Basicamente, é o que já mencionaram: o EMS não é estritamente necessário e o chakra do Rikudou ajudou muito.
O Susanoo, seja a versão costelinha ou o Tengu, é uma única técnica. Se eu não me engano, nem o DB4 cita que são técnicas diferentes, a página presente lá é meramente um complemento ao que já havia sido dito antes, não muito diferente do Rasenshuriken e do Kamui, que são citados uma segunda vez. Os níveis do Susanoo são determinados, principalmente, pela habilidade do usuário, isso é evidente através das evoluções do Susanoo do Sasuke e confirmado pelo DB4, que cita que se um usuário for habilidoso, ele será capaz de criar pernas e tudo mais. O principal empecilho para um usuário do MS usar o Susanoo Tengu, além da habilidade, é o efeito colateral do MS comum, que causa uma enorme dor no corpo do usuário, impedindo que a técnica continue ativa ou seja evoluída, fora a cegueira, que é acelerada. Pois ignorando isso aí, qualquer um com habilidade o suficiente seria capaz de usar.
E é exatamente isso que aconteceu com personagens como Indra e Kakashi, que conseguiram usar o Susanoo "Tengu" apenas com o Mangekyou Sharingan comum. Kakashi é um gênio e o Ninja Copiador, e ainda tinha uma ajudinha do chakra do Rikudou, logo, ele conseguiu usar o "Tengu" por alguns instantes. Mas mesmo assim ele sofreu com o efeito colateral depois daquilo e mal conseguia andar.
/\ Caps 691 e 693
EMS = MS comum transplantado. Embora seja considerado superior por motivos roteirísticos, não chega a ser outro Doujutsu ou uma evolução como o Rinnegan, por exemplo, em relação ao MS, ou o próprio MS em relação ao Sharingan.