Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptySubversão da Força Coletiva

more_horiz
Os seres humanos podem ser divididos rudimentarmente em 3 categorias, ou melhor, três grupos que funcionam de formas distintas. Apesar de serem 3 categorias, é plenamente possível que um único ser humano passe sua vida transitando entre estes, o contrário também sendo verdadeiro.

O primeiro deles eu chamo de “Geradores”. São pessoas que possuem um jeito “ímpar” de viver, e que geralmente são estranhas para o coletivo social. São pessoas que vivem em função da expressão de suas pulsões – o que significa que são indivíduos possuidores de uma energia vital avassaladora e quase incontrolável que “estoura” para fora do corpo – e que por consequência disso acabam irritando muita gente (aos que eu dou carinhosamente o apelido de sequelados). Isso ocorre não por culpa dos próprios geradores, mas sim porque os sequelados sentem uma pequena ponta de inveja e frustração por reconhecerem tanta intensidade no modo de viver destes outros indivíduos ao mesmo tempo que não conseguem reproduzir suas próprias pulsões, seja por medo seja por pura ignorância acerca da existência delas.
Como passam a maior parte da vida refletindo e expressando sobre suas pulsões, os Geradores acabam utilizando uma linguagem e uma maneira de expressão que não é compreendida amplamente, o que causa além de estranheza, aversão.
Geradores não são pessoas de muitos amigos (lê-se aliados). Também, são pessoas com um brilho tão intenso que acabam inclusive queimando outras pessoas com ele. É por isso que angariam muitas opiniões contrárias e afetam o emocional daqueles incapazes de compreender suas manifestações.

O segundo grupo chama-se “Sequelados” pelo fato deles não possuírem a sensibilidade necessária para reconhecer suas próprias pulsões, e isso torna-os pessoas extremamente “frias”, rançosas e intragáveis. Reclamam de tudo e de todos, e para sentirem-se mais ou melhores, tratam logo de diminuir e menosprezar os outros – Como se fossem seres malnutridos que não conseguiram se desenvolver adequadamente, e daí manifestam tais faltas (sequelas) intelectuais.
Esta não é, entretanto, uma condição determinada ou imutável; Assim como um atleta olímpico pode muito bem morrer de inanição se parar com sua nutrição adequada, mesmo geradores ou relacionadores (que é o grupo que vamos falar adiante) podem definhar para este nível. Trata-se de uma condição de vida de tão baixa energia vital, que a “vontade de potência” destes indivíduos é praticamente nula, e todo e qualquer esforço empregado por eles é exclusivamente empenhado na manutenção da própria sobrevivência e da reatividade para com os outros indivíduos e suas pulsões.
A moral, por exemplo, foi concebida por indivíduos deste grupo – que por inveja, medo e cólera a desenvolveram como uma ferramenta capaz de “castrar” as pulsões alheias. É quase cômico como esta dinâmica se relaciona com a teogonia grega que envolvia Chronos e Urano, onde o ultimo foi castrado – literalmente – pelo primeiro.
Os indivíduos deste grupo possuem o poder da coletividade. Esta é uma característica importante de ser compreendida, pois as mazelas do mundo se fazem presentes hoje por consequência deste fato. Pessoas desprovidas de Energia Vital (ou a vontade de potência Nietzscheana, ou Elã Vital de Schoppenhawer ou Tesão pela Vida de Clóvis de Barros) que pode ser traduzido por “força suficiente para atravessar o mar da lamentação e alcançar as praias da atitude”, só conseguem manifestar suas vontades através da força compartilhada. Para atrair aliados, não medem esforços para descaracterizar aquilo que os Geradores produzem e distorcer aquilo que os Relacionadores dizem.

