O melhor governo na minha opniao foi o Do Hiruzen
Vou desconsiderar Naruto porque né e Danzou que não chegou ser hokage oficialmente ..(não foi aceito pelos ninjas e somente pelo senhor feudal ), Assim como Kakashi que governou em pós guerra e portanto época de paz ...(Ah mas Kakashi governou por anos , sim mais ainda assim em época de paz e menos que Hiruzen )..
Hashirama e Tobirama morreram Jovens , não fizeram tanto assim pela aldeia , no mais fundaram ela e fizeram acordos com os demais países e tals ..
Tobirama morreu ainda na primeira Guerra mundial ninja contra força kinkaku deixando Hiruzen para lidar com ela ..Portanto ele morreu muito jovem e devido a isso não ficou muito tempo, sem fala que ele foi responsável por marginalizar os Uchiha de acordo com próprio Orochi ..Ele deu poder aos uchias e jogou eles no final da vila , só para serem odiados e excluídos pelo restante ..
Sem fala no Edo tensei que futuramente , seria o propulsor de inúmeros problemas e mortes .
Logo Hiruzen não só se tornou Hokage na primeira guerra ainda , como lutou até o fim dela mantendo konoha ..
Ele ainda participou da segunda e com auxílio da Tsunade fizeram Konoha vencer a segunda guerra , já que ele era hokage nessa época ..
E ele manteve konoha durante terceira guerra ainda , onde o Minato começava a se destacar para então o substituir ,no lugar do Orochi que ele julgava não ser apto ao cargo (Hiruzen impediu que o mesmo subisse ao governo como kage e escolheu o Minato ) ..
Hiruzen ao meu entender ele pegou todo o legado dos antigos hokages e foi ele que deu a cara da aldeia que existe até atualidade , isso porque ele governou ela por uns 20 anos mais ou menos ,antes de ser substituído pelo Minato ..
Hiruzen governou por 2 décadas cuidando e protegendo a mesma , criou laços para com outras aldeias(diplomacia ) , enfrentou 3 guerras liderando konoha e fazendo a mesma sair vitoriosa em uma delas e terminando a outra com acordo ..
Minato até foi um bom hokage e tals ,mais morreu muito jovem em pouco tempo de governo no ataque do Óbito , Na qual Hiruzen também estava e ajudou a conter a raposa e controlar os civis e tals ..
Após morte do Yondaime hokage , Hiruzen mesmo depois de aposentado, ele assumiu o cargo e governou por mais umas décadas , até "Adotou " Naruto ,bancando todas suas despesas e mantendo ele sobre vigia ..(até estipulou uma lei em konoha para que ninguém falasse sobre a raposa , para que ele tivesse uma vida comum , algo que sabemos que não aconteceu ..Muitos podem falar que Hiruzen deixou Naruto desamparado ,mais isso não é verdade , ele esteve todo tempo lá ,apenas não o adotou, uma consequência talvez de não conseguir lidar nem com seus próprios filhos (asuma é um exemplo) ..) e teve algumas crises internas , posso fala que maior parte dos problemas recaiu sobre seu Governo, ISSO PORQUE ele foi o que mais governou ..Ao meu ver , pelo que me lembre ele teve 3 problemas , fora invasão de konoha feita pela Orochimaru+Sunakagure na qual ele morreu tentando proteger a mesma , selando os braços do Orochi para que ele não podesse lutar ou fazer mal a mesma novamente , assim como impedir que ele e demais hokages fossem usados para destrui lá ..
O primeiro foi o caso do ataque do príncipe do país do relâmpago , tentando obeter segredos do Byakugan , Na qual Hiashi matou o mesmo e seu irmão Hizashi foi entrego e sacrificado (por sua escolha própria ) .. Foi legal ??
Claramente que não ,mais evitou uma possível outra guerra , sendo que konoha acabara de sair a alguns anos da terceira ..
Era isso , ou ter uma guerra contra kumogakure (que cá entre nós, era uma potência tão forte quanto konoha ) ..
O segundo Foi ele ter descoberto os experimentos do Orochimaru e o deixar fugir" impune ", porque embora não fosse capaz de mata lo , ele o tornou um nukenin e o expulsou da vila , posteriormente tentando corrigir seu erro no passado , para acabar morto ..
Então , por mais que ele não tivesse matado o seu antigo e favorito aluno,ele o puniu ,não dá melhor forma ,mais afastou a chance de ser konoha e possíveis maiores males, sem fala na expulsão dele de konoha.
E o Terceiro e maior e pior problema , o massacre do clã uchiha e por isso geral odeia o Hiruzen ...
Como mencionado anteriormente por mim , o problema do clã Uchiha começou no governo do Tobirama , na qual ele deu poder para eles , fazendo os mesmos terem sede por mais poder e liderança , sem fala que assim eles começaram a serem temidos e odiados , sem fala que foram isolados ..
OROCHIMARU JOGOU NA CARA DO TOBIRAMA ISSO , então acredito que um golpe de estado era apenas questão de tempo , Hiruzen lidou da melhor forma ??
Claramente que não , Porém ele evitou uma guerra civil interna , ademais não foi somente o Hiruzen que deu ordens ,
E para ser mais sincero e justo possível, ele sequer deu ordens , na verdade ele deu opção para Itachi, que assim escolheu e julgou ser o certo ..
Sim minha gente , Itachi matou todo seu clã com exceção do Sasuke , porque ele sabia que seria o certo a se fazer e porque acabaria causando uma guerra civil na aldeia , que ocasionados muitas outras mortes , inclusive do seu irmão ..Itachi decidiu isso ..
Após tudo isso , Hiruzen ainda continuou governando e mantendo konoha de pé por mais alguns anos , na qual morreu na invasão lutando por ela e tentando reparar alguns dos seus erros passados , como mencionei acima ..
PS: Faltou Tsunade mais post deve tá muito grande ,mais dá para entender mais ou menos o que acho