Argumentação - Post 1
O post vai seguir a seguinte organização:
1 - Avaliação de Stats
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus pessoais
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
4 - Progresso da luta
5 - Considerações finais - Post 1
1. Avaliação dos Stats
Stats pessoaisChakraCom 140% meu personagem conta com Chakra do Madara FMS, além de carregar os feitos de chakras anteriores, como os de Nagato, Kisame e Sandaime. Além disso, eu conto com desconto de 30% no gasto de chakra (células Hashirama) e a potencialização com energia da natureza de forma completa, com um SM desde o início da luta.
Levando em conta os feitos dos personagens em questão e o contexto de potencialização/economia, não fica muita dúvida de que eu tenho chakra de sobra tanto para a
escala dos meus jutsus, quanto para a minha
durabilidade em combate. Com durabilidade, me refiro à capacidade de sustentar um combate de atrito com gasto de chakra.
StaminaCom 30%, eu tenho a menor stamina do jogo. Isso foi uma escolha proposital, pois com os recursos que possuo, minha stamina não é um problema.
Primeiro, a construção do meu personagem naturalmente utiliza pouca Stamina. Eu não uso taijutsus, e como ficará claro nos itens seguintes, eu não luto com muita movimentação corporal.
Segundo, as células Hashirama me proporcionam 30% de redução no custo de stamina. Além de naturalmente gastar muito pouco, esse gasto ainda é reduzido.
Por fim, eu conto com o Sennin Modo. Como descrito por Fukasaku, ao usar a energia da natureza, o usuário não se cansa.
Somando esses três fatores, fica claro que eu não terei problemas com Stamina.
InteligênciaCom 70%, tenho a inteligência do Gaara, que mostrou feitos bem interessantes na guerra.
- Mostrou domínio de ataques combinados, com distração pelo alto e captura por baixo (vs 4 edo Kages);
- Aproveitando as condições do campo, armazenou Sakin dentro de sua própria areia, se precavendo para o restante das lutas;
- Trocou o Onoki de posição com um Suna Bunshin, enganando Gengetsu. Em seguida, usou a areia desse próprio Suna Bunshin para iniciar uma captura/selamento do Gengetsu, aproveitando a surpresa do clone. E de quebra, fez tudo isso por meio da visão compartilhada do Daisan no Me;
- Fez uma estratégia perfeita em duas etapas para lidar com o Joki Boi. Primeiro, para conseguir capturar um oponente muito rápido, ele usou Sakin escondida dentro de um Suna Bunshin. Quado o Joki boi destruiu o clone, a Sakin entrou em seu corpo, o desacelerando. Depois, se valeu das propriedades de condução térmica do ouro para evitar a explosão do Joki Boi. Além disso, durante toda essa interação, ele mostrou maestria em agir de forma combinada com os clones. Esse exemplo em especial merece até as páginas aqui:
- Com uma interação com o Susano'o, descobriu uma fraqueza fatal (a parte de baixo) e a aplicou com perfeição na luta seguinte.
Resumindo, temos um personagem capaz de entender técnicas adversárias, aplicar counters adequados e que tem uma ótima capacidade de lutar junto com seus clones. Esse patamar de inteligência é suficiente para tudo o que me proponho a fazer nessa luta.
VelocidadeCom 60%, tenho a velocidade do Neji guerra. Em termos de movimentação no campo de batalha, é uma velocidade operante. Não vou dar blitz em ninguém, mas consigo fazer um deslocamento razoável. No entanto, o que me interessa mais é a agilidade e reflexos. Somando as capacidades do Neji com meu sensor SM natural, tenho uma execução de jutsus em boa velocidade aliado a reações rápidas durante a luta.
Stats adversário
Obviamente, só vai ser possível avaliar completamente a eficácia dos stats do meu adversário quando ele definir suas estratégias. À primeira vista, no entanto, com base no que imagino que será seu estilo de luta, creio que os stats estão bem distribuídos e serão suficientes. Destaco apenas um ponto, que é a diferença entre a velocidade dele voando com a velocidade em outros contextos. Ele cai de um nível Minato para algo entre Kakashi e Asuma.