O Terceiro grupo eu chamo de “Relacionadores”. Ao contrário dos intensos Geradores e dos obtusos sequelados eles não vivem nos extremos. São pessoas que leem o mundo e conseguem traduzi-lo para os outros dois grupos. Isso significa que os relacionadores possuem a capacidade de criar uma ponte de diálogo entre os dois polos, estabelecendo uma certa harmonia entre todos os indivíduos.
Os relacionadores fazem exatamente o que o nome indica: Eles absorvem as informações que os geradores criam e também o protesto que os sequelados providenciam. Dessa maneira, conseguem transmitir de forma inteligível o conteúdo dos Geradores para os Sequelados e conseguem também compreender as demandas de inconformidade que os Sequelados manifestam em reação aos Geradores.
Conforme o tempo passa, de tanto absorverem os vários conteúdos de geradores diferentes, os Relacionadores acabam notando os padrões que conversam entre si – dentro das “teorias distintas” que cada gerador propõe. É assim que eles mesmos tornam-se quasi-Geradores, criando através da base construída por outros indivíduos novas plataformas de conhecimento – seja filosófico, teórico ou prático. A grande diferença se dá, porém, na capacidade de direcionar sua energia vital de uma maneira mais sóbria e ordenada, o que lhes permite viver de forma mais tranquila entre os dois grupos. Há um certo “equilíbrio” responsável na manifestação de suas intensidades.
A pior característica dos indivíduos deste grupo porém, é a arrogância. Por serem capazes de cruzar informações de campos diversos e muitas vezes contraditórios, alguns podem acabar acreditando na própria ideia de que são melhores do que os outros, indiferente de seus respectivos grupos.
Em contrapartida, sua mais sublime qualidade é a capacidade de incentivar outras pessoas a desenvolverem ainda que momentaneamente, suas próprias energias vitais. Quase como se fossem mestres da termodinâmica humana, que “acham” o botão de liga e desliga dos outros indivíduos.
Quando este grupo superar seus perrengues internos (de medir quem é melhor que quem), finalmente poderemos avançar enquanto sociedade e raça humana, já que aliando a capacidade de influenciar positivamente outras pessoas a mais indivíduos com esta mesma característica, será possível fazer com que os sequelados sejam nutridos e que os geradores sejam orientados à seguir uma direção mais construtiva para a manifestação de suas pulsões com a finalidade de beneficiar todos os seres.

Mas não se enganem. Todos os seres humanos tem dentro de si o potencial pra serem pertencentes aos 3 tipos. É preciso de muita sabedoria e autorreflexão para que o indivíduo consiga perceber quais são suas inclinações e como direciona-las a fim de sair de um grupo e adentrar outro.
É imperativo que todos os indivíduos que por ventura se abram para esta verdade empreguem esforços genuínos a fim de subverter essa contradição do domínio dos fortes pelos fracos.

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Bastante interessante.

Merece um like.

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Este texto é de sua autoria ou você o julgou como interessante e o trouxe para cá? Caso seja você o autor, estou sem palavras. Não sabia que tinha uma forma tão interessante de julgar os indivíduos e não classificá-los como dependentes da sua ''classe'', e sim como seres mutáveis. Pelo menos no campo emocional e racional. Físico tem suas limitações.

Também já li algo a respeito dessa ideia, de que ás pessoas tem uma energia, que acaba por interferir nas demais. Até tem toda a questão de energias que se chocam com outras, criando ambientes mais tranquilos ou caóticos.

Fique á vontade para postar mais conteúdos como este, irei lê-los com todo prazer.

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Izanagi Izanami escreveu:
Bastante interessante.

Merece um like.


Obrigado :planta:


Café escreveu:
Este texto é de sua autoria ou você o julgou como interessante e o trouxe para cá? Caso seja você o autor, estou sem palavras. Não sabia que tinha uma forma tão interessante de julgar os indivíduos e não classificá-los como dependentes da sua ''classe'', e sim como seres mutáveis. Pelo menos no campo emocional e racional. Físico tem suas limitações.

Também já li algo a respeito dessa ideia, de que ás pessoas tem uma energia, que acaba por interferir nas demais. Até tem toda a questão de energias que se chocam com outras, criando ambientes mais tranquilos ou caóticos.

Fique á vontade para postar mais conteúdos como este, irei lê-los com todo prazer.


Eu escrevi esse texto alguns meses atrás. Foi um pequeno momento de catarse. Kkkkkk

Eu particularmente gosto bastante de refletir sobre a volição humana e o que a motiva - até pela minha área profissional, que é Psicologia.

Pretendo botar no papel algumas outras coisas que me pego pensando as vezes... Quando tiver mais, trago pra cá :ikemoto:

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Muito interessante esse jeito de pensar, é algo inovador, sendo que você escreveu, nunca vi nada parecido por aí na internet, essa forma de vivência, volição humana e suas motivações em vida é algo que desperta uma curiosidade e você explorou isso de um jeito extraodinário, parabéns, não é qualquer um que consegue.

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
@Uman, então os fracassados e ressentidos se encaixariam no grupo dos sequelados?

Me refiro aos fracassados e ressentidos que causaram e causam tremendo mal ao mundo, a exemplo de Hitler, Bolsonaro e Olavo de Carvalho.

Ou seja, aquelas pessoas que descontam negativamente no mundo e nos outros o seu fracasso e o seu ressentimento pessoal/particular. Aliás, a internet (sobretudo no YouTube) está cheio desses tipos sinistros.

O que tu me diz disso?

Obrigado mesmo pelo tremendo like  :mario:

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Obrigado pelas palavras de incentivo, pessoal. Eu tenho alguma dificuldade de concisão, então aprecio muito o interesse sobre isso que escrevi quase que aleatoriamente. Kkkkk

viniqueii escreveu:
Muito interessante esse jeito de pensar, é algo inovador, sendo que você escreveu, nunca vi nada parecido por aí na internet, essa forma de vivência, volição humana e suas motivações em vida é algo que desperta uma curiosidade e você explorou isso de um jeito extraodinário, parabéns, não é qualquer um que consegue.


