Heimdall escreveu: Só que é aquilo né Sertão, tente pensar pelo outro viés. Se o Jiraiya pudesse invocar os sapos de imediato, não seria muito mais lógico fazê-lo, se fundir, e deixar eles coletarem a energia? Cortaria todo o risco que ele correu com o Gamaken.
No caso da comparação com a Shima, existe a possibilidade de que ela tenha feito uma breve coleta de energia da natureza, para ampliar o potencial de seu Kuchiyose no jutsu. E é dito no DB que os dois sapos tem reservas de chakra enormes, não é exagero achar que são maiores que as do Jiraiya base, e se for somado um SM.
Na verdade, não é tão incoerente Jiraiya ter acumulado energia natural, mesmo que pudesse chamar os sapos instantaneamente. Esse é um dos métodos previstos por Fukasaku:
Então vamos resumir. Fukasaku explica as desvantagens do Modo Sennin. Considerando que o usuário não pode se mover durante a coleta, acaba se tornando um alvo fácil. Com isso, Fukasaku cria vários cenários em que seria possível ativar o Modo:
1- Você tem companheiros que consigam o tempo necessário para ativar o Modo
2- Se você não for capaz de achar tempo, você recua e tenta entrar de alguma maneira
3- Você usa fusão (melhor método)
Jiraiya se enquadrou no primeiro cenário, Gamaken foi suficiente para comprar tempo. Ao mesmo tempo, a primeira coisa que Jiraiya fez foi passar sangue para contrato ao redor dos olhos, de forma que se algo desse errado com Gamaken, ele poderia rapidamente invocar os sapos, assumir o combate e passar a bola para a dupla.
Eu vejo desta maneira, acho menos incoerente do que acreditar que Jiraiya precisa ficar vários minutos para acumular chakra para invocar dois sapos, pois veja:
Minato precisou de segundos para preparar chakra e teleportar a Kurama Full. Sabemos, Jiraiya tem muito mais chakra que Minato e a Kyuubi muito mais que a dupla de sapinhos.
Segundo a lógica do mangá, é impossível você gerar carga extra de chakra, o que dá para fazer, se estiver quase esgotado, é tentar repousar o corpo para reaver energia física e gerar mais chakra. No caso do Jiraiya, ele estava com todo o vigor ainda, sequer faz sentido ele passar tanto tempo para gerar carga extra.
Não estou dizendo que é impossível Jiraiya ter acumulado chakra, só estou dizendo que é tão ou mais incoerente que Jiraiya não ter invocado os sapos imediatamente. No final, sabemos que Kishimoto quis criar um suspense naquele capítulo.
Acaba sobrando a questão do Touro, que realmente faz sentido. Só que aí a gente fica numa disputa entre algo que é improvável e algo que é impossível. Pelo mangá, é impossível coletar EN se movendo. Pelo mangá, é improvável que Jiraiya base teria sobrevivido. Não é impossível imaginar que, no instante que a coleta de chakra acabou, o Jiraiya teve tempo de ativar alguma coisa defensiva, talvez o Hari Jizo, pra não ser esmagado contra a parede. Enfim, é improvável, mas do outro lado, seria impossível, então...
Eu entendo que por um lado, parece muito que ele estava coletando energia da natureza. Só que por outro, ele se move no período de coleta, algo que o Fukasaku é bem taxativo em comentar que é impossível.
Mas Heimdall, já foi mostrado que é possível coletar energia natural enquanto se move. Jugo faz isso com suas células. Kabuto fez isso:
Não é impossível absorver energia natural enquanto se move, é simplesmente muito difícil ao ponto de Fukasaku dizer que era impossível.
"Enquanto um de nós se move, o outro se mantém parado absorvendo energia natural...'"Veja que o próprio Fukasaku afirma que irá absorver chakra enquanto Naruto se move. Então a regra é que o usuário em si, fique imóvel. Agora faz sentido Jiraiya ficar parado na cabeça do sapo e reclamar a todo instante em como ele era desajeitado? Nesse viés, podemos inclusive deduzir que Jiraiya seria capaz de entrar em Modo Sennin muito mais rapidamente em um terreno estável.
Não é só isso. A fusão não é só pra lidar com a coleta inicial, e sim com coletas ao longo da luta. A fusão elimina a necessidade de procurar brechas (geralmente com clones) pra que se faça uma coleta imóvel no meio da luta. O ponto chave é esse, na minha visão.
Na verdade a fusão mata dois coelhos de uma cajadada só. Ainda que você considere a benefício de abastecer o usuário o ponto chave, inegavelmente a vantagem descrita por Fukasaku, perde completamente o sentido.
Fukasaku diz a Naruto para ele não se preocupar com o lance de ficar parado em meio ao combate, pois ele estaria ali para compensar isto. Com Jiraiya, se você considera que ele precisou absorver chakra para então invocar os sapos, o método descrito por Fukasaku é uma farsa. Por isso acho que Jiraiya coletou a energia natural ele mesmo, se não foi isso, com certeza o Modo Sennin sofreu retcon.