2 - Descrição e análise de viabilidade de combos pessoais
Neste item, vou descrever meu principal combo e mostrarei que é viáveis de acordo com a obra e as capacidades do meu lutador.
Combo campal - Espalhamento de bolhas venenosasEste combo usa 3 jutsus:
Tajuu Mokuton Bunshin,
Suiton: Homatsu no jutsu e
Dokugiri.
Primeiramente, é bom termos um entendimento do Homatsu.
O jutsu consiste em soprar várias bolhas de sabão infundidas com chakra. Essas bolhas podem ser controladas, como visto com o Utakata cercando Naruto e Bee em todas as direções. Elas explodem no contato, como se pode ver ao baterem no braço do Naruto. Elas podem ser detonadas remotamente de acordo com a vontade do usuário, com um estalo de dedos do Utakata. Tudo isso pode ser visto na luta:
Como se sabe, o Dokugiri é um veneno produzido dentro do corpo e soprado para fora. A base do combo em si é simples, ao criar as bolhas, ao invés de soprar ar, sopra-se gás venenoso. Um corpo sozinho pode fazer isso. O Tajuu Mokuton Bunshin entra para acelerar essa produção e espalhar o preenchimento (cada clone indo para um local diferente). Com meus 140% de chakra, potencialização de escala do SM e clones, este combo me permite preencher o campo com bolhas de gás venenoso.
Quando uma bolha é tocada, ou quando eu decidir ativar, uma explosão vai espalhar rapidamente o veneno, e com uma escala grande. Confiram nas imagens em spoiler a escala da explosão formada com apenas algumas bolhas.
Este combo é bastante versátil, pois eu posso otimizar a logística de aplicação de veneno, o movendo em bolhas controladas por mim e explodindo-as perto do oponente. Além disso, como vimos contra Naruto e Bee, essas bolhas são excelentes para criar um verdadeiro campo minado acima do solo. E o melhor de tudo, como eu não sou afetado pelo meu próprio veneno (entendimento aceito pela maior parte dos juízes), não há problema se essas bolhas explodirem perto de mim.
De modo geral, esse é meu principal combo. O restante das habilidades podem ser usadas em conjunto caso a caso, mas não é algo que precise de uma descrição mais elaborada.
Mokuton BunshinBom, apenas destacando alguns pontos relevantes sobre esse jutsu:
- São clones feitos com células vivas;
- Mais resistentes que Kage Bunshin, descrito aí no DB;
- Capazes de comunicação telepática em tempo real:
Essa capacidade telepática entra no meu estilo de luta, com ataques combinados.
Enfim, é provavelmente o melhor Bunshin na obra, com excelentes capacidades para luta conjunta.
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
Primeiro, quero explorar o que o conhecimento da Intangibilidade me proporciona, o motivo de eu ter escolhido este e como esse conhecimento afeta a minha estratégia de luta.
Conhecimento da Intangibilidade me diz que:
1 - O usuário é completamente inatingível na duração (levando em conta os meus recursos);
2 - O usuário tem um delay (10) após utilizar a técnica, delay que é compartilhado por eventuais clones e aumenta a cada uso (+2);
3 - O usuário precisa estar tangível para atacar.
Este é o jutsu mais difícil de destrinchar no meio da batalha, mas esse não é nem o motivo principal da minha escolha. Saber desse jutsu faz com que meu personagem saiba que precisa explorar vantagem numérica em vários ângulos para aproveitar o Delay, além de limitar a movimentação do mesmo.
Tendo esse conhecimento, minha estratégia inicial fica óbvia, eu preciso espalhar meus clones para atacar de vários ângulos e preciso colocar usar meu "combo campal - espalhamento de bolhas venenosas" para limitar sua movimentação usando a intangibilidade. Na realidade, é bastante fortuito que existiu um exemplo disso na obra, com o Kami no Shisha da Konan. O plano foi cercar o Obito com explosões consecutivas até chegar nos 5 minutos, a partir dos quais ele morreria. Aqui eu pretendo fazer algo similar. Com as bolhas no campo, meu oponente não pode se mover livremente. Se ele adotar a intangibilidade, tem 10 segundos para passar por elas, mas no instante que isso acabar, eu posso detonar as bombas liberando veneno nele.
