Bom, eu acho que ficou bem evidente que, de fato, Momoshiki e Kinshiki foram criados para serem mais poderosos do que a Kaguya. Considerando-os isoladamente, em um mano-a-mano,
pode ser que não, mas os dois juntos, sejam em corpos separados ou fundidos, muito provavelmente superam o poder que Kaguya já mostrou um dia, independente de ter sido sua melhor ou pior forma. Pois, convenhamos, isso aí do antagonista mais recente ser mais poderoso do que o antagonista mais anterior é um dos maiores clichês existentes em mangás do estilo de Naruto, isso é algo corriqueiro dentro da própria obra, só ver que Kaguya é tratada como superior aos Jinchuurikis do Juubi, que são tratados como superiores à liga do Madara (antes de se tornar um Jinchuuriki), que era tratado como uma ameaça maior do que Nagato/Akatsuki, que eram tratados como superiores ao Orochimaru, que sem dúvida alguma era um problema muito maior do que Zabuza.
O único problema é que os personagens nem sempre conseguem corresponder às expectativas dos fãs, em grande parte por causa do enredo da história. Isso já acontecia em Naruto, como podemos notar, principalmente, nos irmãos Ouro e Prata, além de Hanzou. Porém, em Boruto, isso aí muito mais evidente.
O que se considera na Tabela de Níveis é, estritamente,
o que os personagens mostraram e citações específicas, até onde eu sei. É por esse motivo que praticamente todos esses personagens pós-Quarta Guerra acabaram pegando posições relativamente baixas em comparação com o que eles deveriam ser considerados dentro da obra.
Particularmente falando, eu acho que o Momoshiki possui um bom arsenal. Vejamos:
Spoiler :
Byakugan: Com isso, ele possui um campo de visão de 360 graus, visão raio-x, alcance visual nítido de vários metros (como divindade, poderia ser de dezenas de quilômetros), visão da cor e do fluxo do chakra e até de tenketsus. E, se não estou enganado, pode até ver o próprio destino e dos outros, embora não se saiba muito sobre isso. Através disso, ele pode usar uma variação mais violenta do Juuken dos Hyuugas no anime, que poderia ter sido melhor aproveitada em outros momentos (tipo, esse é um doujutsu original deles, o mínimo que deveriam possuir é um estilo de luta que aproveita as vantagens do doujutsu ao máximo, em um nível até superior ao dos Hyuugas, que são apenas humanos).
Rinnegan: Em termos de visão, creio que não seria muito útil por dois motivos: o Byakugan já é oferece muitos recursos; se encontra nas mãos do usuário. Com exceção da habilidade exclusiva, os outros recursos que esse Doujutsu poderia oferecer ao Momoshiki foram quase completamente desperdiçados. Limitaram a mostrar ele usando apenas os Kokushins, quando ele poderia ser usuários de todos os Seis Caminhos e, de quebra, todas as cinco transformações da natureza básicas. O primeiro, pra não ficar muito repetitivo, poderia simplesmente variar as habilidades dos caminhos, Chibaku Tensei do Sasuke é diferente dos utilizados por Nagato e Madara O Gakidou do Madara faz uma esfera de absorção, enquanto o Obito era bem mais limitado nesse quesito. Algumas pequenas variações nesse estilo aí poderiam aproveitar bem melhor as habilidades do personagem sem fazê-lo parecer uma cópia dos já existentes, ainda que eu considere que isso poderia ser descartado mesmo. Já para segunda, fazia um jutsu OP de cada natureza e já ficava perfeito.
Takami Musubi no Kami: Excelente habilidade. É praticamente uma variação do Gakidou. Ela permite que Momoshiki seja capaz de absorver quase todos os ninjutsus com o Rinnegan presente em uma de suas mãos e liberá-los numa potência muito maior com o Rinnegan da outra mão.
Além dessas, o Momoshiki também possui algumas habilidades baseadas na mitologia na qual ele foi inspirado
Inukai Takeru no Mikoto: Através dessa habilidade, ele é capaz de criar aqueles descritos como cães, embora se pareçam mais com serpentes nascidas do solo, para capturar e restringir os movimentos de seus alvos, sejam eles pequenos como humanos ou grandes como Bijuus. Isso foi rápido o suficiente para pegar o Sasuke e até pode lançar fogo ou lava pelas bocas.
