Inicialmente:
Gaara era uma versão do Naruto que reagiu de maneira diferente ao ódio que sofreu das pessoas de sua vila e conseguia fazer qualquer um ter medo dele apenas com sua presença, ainda mais com o fato de ter/ser um demônio dentro de si.
Ele teve certamente a melhor luta do clássico, Lee vs Gaara, o cara do trabalho duro dando um show contra o demônio da areia, e apesar de perder, ele mostrou que o talento não é tudo.
A partir daí, ele teve uma outra aparição durante o arco do Quarteto do Som para salvar Lee e se redimir, onde teve outra das melhores lutas do clássico contra Kimimaro, o mais forte do ex quinteto do som. Ambos se mostraram os jovens mais poderosos do clássico, Kimimaro tendo perdido devido à sua doença e Gaara tendo uma conversa no final com Lee sobre laços.
Após:
Gaara teve uma das melhores construções de caráter da série, onde deixou de ser um assassino cruel para se tornar um Kazekage bondoso, mas inexperiente, tendo subestimado a Akatsuki. Teve uma das mortes mais tristes da obra, quebrando todo o impacto de seu amadurecimento e mostrando como a Akatsuki era perigosa, mas com essa morte sendo revertida com o sacrifício de Chiyo.
Já na Guerra, Gaara deixou de ser um jovem inexperiente para um líder genial, ajudando à selar Gengetsu, Rasa, Muu, etc... mostrando como ele era surrealmente inteligente, usando estratégias como o pó de ouro e afins.
Pra mim, ele foi um dos personagens mais bem construídos da obra e que representou muito bem em todas suas participações, tendo uma construção incrivel e sendo um personagem de várias camadas.