Obviamente, essa estratégia também é muito boa para lidar com o vôo em alta velocidade, já que ele perde a liberdade para se mover e com o Jinton, já que eu vou espalhar meus clones e o original no campo, algo que ele não tem capacidade de distinguir.
De modo geral, essa é uma estratégia que eu pretendo adotar na maioria das lutas, dependendo do conhecimento que eu pegar. Estou apenas destacando este ponto para não haver questionamento se meu personagem adotaria tal estratégia aqui.
Ação nos 5 segundos iniciaisFazer 10 Mokuton Bunshins
Um clone utiliza o Jukai Koutan, espalhando galhos no meu lado do campo crescendo na direção oposta ao meu adversário;
Os outros 9 clones e o original ficam acima dos galhos, sendo movidos por eles em alta velocidade. Durante essa movimentação, eles aproveitam para liberar o máximo de bolhas venenosas possíveis no meu lado do campo. Detalhe, alternadamente, alguns estarão virados para a direção do meu adversário, outros para trás. Isso para preencher todos os lados com bolhas venenosas.
Durante todo o período, o sensor sennin me dará informações do que o meu oponente está fazendo nos 5 segundos iniciais
Ao fim dos 5 segundos iniciais, minha ideia é que o cenário do meu lado seja este (visto de cima):
Em azul, meus MB. Em vermelho, em uma posição aleatória entre os que foram movidos, está o original. As linhas marrons esquematizam a movimentação pelos galhos do JK e finalmente, em roxo, a área em que as bolhas se espalharam. É importante destacar duas coisas. Primeiro que os clones se movem em alta velocidade, podemos ver isso quando o madara usa. 5 segundos é tempo suficiente para criar uma distância considerável. Segundo que, o fato dos clones conseguirem soltar bolhas ao longo do trajeto facilita muito o espalhamento das mesmas.
Logo ao fim dos 5 segundos, o MB que ficou na posição inicial manda então o Jukai Koutan ofensivamente, em grande escala atrás dos adversário, principalmente para estudar como ele reage a isso. Os outros 10 corpos continuam com a produção de bolhas, enchendo mais ainda o campo com cada segundo que passa, e claro, começa a haver produção na direção do oponente também, depois que o Jukai Koutan inicial se assentar.
4 - Progresso da luta
O progresso da luta se dará com base em uma filosofia: pressão por vantagem numérica.
Aproveitando minha capacidade de lutar espalhado, meu oponente não terá paz. Como eu disse acima, as bolhas vão começar a se espalhar para o lado dele, dificultando cada vez mais sua movimentação. Eu farei isso sempre atento com meu
Sensor SM, para distinguir quando meu oponente está intangível e entender melhor suas capacidades. Recursos do meu oponente como vôo em velocidade e Jinton são facilmente entendidos com uma observação. Com sensor, posso sentir que existe um chakra diferenciado em seu olho pelo implante, sacando que ele possui algum tipo de Doujutsu. Ou seja, em qualquer momento, eu posso ativar meu
Kirigakure para limitar a efetividade desse Doujutsu, enquanto eu mantenho completo entendimento do campo de batalha somando
Sensor SM e sensor cobra. Por estar lutando espalhado, isso seria feito depois de entender melhor suas capacidades usando a visão, em especial o Jinton. Por fim, os outros recursos serão usados para pressioná-lo. Além de um campo minado de bolhas, eu posso perseguir meu oponente com
Jukai Koutan, usar
Fuuton: Oodama Rasen Shuriken de forma encaixada, para pegá-lo no delay da intangibilidade. Enfim, na minha visão o panorama geral da luta será este. Minha vitória virá ou por algum envenenamento, ou uma finalização bem aplicada com o Oodama FRS/Jukai Koutan no delay. Até em termos de desgaste, a vantagem é minha. Jinton é um estilo de chakra custoso, e meu chakra é muito mais vasto e durável que o do meu adversário. Explorarei em mais detalhas, mas a versão resumida é esse parágrafo aqui.
Situação do oponente frente às bolhas venenosaAvaliando a ficha do Counter, penso em 3 maneiras para ele tentar lidar com as bolhas.
1 - JintonO Jinton pode se livrar de bolhas com facilidade. O problema é, de quantas bolhas ele se livra? A versão de Jinton que o Counter tem acesso é o Jinton Cilíndrico. Pelo game, essa é a versão de tamanho igual ao mangá. Aqui está o tamanho desse Jinton:
O diâmetro é pouco maior que o Muu, algo na casa de 2-3 metros. O Comprimento pode ser considerado como a distância entre Muu e Onoki. Pelas imagens aí, fica claro que é algo na casa de 30-40 metros. É basicamente isso que meu oponente consegue destruir, já que ele não pode girar esse Jinton (prerrogativa do cônico).
Isso não é o suficiente para fazer muita coisa, pois tudo ao redor do cilindro ainda vai estar preenchido. Além disso, meus clones estão espalhados em uma distância maior do que essa. É só olhar a escala em que o Jukai Koutan pode ser liberado no campo. Meu oponente terá que atravessar mais do que seu limite do Jinton para conseguir chegar em um dos clones.
E tem outra coisa, para lançar o Jinton, meu oponente precisa se concentrar um pouco e mirar, além de que não pode estar intangível enquanto dispara. Lembrem-se que as bolhas tem meu chakra e são
controláveis. Posso aproveitar o momento em que ele está lançando para contra-atacar com as próprias bolhas, movendo-as para cercá-lo e explodir em suas costas, liberando o veneno. Isso sem falar em outros recursos que posso mandar nele enquanto ele tenta se livrar com o Jinton (exemplo Oodama FRS).
2 - IntangibilidadeComo eu falei anteriormente, a distribuição campal dessas bolhas é excelente para lidar com a Intangibilidade. Eu tenho conhecimento e sensor, eu sei exatamente quando ele está tangível e quando não está. Tentem imaginar o que aconteceria com ele atravessando as bolhas intangível. Em 10 segundos, com a velocidade de vôo dele (ativando os extras), ele pode até chegar em um dos meus corpos espalhados. Só que aí vem o problema, o que ele vai fazer depois?
No momento que ele ficar tangível para atacar, já tem a chance dele bater em uma bolha, ou eu posso simplesmente detonar elas manualmente. Vamos ver as ofensivas do Counter: Jinton, Chidorigatana e Dokugiri. Uma de curto, uma de médio e uma de longo alcance. Se ele chegar no alcance do Jinton e preparar o golpe (ficando tangível), antes de lançar eu consigo explodir as bolhas perto dele. Se ele se aproximar mais um pouco para o Dokugiri, idem, eu detono antes dele ativar seu jutsu. Se ele chegar perto para atacar com o Chidorigatana, eu só preciso detonar logo antes do contato, já que para cortar ele tem que ficar tangível. Ou seja, ele sempre será envenenando, e tem uma chance de 1/10 de me acertar, pelos meus clones. Clones estes que podem sempre ser repostos quando um for destruído.
O mais interessante é que os clones do counter compartilham do delay da intangibilidade, sem poder usá-la ao mesmo tempo (e eu tenho conhecimento disso). Ou seja, um corpo usa, os outros dois ficam vulneráveis a ataques.
3 - MoguragakureO Counter é capaz de adentrar no solo com o Mogura, efetivamente escapando do combo. Isso é verdade, só que existem dois problemas. O primeiro é que usando o Mogura, a velocidade do meu oponente cai para 75%, algo entre Asuma e Kakashi, nenhum deles conhecido por grande velocidade de deslocamento. A movimentação dele pelo subsolo não é muito rápida. O segundo problema dele é que eu tenho Sensor para saber que ele foi para o subsolo e um recurso excelente para lidar com ele lá, o
Muki Tensei.
Notem o nível de manipulação que o Kabuto exerce no material inorgânico da caverna, com ondulação em grande escala e criação de espetos em alta velocidadade.
Com esse tipo de recurso, minhas opções são diversas enquanto ele estiver tangível. Posso expulsá-lo solo ondulando e cuspindo ele pra fora (a la Kaido Shokutsu), posso fazer espinhos internamente para empalar o counter. Posso até travar a movimentação com o Moguragakure. Enfim, ao manipular a matéria inorgânica do solo, se o Counter entrar lá é praticamente suicídio.
Enfim, sem exageros da minha parte, levando em conta o cenário, eu creio que meu oponente não consegue lidar com esse combo. Claro, pode ser que ele tenha uma outra alternativa que eu não pensei, e quando eu ficar sabendo, argumentarei contra. Sempre lembrando que eu tenho excelente percepção do campo de batalha (sensores) aliado a uma boa inteligência, para me adaptar a diferentes contextos.
Outros aspectos da lutaO problema do meu oponente é que meu personagem vai além do combo. Lidar efetivamente com as bolhas venenosas espalhadas no campo é só o pré-requisito para a luta. Além disso, ainda estamos falando de 10 clones espalhados no campo, podendo ser repostos a qualquer momento, com poderosos ataques.
Ter
Jukai Koutan e
manipulação livre de mokuton me dá enorme versatilidade campal. O JK pode ser espalhado em uma área enorme, posso usá-lo para ganhar altitude acima das árvores, posso usá-lo até como forma de movimentação, como coloquei na ação inicial. Todos os clones tem essa capacidade, e o campo contará com bastante Mokuton espalhado. Só o JK pode destruir os dois clones do Counter bem rápido, já que ele deve usar a intangibilidade no original. Obviamente, eu sei que ele pode ir até 100m de altitude. Não vou entrar muito no mérito agora de usar o JK ofensivamente em tal altitude (fica para uma próxima luta), pois já tenho minhas bolhas que podem preencher tranquilamente a região mais de cima da luta. Posso não ter conhecimento inicial do vôo, mas sei que o limite de altitude para a luta é 100m. Depois de ver meu oponente voando, sei que devo espalhar as bolhas para atrapalhar seu vôo.
Por outro lado, o Oodama FRS tem versatilidade mais baixa, mas é um recurso extremamente ofensivo. Para evitar qualquer confusão, a versão dele é essa aqui:
Fuuton: Oodama Rasen Shuriken :
Como eu tenho
Senjutsu, estou nas mesmas condições desse Naruto aí, podendo mandar um jutsu da escala total, mostrado na segunda imagem. Gostaria de chamar a atenção também para a distância em que o jutsu foi arremessado. O Shinju é enorme, está na casa de quilômetros de altura (Não, eu não estou exagerando, fiquem à vontade para conferir no mangá).O arremesso consegue percorrer essa distância enorme. E isso é relevante pois eu luto à longa distância com recursos campais, isso mostra que eu não teria nenhum problema para lançá-lo de longe com meus clones. O Jutsu pode ser detonado quando eu quiser, e de forma combinada, posso agir para que as bolhas abram caminho para sua passagem.
E aí entram meus sensores, inteligência e conhecimento inicial. Em um cenário em que meu oponente já estará com dificuldades de lidar com a situação do campo, eu tenho bastante liberdade para procurar os momentos oportunos e lançar esse jutsu. Agindo de forma combinada com outros clones e recursos, vou ter cada vez mais chances de finalizar.
A defesa corporal do meu oponente é o Doton Domu, mas ele não defende do Oodama FRS. O Domu endurece o corpo, é verdade, mas não o torna invulnerável a dano. O mecanismo de dano do FRS é o de esforço repetitivo, com incontáveis golpes extremamente afiados golpeando um atrás do outro. Cada agulha danifica um pouco o Domu, acumulando essa fadiga até a pele ser atravessada. Meu oponente não tem nenhuma forma de recuperar isso (como o Sozo Saisei), portanto não consegue burlar o acúmulo de danos.
E ainda tem outras possibilidades. Se um FRS por acaso não vencer o Domu, eu posso usar dois em sequência combinada, sobrepujando o Domu com o dobro de agulhas. Além disso, essa sequência pode ser usada para forçar ele a ficar intangível e logo após atingir com o segunda. E sempre lembrando aqui, eu tenho vantagem numérica. Os clones do Counter não podem usar intangibilidade ao mesmo tempo que ele, meus clones tem sensor, vantagem numérica e diversos recursos para destruir os clones sem intangibilidade.
