@StazSobre economia, bem, não sei. Gastos vai de cada um.
Mas é fato que Miura hoje-em-dia tá com o burro na sombra e esse é um dos motivos do desleixo dele com as publicações de Berserk. Ele já fatura muito só com as vendas costumárias do mangá, no dia-a-dia, sem contar as outras mídias que de certo lhes pagam autoria. Como eu já disse também, as revistas e editoras que publicavam Berserk eram pequenas, logo não deviam ter uma demanda de produtividade tão alta, oque também deve ter dado margem pra esses hiatos sem fim.
Na Shonen Jump, por exemplo, era bem diferente. Lá as publicações eram semanais e a demanda por faturamento era bem alta. Acho que porque o público Shonen é mais jovem, pré-adolescente, que consume mais isso. As obras de Kishimoto e Kubo - que boa parte desse fórum acompanhou - de certo não deixam dúvidas. Nessas editoras de Shonens aí eles lidam com uma audiência mais consumista, mais 'explosiva' por assim dizer. Com as publicações semanais, e a sensação de novidade, sempre há um consumo bem mais elevado. Também é assim com estréia de livros e filmes no cinema, sempre impulsionados por muita publicidade quando é promissor pra lucros.
Enfim, o fato é que Seinens, mais dirigidos pra público maturo e adulto, não tem uma audiência tão consumista e bombástica assim; nesse gênero os hiatos são mais recorrentes. Mas pra compensar, obras muito conhecidas e renomadas (como Berserk) têm um padrão de vendas relativamente frequente, mesmo passados anos, décadas... E os autores vão tendo seus bolsos cheios mesmo lá, parados e ociosos.
Sempre se ouve falar casos de autores que até hoje ganham umas gordas fortunas por mês - de dezenas a centenas de dólares - por causa de um livro famoso publicado há décadas atrás. Quando obras de tornam épicas, tendo feito muito sucesso, podem se passar muitos anos que continuam a ser compradas com uma certa regularidade pelo público fiel.
Já quanto às publicações massivas semanais em revistas, me parece ser uma audiência explosiva mas momentânea, nas publicações recentes mesmo, mas sem muita fidelidade de público a longo prazo. O fato é que Berserk é uma dessas obras com leitores mais fiéis ao passar do tempo.
E, bem... Sobre oque você disse sobre as atuais artes de Berserk, devo novamente discordar. Não são mais excelentes.
Conforme eu já disse antes, desde 2015 até hoje o traçado de Berserk decaiu, estando bem menos fino, realista e detalhista. Todos os fãs notaram isso e se decepcionaram.
Com as atuais artes de Berserk, acho que as publicações podiam ser até quinzenais. Se Berserk ainda tivesse o traçado excelente que teve há muitos anos, aí eu até concordaria que poderiam ser mensais.
@SenjuIchizokuNão sei se Miura tá 'cansado', mas pausar a produção de Berserk pra ficar meses trancafiado em casa jogando joguinhos de computador (Idolmaster, principalmente) me parece mais indisciplina do que relaxamento.
[Antes de qualquer contestação, saiba que aparentemente é a própria equipe de produção dele, lá do Studio Gaga, a fonte primária desses 'rumores', que boa parte dos leitores também espalham...]
Até concordo que Berserk, como toda obra já feita até agora, seja uma HQ esplêndida e já consagrada como um dos melhores mangás de todos os tempos. Mas começo, meio e fim é algo essencial a todas as obras, não?
Eu não acho certo que ele seja tão desleixado pra com as publicações.