completamente sozinha, mas acabou caindo na graça do povo.
Kurenai: Provavelmente eram poucos aqueles que conheciam o poder do Itachi, talvez apenas o Hokage, seus conselheiros e membros da Anbu do tempo dele. O resto só devia saber que ele exterminou o clã e caiu fora, então a atitude dela não foi completamente inocente.
Sakura: Ela provavelmente quis dizer que estava evoluindo. Quando todos eles eram Genins, Naruto e Sasuke tinham atitude, evoluíam muito, enquanto Sakura evoluía pouco ou nada, era como um peso morto para seus colegas que mal conseguia andar com as próprias pernas. Durante a guerra, Sakura conseguiu alcançá-los neste sentido, ela também estava evoluindo e não era uma "inútil", conseguia se fazer valer em batalha.
Kakashi: Seja contra Itachi ou Pain, ele não tinha muita escolha, lutava ou fugia e deixava seus companheiros serem mortos. Em ambos casos, ele sabia que outros ninjas acabariam chegando para ajudá-lo, então seu objetivo era aguentar o máximo que conseguia.
Jiraiya: Em resumo, é uma mistura de Kurenai e Kakashi. O Jiraiya provavelmente não sabia quão poderoso Itachi e Kisame eram, mas precisava fazer seu trabalho como ninja de Konoha e, além disso, sabia que eram poucos aqueles capazes de confrontá-lo. Quando você é um dos Sannins Lendários, dificilmente vai acreditar que existem pessoas capazes de derrotá-lo (vide Orochimaru e Tsunade).
Desses aí, eu acho que o mais inocente foi o Sasuke querendo destruir Konoha com a Taka. Por mais que ele considerasse que não havia ninguém em Konoha mais forte do que ele, atacar uma vila inteira requer um plano mais elaborado do que chegar lá e fazer. Provavelmente teríamos um resultado similar ao que aconteceu na Reunião dos 5 Kages, daquilo pra pior, em que ele teve de ser salvo duas vezes, primeiro contra a Mei, depois contra o Oonoki.