Comentei também sobre a possibilidade de aplicar o
Kirigakure. Elaborando um pouco melhor esse cenário, isso ocorreria ao sentir o chakra distinto no olho do meu oponente. E claro, eu faria isso apenas depois de ter um bom entendimento das capacidades do meu oponente, já que perder dificulta em destrinchar técnicas. De qualquer forma, isso aqui é mais um empecilho para o meu oponente. Ele está acostumado a usar o MS para agir antecipando movimentos, ter visão cinética, e por aí vai. Eu por outro lado tenho em meu estilo até a córnea de cobra, que me blinda completamente no lado da visão, evitando problemas como a luz do Hakugeki e gens visuais. Com sensor SM e sensor cobra (olfato+temperatura corporal), eu tenho um apanhado completo das ações do meu oponente. Depois de sentir ele moldando chakra da Kekkei Touta para o Jinton, por exemplo, posso sentir esse mesmo acúmulo mesmo sem ver, permitindo que eu coloque minhas ações de acordo. Quero apenas destacar um ponto,
@Staz. Meu personagem tem conhecimento de suas próprias capacidades. Então se houver algum tipo de consideração diferente sua sobre o funcionamento dos meus sensores, isso é algo que meu personagem saberia. Quero dizer o seguinte, se por algum motivo for considerado que eu teria problemas em lutar com o Kirigakure em campo (algo que a luta do Kabuto refuta), meu personagem não o usaria sem expressa necessidade. Nessa luta aqui, o Kiri é mais um apoio.
Fator tempo neste combateAvaliando um luta em que eu começo com o SM, pode se pensar que o tempo joga contra mim. Só que vou mostrar que a realidade não é essa, o passar do tempo me ajuda. Quanto mais tempo passar, mais cheio o campo ficará com as bolhas, mais o meu oponente vai se cansando por suas movimentações e maior o delay de sua intangibilidade. Eu, por outro lado, tenho 20 minutos inteiros para tentar encaixar 2 minutos de tempo de recarga por meio de um clone.
E aqui minha inteligência entra em ação. Depois de uns 10 minutos de luta (realmente não acho que chegará nesse estágio, mas para não deixar ponta solta), posso iniciar uma recarga, ficando 2 minutos parado com um clone. Obviamente, eu escolheria um clone que está longe do Counter. Se ele subitamente começar a perseguir este clone, eu vou sacar que ele tem algum entendimento sobre o Senjutsu. E aí, fica muito fácil até de pegar ele em uma armadilha. Usando esse clone como isca e aproveitando os outros para atacá-lo, encaixando no delay da intangibilidade.
De qualquer forma, dado o cenário e os recursos que tenho, não vejo problema para conseguir uma recarga.
É sempre bom ressaltar que eu tenho vantagem numérica e a potencialização do SM desde o início. Em muitas lutas equilibradas de versus, a vitória foi decidida a partir da entrada no SM. Eu já tenho esse recurso desde o início.
Enfim, com isso fica claro que quem tem a vantagem ao longo do tempo na luta sou eu, e a vitória por desgaste também é minha. O Chakra dele acaba antes do meu tranquilamente.
Considerações finais - Post 1
Creio que expus com bastante clareza meu plano de jogo, por assim dizer. Campo lotado com bolhas, colocando meu oponente em xeque, conhecimento e vantagem numérica já podendo aplicar o xeque-mate com uma explosão de gás venenoso. Caso ele ainda consiga lidar com isso, recursos campais e durabilidade estão do meu lado para finalizar meu oponente com lançamentos bem coordenados do Oodama FRS ou vencê-lo no desgaste. Pelo Tajuu Mokuton Bunshin e a ação inicial, existiram até 11 pontos de combate espalhados, cortando muito a possibilidade de um Jinton ser acertado no meu original.
As chances do meu oponente finalizar são mínimas, o campo que eu montei no início garante isso. Expliquei como consigo lidar com todos os seus recursos ofensivos. Do outro lado, a defesa do meu oponente consiste em 2 clones, Domu que pode ser vencido por FRS ou ignorado (veneno) e uma intangibilidade que piora a cada uso.
Por todo o exposto, creio que tenho mais chances de vitória, e por uma margem considerável.
Fico no aguardo do post argumentativo do
@Counter Spectre para fazer meu segundo post com a réplica e considerações finais.