Deidara = 160 / Tinha interessantes estratégias com seu Bakuton como o próprio C4 e criou um estilo totalmente novo para sí.
Gaara = 180 / Formulava estratégias totalmente inusitadas com Suna ou Jiton, foi elogiado pelo próprio Gengetsu, e conseguiu desvendar como derrotar o Jokey Boy. Algo que nem mesmo Oonoki que já Gengetsu e era um dos shinobis mais experientes da guerra conseguiu.
Hashirama = 130 / Apesar de não ser referência em inteligência, é mérito total dele ter criado inúmeros fuinjutsus e técnicas de Mokuton.
Hiruzen = 140 / Não tem muitos feitos de inteligência mas é bem experiente e detém conhecimento de várias e várias tecnicas de Konoha.
Itachi = 210+ / Dispensa comentários.
Jiraiya = 180 / Extremamente subestimado nesse quesito mas esquecem que ele é um ninja extremamente experiente e um dos maiores espiões que a folha ja teve.
Kabuto = 190 / Um gênio, adquiriu conhecimentos que provavelmente nenhum outro shinobi jamais terá, e chegou mais longe que o próprio Orochimaru em uma menor margem de tempo.
Kakashi = 210+ / Dispensa comentários.
Karin = 140 / Não me recordo de nada relevante da parte dela além de entender o Izanagi.
Konan = Não tenho ideia.
Madara = 190 / Acredito que seja óbvio, manipulou todo mundo, conseguiu tudo que era poder apelao com seu plano, o problema foi não desconfiar do Zetsu Negro.
Minato = 210+ / Dispensa comentários.
Nagato = 100 / Nada relevante nesse quesito.
Naruto = 120 / Apesar de estrategicamente ele sempre consegue reagir rapidamente à situações de pressão e consegue se livrar das maneiras mais inusitadas.
Neji = 160 / Acredito que não tenha muito o que falar, ele sempre foi tratado como um gênio e a luta dele contra Kidoumaru foi algo que realmente comprovou ter um intelecto genial.
Obito = 160 / Foi bastante perspicaz quando agiu como Madara e estava sempre tomando ótimas decisões, além de ter contornado o plano de Madara o plano de Madara e ter se tornado Jin do Juubi.
Orochimaru = 180 / Fez enormes descobertas no mundo ninja, descobriu tudo que era kinjutsu, só nunca descobriu como burlar genjutsus e era extremamente arrogante.
Sakura = Não possui feitos de inteligência nem nada do tipo, se fosse a Tsunade eu até entenderia.
Sasori = 180 / Maior inventor de marionetes da obra, tinha um estilo de luta completamente voltado para essa categoria, criou venenos que nem mesmo personagens como Tsunade tinha conhecimento, etc..
Sasuke = 180 / Sempre reconhecido como um gênio e dito como o jovem que superaria Itachi, desde o clássico montando estratégias com shurikenjutsus e afins.
Shikadai = Sem feitos.
Shikaku = 180~200 / Aparentemente superado por um Shikamaru jovem nesse quesito mas dito como um dos homens mais inteligentes da história de Konoha.
Shino = Não tenho ideia, nem sei se a inteligência dele evoluiu algo do Classico para o Shippuden.
Tobirama = 210+ / Dispensa comentários.
Zetsu Negro = 160 /Ele não era exatamente um gênio como muitos insinuam, ele tentou durante anos converter reencarnações de Indra e o único que ele conseguiu efetivamente foi o Madara. Se fosse um Shikamaru ou Tobirama no lugar dele, teria feito o mesmo em metade do tempo.
Obs:
- 140~160 = Gênio mas geralmente inexperiente, se deixa ser afetado por suas emoções ou não mostrou feitos tão relevantes quanto os de 180+.
- 180~190 = Gênio de fato
- 210~210+ = Nível maximo de inteligência.
- Eu considero Gaara(o da guerra, que teve uma evolução enorme) = Deidara em inteligência bruta, mas Deidara possui menos pontos por ser impulsivo e se deixar levar muito fácil.