Me desculpe a demora em responder, ultimamente o tempo anda escasso até para escrever. Mas muito obrigado pelo elogio :planta:

Digamos que este texto é um ensaio do que planejo desenvolver futuramente, dentro da Psicologia. Preciso dar uma forma mais consistente antes de dar alguns passos maiores, entretanto.

Eu ainda tenho a pretensão de desenvolver um canal no YouTube que trata deste e de outros assuntos.

Dedos cruzados  :xablau:

Izanagi Izanami escreveu:
@Uman, então os fracassados e ressentidos se encaixariam no grupo dos sequelados?

Me refiro aos fracassados e ressentidos que causaram e causam tremendo mal ao mundo, a exemplo de Hitler, Bolsonaro e Olavo de Carvalho.

Ou seja, aquelas pessoas que descontam negativamente no mundo e nos outros o seu fracasso e o seu ressentimento pessoal/particular. Aliás, a internet (sobretudo no YouTube) está cheio desses tipos sinistros.

O que tu me diz disso?

Obrigado mesmo pelo tremendo like  :mario:


Exatamente.

Precisamos lembrar porém, que esta condição é fluida, e não permanente.

Os seres humanos transitam entre os 3 "modelos", e tem uma tendência maior a permanecer em um deles "by defaut".

Por que eu tô dizendo isso? Porque temos a mania de enquadrar as pessoas utilizando os estereótipos que identificamos no dia a dia como se fosse um fato imutável. Eu tenho certeza que você já pensou em nomes bastante específicos para ilustrar os integrantes deste grupo.

Entretanto, eu, você, e outras pessoas (que até consideramos como lúcidos) em algum momento já saíram de uma posição e agiram com base no comportamento sequelado.

Lebrem-se disso: Estereótipos não são inválidos por serem essencialmente equivocados, mas são invalidados muitas vezes por serem incompletos.

Ninguém é essencialmente bom ou ruim. Nenhum ser humano por mais correto ou horrendo que tenha se comportado até hoje é puramente santo ou demônio.

Nós, Seres humanos, somos fruto da contínua recombinação de padrões e possibilidades. Isto deve permanecer claro o tempo todo.

Tipo assim... Esta é apenas uma estrutura básica daquilo que eu venho pensando sobre o comportamento humano de forma geral há bastante tempo. Dá pra tornar o negócio muito mais complexo que isso ahshshshhshshshs

São 3 bases comportamentais que podem ser subdivididas ainda mais.
Exemplo: O comportamento Sequelado gira em torno da sobrevivência, da reatividade do indivíduo em relação ao ambiente externo. São mais influenciados que influenciadores. Geralmente suas atitudes são motivadas por algo que ameace sua identidade em algum nível. A identidade é outra categoria que podemos aprofundar numa outra hora - ela é a chave da maior parte do sofrimento humano.

O comportamento dos Relacionadores gira em torno da cognição (pensamento racional, sistemático, lógico), sendo influenciados mas também influenciando o ambiente a sua volta, devido a sua capacidade de perceber a sincronicidade que se manifesta em vários níveis e elaborar uma estrutura lógica e compreensível em torno disso.  

O comportamento dos Geradores gira em torno de suas pulsões criativas, que sobrepujam o mundo a sua volta. Isso significa que eles acabam desenvolvendo (por vontade consciente ou não) algumas tendencias que influenciam o mundo num nível tão grande que podem modificar toda uma cultura, por exemplo - tal qual a grandeza de sua vitalidade.

Percebam a distinção sutil entre as 3 categorias: Sequelados agem com base na irracionalidade; Relacionadores com base na razão em si, e eu poderia dizer que os Geradores são "supraracionais", isto é: agem com base na sensibilidade que está além da capacidade racional, cognitiva.

Tudo isso têm implicações. Mas depois entramos nestes quesitos...

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
@Uman Tá na boa, ninguém é obrigado a responder na mesma hora que nem eu não tenho nada pra fazer.
Eu ainda tenho a pretensão de desenvolver um canal no YouTube que trata deste e de outros assuntos.

Depois divulga ele aqui, que vou ver, não entendo muito bem as coisas de psicologia, mas eu pesquisei pra caramba pra ler o texto direito, então eu já aprendi muita coisa.
Todo sucesso do mundo pra ti mermão.

descriptionSubversão da Força Coletiva EmptyRe: Subversão da Força Coletiva

more_horiz
Esse é um texto que procuraria o autor incessantemente até comprar um livro ou vários (provavelmente). Leitura super leve, conteúdo muito interessante. Tem uma "vibe Ludoviajante" que é a minha preferência, não me surpreenderia se fossem a mesma pessoa.

Vi que não manja só de Naruto HUEHUE

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos