Ben Ikneg escreveu: Traga Jigen para o The Last que ele terá um desempenho brutal, com uma força superior ao Naruto que causava imensas crateras na lua.
Traga Jigen para o Kishimoto que ele fará ele ter um desempenho acima do normal, possuindo mais detalhamento em suas habilidades.
Traga Hashirama para The Last que ele vai destruir um meteoro gigante com uma simples dedado do Buda.
Traga Hashirama para Boruto que tu vai ver ele usando poucos clones e com controle campal bem menor.
Cada obra tem seu contexto, escolha de nível destrutivo e interpretação. Cada autor tem sua visão de mundo diferente assim como sua própria preferencia de nível de destruição na obra, mas como se trata de uma continuação com outro autor, aquele que está lendo precisa ter um nível de interpretação boa suficiente para entender que posição o autor está botando Jigen em relação a Naruto e Sasuke. Tu não vai ver Kage Super derrotando Tengu/Kurama com chute/cabeçada como o Jigen no Karma Nível 2 fez... Numa batalha real sem o enredo funcionando, tu veria Jigen aproveitando a falta de conhecimento do seu oponente e ficando pequeno para atravessar o cranio dos oponentes com estacas e eliminar eles de uma vez por todas.
Outra coisa... Tu não vê Otsutsuki sendo pego em técnicas de genjutsu porque obviamente isso não seria efetivo em batalhas, pelo menos eu creio que o maluco que tá trabalhando em Boruto sabe que o Sasuke é um dos melhores users de genjutsu atualmente. Inclusive nem no filme que tem até um databook especial escrito pelo Kishimoto, tu vai notar que Sasuke nem tenta utilizar genjutsu contra Otsutsuki porque obviamente não vai ser efetivo, assim como na própria Kaguya que genjutsu nem foi cogitado para ser usado como distração.
Sim, eu entendo que a qualidade do mangá de Boruto não é tão boa comparado ao mangá de Naruto, mas bora ter bom senso e entender como a construção de mundo funciona. Jigen pelo mostrado merece posições no God Tier e inclusive Isshiki tem hype para ser algo mais poderoso que a Kaguya.
Ben, mas justamente os critérios de avaliações são os de checar condições de vitórias pelo mostrado, com alguns personagens de hype (ex: Shisui).
A gente não pode teorizar um Hashirama em Boruto. Aliás, até podemos, mas o quanto ele vai fazer? Não sabemos.
São obras diferentes com conceitos diferentes, claro, mas relativizar o mostrado é complicadíssimo, ainda mais quando ele vai totalmente contra o que foi criado por citações.
Certa vez o
@Justinboll , creio eu, teve a sugestão de fazer um tópico de avaliação dos personagens de Boruto. Lembro que off fórum muitos membros foram contra essa ideia. Eu sou a favor, justamente por ter noção que as obras são diferentes mas mesmo assim querer avaliar, sem mudar dimensão de feitos dos personagens.
É visível que Naruto e Sasuke em Boruto não estão mostrando nem metade do que fizeram na luta do Vale do Fim. Eles não pegam o mesmo tier de God Baixo ou Médio que tinham. O que poderia ser feito era já estipular eles dois atuais numa tabela específica, e de lá sair derivando outros personagens.
Não acho que é uma questão de falta de bom senso, mas sim de pegar os feitos brutos e avaliar como o mostrado, sem hypar o personagem.