Kaji Kari: Com isso, Momoshiki é capaz de criar um faisão de fogo (ou lava) que eu achei bem poderoso. Quando usado pelo Ootsutsuki antes de alimentar-se do Kinshiki, possuía um tamanho um pouco maior que o de um humano e poder destrutivo abrangente o suficiente para destruir quase metade da arena dos Exames Chuunin, embora seja incapaz de passar pelo Manto Bijuu. Em seu poder máximo, ele é simplesmente colossal, deve ser a metade do tamanho da Kyuubi, embora ainda não seja capaz de causar danos em tal.
Saru Iwa: O macaco de pedra que enfrentou a Kyuubi, é capaz de subjugar a Kyuubi no 1x1, mas foi completamente incapaz de derrotar o “Kyuususanoo”. Também só foi utilizado por Momoshiki após ele se alimentar do Kinshiki, então pode ser que ele não fosse capaz de usá-lo antes.
Essas aí são as principais habilidades do Momoshiki. Fora isso, ele ainda conta com manipulação capilar similar ao Ranjishigami do Jiraiya, capacidade de voo e, implicitamente, até Mokuton, por causa da Shinju prendendo o Naruto.
Já o Kinshiki tem aquela habilidade de criar quaisquer tipos de armas que ele quiser e a absorção de todas as coisas como a Kaguya, embora tenha sido apenas uma citação. Provavelmente não pode usar as duas ao mesmo tempo, assim como Madara não podia usar o Gakidou dentro do Susanoo.
Atributos Físicos excelentes: Momoshiki, na base, possui força física o suficiente para, sem qualquer esforço, com um mero chute, jogar o Naruto de dentro para fora da arena dos Exames Chuunin, quebrando até o concreto. Sua velocidade também é bem alta e ele deve possuir grandes reservas de chakra. Kinshiki, por outro lado, que é mais voltado para essa característica, tem força física o suficiente para causar danos severos na arena dos Exames Chuunin ao golpear o solo, além de possuir uma velocidade que, na novel, é retratada como tão grande que o Sasuke só conseguia se manter por causa do Sharingan e mal tinha tempo para usar ninjutsus. Não é à toa que a combinação de ambos estava conseguindo se manter contra Naruto e Sasuke atacando juntos, apesar de subjugado pela maestria da dupla. Também mostrou uma enorme resistência física quando a espada de Sasuke foi incapaz de cortá-lo e ainda resistiu aos golpes combinados da dupla de protagonistas.
Os únicos “contras”, como adoram de ressaltar em todas as comparações, claramente com o propósito de desmerecer as capacidades do Momoshiki, é o fato dele ter sido derrotado por um “mero golpe de pressão do Susanoo” e um “mero Rasengan”. Esse é o problema dos personagens originais de filmes, o roteiro de um filme é curto, o roteirista não tem tanta liberdade para fazer algo super trabalhoso e convincente, então o golpe do Susanoo foi apenas uma maneira de deixar o suposto final da batalha bonitinho, de certo que se a batalha fosse original do anime ou mangá, as coisas poderiam ser diferente. E o “mero Rasengan” nada mais se trata do que um sabe-se lá quantos “Chou” Oodama Rasengan que é bem capaz de matar a maioria dos personagens da obra. Enfim, Toneri sofre do mesmo problema, também consideram que o Naruto derrotou ele com “um mero soco”. Personagem de filme é amaldiçoado… nem tem muito o que dizer. Arrisco dizer que se Madara e Kaguya fossem originais de filmes, também seriam derrotados de maneiras bem similares.
Enfim, o Momoshiki é poderoso e com algum esforço, não seria tão difícil transformá-lo em tão ou até mais poderoso do que a Kaguya. Problema é o roteiro. De qualquer forma, como já ressaltaram muitas vezes, o pessoal subestima demais os personagens que não curtem muito.